sábado, 8 de setembro de 2012

Livros sobre a História do Flamengo

Há uma série de publicações sobre a história do Flamengo. Entre estes livros sobre o Flamengo, destaco abaixo os meus preferidos.

O marco histórico da literatura sobre o Flamengo é a publicação em 1944 de "Histórias do Flamengo", do jornalista Mário Filho. A primeira edição foi publicada em 1944 pela Editora Pongetti, depois houve novas edições, em 1963 e 1966, pela Editora Gernasa.


A segunda obra crucial foi publicada em 1982 pela Editora Rio. "História do Futebol Brasileiro: Flamengo" trouxe para o público uma série de recortes de jornais contando a história do clube de 1895 até 1981. Um trabalho muito rico, em que destaca-se as diferentes formas ao longo da história de se dar destaque ao futebol.


A obra de arte sobre o Flamengo a seguir é de Ruy Castro: "O Vermelho e o Negro", cuja primeira edição saiu em 2001 pela Editora DBA. Em 2004 foi republicado pela Ediouro. E em 2012 saiu uma 3ª edição, esta publicada pela Companhia das Lestras.


O trabalho seguinte que eu destaco é o "Almanaque do Flamengo", de Roberto Assaf e Clóvis Martins, publicado em 2002 pela Editora Abril.


O destque seguinte para os livros da Editora Maquinária. Três publicações, duas de Paschoal Ambrósio Filho e uma de Roberto Sander. "Os Dez Mais do Flamengo" e "Pentatri" foram publicados em 2009, e no começo de 2010 saiu "6x Mengão".


Foi também pela Maquinária que foi publicado, em novembro de 2010: "A NAÇÃO - Como e por que o Flamengo se tornou o clube com maior torcida do Brasil".


Complementar a estes livros, deliciodsas histórias sobre o Flamengo são contadas em "Meu Maior Prazer", coletânea de entrevistas com ídolos rubro-negros organizada por Carlos Eduardo Mansur e Luciano Cordeiro Ribeiro, e publicada em 2009 pela Editora Leitura, e em "Bíblia do Flamengo", escrito pelo jornalista português Luís Miguel Pereira, e publicado em 2010 pela Editora Almedina.



Em 2011, celebrando os 30 anos da conquista do Mundial interclubes, foram 4 livros com o mesmo título: "1981". Pela Editora Maquinária foi publicado o livro escrito por André Rocha e Mauro Beting. Pela Panda Books foi publicado o livro escrito por Eduardo Monsanto. Pela Editora Livros de Futebol, saiu o livro escrito por Maurício Neves de Jesus. E pela Editora Virtual Books, o livro de Antônio Carlos Meninéa com a relação de fichas técnicas de todas as partidas jogadas naquele ano.


Nestes livros, o melhor da literatura sobre o Clube de Regatas do Flamengo, pode-se encontrar tudo sobre a história rubro-negra.

Para fechar, a obra comemorativa dos Cem Anos do Futebol do Flamengo, livro também publicado pela editora Maquinária. O livro de Paschoal Ambrósio Filho, Arturo Vaz e Celso Júnior: "100 Anos de Raça, Bola e Paixão".


Um comentário:

  1. O único livro escrito sobre as glórias do Flamengo em Literatura de Cordel foi escrito pelo Escritor Cearense Claudio Aragão em 1995. A História do Flamengo em Literatura de Cordel. Fez parte das comemorações do Centenário na chamada "Noite da Cultura Rubro Negra. A Magia do Cordel homenageando o mais Querido em seu centenário. Acho que merecia estar aí...Boa noite.

    ResponderExcluir