O capítulo 10 de A NAÇÃO narra os Anos de Reconstrução do CR Flamengo:
"Para alcançar o sucesso é preciso equilibrar ambição e humildade. Objetivos que não tenham alguma ambição sempre levam a resultados aquém dos possíveis, tornando o sucesso algo ocasional ou esporádico. Objetivos demasiadamente ambiciosos são tão perigosos quanto, pois não se aproximando deles, todos tenderão a apontar o resultado final como um absoluto fracasso. É o fator psicológico em ação". (A NAÇÃO, pg. 227)
Um exemplo categórico da reconstrução que se fez necessária após os Anos de Martírio (capítulo 9) é a hegemonia no Rio de Janeiro. Os resultados em clássicos refletem isto.
FLA x FLU
Com a vitória deste domingo, nos últimos 14 confrontos foram 5 vitórias rubro-negras, 8 empates e só 1 derrota para os tricolores.
FLAMENGO x BOTAFOGO
Nos últimos 18 confrontos foram 7 vitórias do Flamengo, 9 empates e só 2 derrotas para os alvi-negros.
FLAMENGO x VASCO
Nos últimos 18 embates, foram 9 vitórias flamenguistas, 6 empates e apenas 3 derrotas para os cruz-maltinos.
"Da mesma forma que em outros tempos, foi a força da gente que apaixonadamente o acompanhou que viabilizou os caminhos para uma nova reconstrução das vigas de sustentação da grandeza rubro-negra, uma marca nestes cem anos de multidão. Como sempre, foi necessário um planejamento adequado e talento sob suas cores dentro das quatro linhas, mas o que sempre fez, de fato, a diferença, foi a grandeza daquela multidão que atravessou gerações compartilhando uma mesma paixão". (A NAÇÃO, pg. 250-51)
Nenhum comentário:
Postar um comentário