quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Lançadas as fichas das Eleições 2012 no Flamengo

Algumas ligeiras alterações sobre o que eu escrevi aqui em Eleições 2012: o que vem por aí no Flamengo? Sempre convidando todos a reler o texto: Uma Breve História da Política do Flamengo.
 
A chapa da situação é "Tua Glória é lutar" com Patrícia Amorim para presidente, e com Paulo Cezar da Costa Mattos Ribeiro como vice-presidente; ele é atualmente vice-presidente do Conselho Deliberativo do clube. Ainda não há definição sobre quem cuidará do futebol, mas Zinho deverá seguir liderando a estrutura com ainda mais autonomia. Provavelmente haverá um vice de futebol, que ainda não está definido.
 
A chapa "Planeta Fla" traz Ronaldo Gomlevsky como candidato a presidente, com Joaquim Vaz como vice-presidente geral, Evaristo de Macedo como vice-presidente de futebol e Dejan Petkovic como diretor executivo do futebol. José Maria Sobrinho será o vice-presidente de remo, restando saber se acumulará a gestão de outros esportes olímpicos; ele foi vice de futebol em 2004, quando o presidente era Márcio Braga e Júnior era gerente do Fla Futebol.

A chapa "Flamengo Campeão do Mundo" traz o candidato Wallim Vasconcellos para presidente e Rodolfo Landim para vice. O primeiro é ex-diretor do BNDES e o segundo é ex-presidente da Petrobras. Dois renomados nomes do meio empresarial, com apoio de Zico, mas ambos sem nenhum histórico na política do clube. O grupo de apoio conta ainda com os presidentes da Cielo, da Sky e da Visa, e com um conselheiro do Grupo EBX, do bilionário Eike Batista. Entretanto, dois pesos pesados da política interna rubro-negra declararam apoio à chapa: Márcio Braga e Kléber Leite.
 
A chapa "Fla Único" que traz Jorge Rodrigues, executivo da Triunfo Logística, uma das atuais patrocinadoras do futebol do clube, como candidato a presidente, tem como vice-presidente a Sérgio Veiga Brito, filho do ex-presidente do clube Luiz Roberto Veiga Brito (presidente entre 1966 e 1968) e de longa data alinhado ao grupo político liderado por Márcio Braga.
 
A chapa "Força da Nação" traz Marcos Braz para presidente e o ex-judoca Frederico Flexa como candidato a vice-presidente. Braz foi vice presidente de futebol entre Agosto de 2009 e Abril de 2010.
 
A chapa "Flamengo Nova Geração" traz mais uma vez Lysias Itapicurú como candidato a presidente, seu vice-presidente é Darcy Lima da Rosa Junior. Lysias foi presidente do Instituto Brasileiro de Ciências Empresariais e é professor da Fundação Getúlio Vargas.
 
A chapa "Orgulho de ser Rubro-Negro" tem Maurício Rodrigues de Souza Neto como candidato a presidente e Francisco Gulart como vice-presidente. Maurício é filho do ex-presidente Hélio Maurício (presidente entre 1972 e 1976), é publicitário e tem pouquíssima experiência com a política do clube, pois mora há muitos anos em São Paulo.
 
E a chapa "Arquibancada Rubro-Negra / Coração Valente" tem o ex-líder da Torcida Jovem do Flamengo, José Carlos Peruano, como candidato a presidente, e Marcelo Lins como seu vice. Peruano ganhou destaque há relativamente pouco tempo por ter agredido o blogueiro Arthur Muhlenberg durante um evento na Gávea. Um jornalista meu amigo também garante que há uma gravação de uns 15 anos atrás na Rádio Globo em que ele afirmou "ter orgulho de nunca ter trabalhado na vida". Não sei se é verdade ou calúnia, mas por aí se tem uma idéia do quão polêmico é este personagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário