quarta-feira, 22 de junho de 2011

Federico Kammerichs não será o primeiro jogador argentino na história do basquete do Flamengo

O Flamengo está prestes a confirmar o ala-pivô da Seleção da Argentina, Federico Kammerichs, eleito melhor jogador da última Liga das Américas, em seu elenco para a temporada 2011-12. Ele será o segundo jogador argentino a defender o vermelho e o preto. Está nas páginas de A NAÇÃO...

"Depois de um longo período com investimento restrito no esporte, o time de basquete da Gávea voltou a ser fortemente reforçado em 1984.
O rubro-negro jogou esta temporada com o quinteto: Carioquinha, Almir, Carlos Ostermann, Germán Filloy e Marquinhos Abdalla, e o técnico era Marcus Vasconcellos. O argentino Filloy, que chegava ao clube depois de ter sido campeão nacional em 1983 com a equipe paulista do Sírio, e os experientes Carioquinha e Marquinhos, ambos com uma longa história defendendo a seleção brasileira, eram os destaques desta forte equipe, que levou o Flamengo a ser, pela segunda vez em sua história, vice-campeão da Taça Brasil. Este time acabou perdendo o título nacional para o Monte Líbano, de São Paulo, onde jogavam Maury, Marcel, Cadum, Pipoka e Israel, sob o comando do técnico Edvar Simões.
Mas o grande investimento do Flamengo no basquete rendeu seus frutos, e o clube foi tricampeão carioca em 1984/85/86. No Campeonato Carioca de 1985, a equipe perdeu Carioquinha e Marquinhos; este último foi jogar pela equipe do banco Bradesco, que era a favorita para levar o título. Mas o Mengão, novamente com um time forte, que tinha Nilo Guimarães, Almir, José Pelaggi, Germán Filloy e Pedrinho, comandados por Emmanuel Bonfim, acabou bicampeão.
Em 1986, o Flamengo perdeu o argentino Filloy, mas para seu lugar trouxe, da República Dominicana, dois grandes jogadores: Victor Chacón e Héctor Muñoz. O time faturou o tricampeonato, jogando com a formação: João Batista, Chacón, Muñoz, Waldeir e Pedrinho; o técnico ainda era Emmanuel Bonfim". (A NAÇÃO, páginas 183 e 184)

2 comentários:

  1. Prezado Marcel,
    Achei muito bacana seus comentários a respeito dos atletas estrangeiros que já jogaram pelo Flamengo em anos anteriores.
    Há muito tempo venho tentando conseguir informações a respeito de atletas que atuaram em clubes participantes da Taça Brasil de basquete de 1984, e o Flamengo é um deles, principalmente do triênio 84/86.
    Marcel, como eu poderia conseguir as informações dos atletas (nacionais e estrangeiros) que já vestiram a camiseta rubro negra, pelo motivo que estou formando um banco de dados do maior número possível de atletas e técnicos que participam ou participaram de campeonatos nacionais e estaduais no Brasil em todos os tempos.
    Eu sei que é projeto ambicioso, mas, se Deus quiser vou conseguir.
    Se você puder me ajudar, agradeço antecipadamente,

    ResponderExcluir
  2. Josué,
    No livro tem um pouco mais de histórias de estrangeiros defendendo o basquete do Flamengo: Rocky Smith, Morgan Taylor, Brent Merrit, Alvin Fredericks, Leon Jones, Askia Jones, Marc Brown, Greg Newton e alguns outros mais.
    O livro também tem uma sessão inteira dedicada aos estrangeiros que vestiram a camisa de futebol do Flamengo.
    Aqui no Blog também, no post sobre a despedida do Petkovic, eu listei os 10 estrangeiros que mais jogaram e os 10 que mais fizeram gols no futebol rubro-negro.

    Uma dica: você consegue o livro nos sites da Travessa, da Saraiva e do Submarino.

    ResponderExcluir