domingo, 16 de setembro de 2012

Quase tudo pronto para a temporada 2012-13 no basquete


O Flamengo já definiu seu grupo para a temporada, como foi adiantado aqui no blog em 14 de junho. O novo técnico José Alves Neto terá três remanescentes da última temporada - Marcelinho, Duda e Caio Torres - dois contratados ao Pinheiros - Marquinhos e Olivinha - dois contratados ao Joinville - Kojo Mensah e Shilton - um contratado ao Limeira - Vítor Benite - um jovem contratado ao Sub 22 do Brasília - Feliciano "Feliz" - e 7 remanescentes do título Brasileiro Sub 22 de 2011: Gegê, Alexandre Paranhos, Luís Otávio Vieira, Diego Marques, Daniel Lorio, Ian Mattos e Léo Medeiros.
 
O primeiro turno do Carioca durará uma semana: 28 de setembro é a estréia contra o Riachuelo, dia 1 de outubro jogo contra o Botafogo e dia 5, tem jogo contra o Tijuca.
 
No dia 3 de outubro, uma partida interessante de se ver no Tijuca Tênis Clube, Flamengo x Brasília farão um amistoso com entrada franca.

Nos dias 15, 17 e 19 de outubro será o returno do Campeonato Carioca (datas passíveis de remarcação) com duelos contra Riachuelo, Botafogo e Tijuca. 
 
Na Liga Sul-Americana, o Flamengo joga em Mar del Plata entre 23 e 25 de outubro. O formato das competições continentais mudou nesta temporada, agora os dois primeiros deste grupo garantem não só lugar na segunda fase da Liga Sul-Americana, como garantem participação na Liga das Américas. Os adversários rubro-negros serão o anfitrião e Tri-Campeão Argentino Peñarol de Mar del Plata, o Campeão Uruguaio Hebraica Maccabi, e o Deportes Castro, campeão do Chile. A estréia é em 23/10 contra os uruguaios (é decisão logo de cara!), depois jogo com os chilenos no dia seguinte e fechando contra o Peñarol, do técnico Sérgio Hernandez, de Facundo Campazzo, Marcos Mata, Léo Gutiérrez e Martin Leiva (quatro feras que jogaram as Olimpíadas pela Seleção da Argentina) e que trocou de americano no plantel (dois conhecidos da torcida do Flamengo): saiu Kyle Lamonte, que será treinado por Gonzalo Garcia no La Unión de Formosa, e entrou David Teague.
 
O time Sub 22 jogará a Liga de Desenvolvimento a partir do dia 7 de novembro em Belo Horizonte.
 
A estréia do Flamengo no NBB é no dia 24 de novembro, contra o Vila Velha, no Espírito Santo. Depois tem Minas Tênis em Belo Horizonte; até o primeiro grande duelo, para fazer tremer o Tijuca Tênis Clube: Flamengo x São José, dia 29 de novembro, uma quinta-feira a noite. O NBB terá desta vez 18 times, sendo 10 de São Paulo, e terá pela primeira vez uma equipe nordestina, o Sky/Basquete Cearense.
 
Retrato do NBB 5, 2012-2013: na minha opinião os 4 times que disputarão o título nesta temporada serão Brasília, São José, Flamengo e Bauru.
 
Brasília manteve a base tri-campeã, ainda son o comando de José Carlos Vidal, e contratou Danilo Pinnock, norte-americano naturalizado que defende a seleção do Panamá e será o primeiro estrangeiro da história do basquete do Brasília. Nezinho, Alex Garcia, Arthur, Guilherme Giovannoni e Lucas Tischer, com Pinnock, Márcio Cipriano e Alirio no banco. O único comentário é: time com média de idade bastante elevada, o que poderá pesar durante a temporada.
 
São José também manteve a base vice-campeã e se reforçou. O técnico Régis Marrelli contará com Fulvio, o norte-americano Andre Laws, Dedé Stefanelli, o espanhol Alvaro Calvo, Jefferson Willian e Murilo Becker. Renovação no banco com a chegada do experiente armador Luiz Felipe Lemes e com o jovem Ícaro. Muito bom time!
 
Bauru vem para a temporada com uma "armada de 4 norte-americanos". Com a naturalização de Larry Taylor, que jogou a Olimpíada de Londres com a Seleção Brasileira, os três estrangeiros do time do técnico Guerrinha serão John Thomas, DeAndre Coleman e Jeff Agba. O time ainda terá os irmãos Fernando e Ricardo Fischer (este último recém contratado ao São José). É um time que dará muito trabalho!
 
Muito perto deste "primeiro pelotão de 4 equipes" e também pronta para dar trabalho estará Uberlândia, agora treinada por Hélio Rubens, que terá Helinho, Valtinho, os norte-americanos Robby Collum e Robert Day, e mais Luiz Felipe Gruber, Lucas Cipolini, Audrei e Léo Waszkiewicz. É um bom time.
 
Franca vem apostando numa garotada, a ser comandada por Lula Ferreira, que será o primeiro técnico sem ligações históricas com Franca a treinar o time na história. O time será liderado pelo argentino Juan Pablo Figueroa, por Guilherme Teichmann e pelo pivô sérvio Vuk Ivanovic. Com eles as promessas do basquete brasileiro: Jhonatan Luz, Jéfferson Soccas, Cauê Borges e Lucas Mariano. A juventude do time faz deles uma incógnita no torneio, mas eu aposto que lutarão para estar nas quartas e nada mais além disso.
 
Limeira, Paulistano e Pinheiros se juntam a Uberlândia e Franca no que eu batizo de "2º pelotão desta temporada".
 
O 3º pelotão tem Palmeiras, Joinville, Minas Tênis, Tijuca e Basquete Cearense. E o último pelotão, dos que não deverão ter forças para brigar nem por Oitavas de Final, terá Liga Sorocabana, Mogi, Suzano e Vila Velha.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário