sábado, 4 de junho de 2011

Dejan Petkovic: O Gringo, a Lenda Rubro-Negra, o Zico Europeu

O meia Petkovic deixou seu nome na história do Flamengo não foram muitos os estrangeiros a conseguir este feito. Ao entrar em campo neste 5 de junho de 2011 contra o Corinthians no Engenhão, o camisa 10 da Gávea fará sua partida número 196 pelo clube. A marca o coloca entre o "Triunvirato Paraguaio" de estrangeiros com mais atuações em vermelho e preto.

Seus 57 gols também o colocam entre os estrangeiros que mais fizeram gols com o Manto Sagrado. Só o argentino Doval e o paraguaio Benítez fizeram mais do que ele.


Mas ele não precisava de 57 gols para entrar na história da Gávea, com 1 só ele já haveria entrado.



Eis a narrativa em A NAÇÃO:
"A disparidade técnica em relação ao time do Vasco, contra quem o Flamengo, pelo terceiro ano consecutivo, habilitou-se para disputar a final do Campeonato Carioca, não era tão grande como em 1999 e 2000. Em meio a dias tão tumultuados, ao menos houve uma grande alegria para amenizar as mazelas que se acumulavam. E que alegria! Num jogo histórico, o Mengão faturou o tricampeonato e fez o Vasco tornar-se “trivice”. O time campeão tinha: Júlio César, Alessandro, Juan, Gamarra e Cássio; Leandro Ávila, Rocha, Beto e Petkovic; Reinaldo e Edilson.
Apesar da força de seu time, a conquista foi dramática. O gol da vitória só saiu aos 43 minutos do segundo tempo, numa cobrança de falta magistral do sérvio Petkovic. Foi a união da dramaticidade do gol de Rondinelli em 1978, no último minuto, com o inesquecível gol de Rodrigo Mendes em 1999. Ambos, juntos, foram invocados naquele instante. O Flamengo havia perdido o primeiro jogo por 2 a 1, e o Vasco tinha a vantagem de dois resultados iguais. O Fla vencia por 2 a 1, com dois gols de Edilson, até Pet se preparar para aquela cobrança. A bola, caprichosamente, entrou no ângulo do goleiro Helton. Um tiro absolutamente indefensável... mais uma taça na Gávea! Flamengo tricampeão carioca!!! Vasco, trivice-campeão!!!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário