quarta-feira, 21 de maio de 2014

Situação financeira do Flamengo ainda está longe de uma "Zona de Conforto"

O quadro financeiro do Flamengo continua grave, mas há nítidos sinais de evolução nos últimos anos rumo a uma situação mais estável e mais equilibrada.

Analisando os dados que a consultoria BDO apurou sobre os Balanços Financeiros dos 12 maiores clubes de futebol do Brasil, observa-se que o caminho a ser trilhado ainda é longo.

Eis abaixo os resultados líquidos acumulados nos últimos 6 anos (2008 a 2013) pelos clubes do G-12:


O déficit das contas do Flamengo ainda é muito alto, mas a posição do Flamengo, ainda que distante de um superávilt acumulado está no "meio do caminho". As melhorias em relação ao quadro publicado com os resultados de 2012, que eu coloquei aqui, ainda é bem pequena.

A situação financeira dos clubes brasileiros está melhorando. Ao se analisar as contas acumuladas dos últimos 3 anos, vários clubes tem desempenho bem melhor, é gritante, sobretudo, a melhora do Vasco na gestão Roberto Dinamite (será verdade?). No acumulado dos últimos anos, o Flamengo já não vai muito bem, ainda tem o segundo pior resultado, principalmente pelo resultado de 2012 (caso Ronaldinho Gaúcho e erro em assumir os pagamentos acordados à época com a Traffic). Se não fosse este resultado sofrível em 2012, o resultado rubro-negro estaria bem mais alinhado ao desempenho médio do G-12 do futebol brasileiro. Eis os números:


O mal que a Traffic e Ronaldinho Gaúcho fizeram ao Flamengo

A abertura ano a ano do resultado financeiro acima mostra o mal que a Traffic fez no momento que rompeu o acordo para bancar R10 no Flamengo, e mostra claramente também que o grande erro da gestão Patrícia Amorim foi manter R10 depois que a Traffic roeu a corda.

O resultado financeiro do Flamengo em 2011 foi bastante equilibrado. Dentro do contexto do G12, o resultado foi o 5º melhor.


O resultado financeiro do Flamengo em 2012 foi caótico! Foi o pior dentre os 12 grandes clubes do futebol brasileiro, e num ano no qual os clubes de maneira geral tiveram melhor resultado, pois a metade foi superavitário, e os que estiveram como mais deficitários neste período 2011-2013 tiveram seus números "menos piores".


O resultado financeiro do Flamengo em 2013 volta a estar no "meio do caminho", num processo ainda em construção de austeridade. Dentro do contexto do G12, o resultado foi o 6º melhor.



Tendo em vista, que a perspectiva é de um sensível aumento de receitas em 2014 e um ainda maior em 2015, a perspectiva é de que o Flamengo entre no "clube dos superavitários" já na próxima divulgação anual de resultados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário