sábado, 26 de julho de 2014

Flamengo: o Sócio-Torcedor e o "Dilema de Tostines"

O Programa de Sócio-Torcedor Nação Rubro-Negra cumpriu seu 16º mês de aniversário neste 26 de julho de 2014 (1 ano e 4 meses de vida). E como vem ocorrendo nos últimos meses, o programa segue "sangrando", com saldo líquido negativo. Está mais do que claro: só por amor, ele não vai mais!

O programa se meteu num "Dilema de Tostines". Em 1984, um comercial de televisão, desenvolvido pelo publicitário Ênio Mainardi para a marca de biscoitos Tostines, marcou uma época com o slogan: "Tostines vende mais porque é fresquinho, ou é fresquinho porque vende mais?". Foi tão marcante que virou caso, usado até hoje.

O sócio-torcedor está neste Dilema de Tostines. O Flamengo precisa de dinheiro para contratar craques e conta com o Programa Nação Rubro-Negra para isto, mas o programa para continuar crescendo e dar mais dinheiro, precisa de craques. O programa Nação Rubro-Negra parou de crescer porque não há craques, ou não há craques porque ele parou de crescer?

Fato é que a estagnação está escancarada.


O acumulado líquido de adesões em 2014 é negativo em 3.611 sócios. Já passou da hora da diretoria e da gestão de marketing tratarem de reinventar o programa.




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