Comparação entre os desempenhos dos dois clubes nas edições de Campeonato Brasileiro, de 1971 a 2012. Serão comparadas as colocações do Flamengo individualente contra cada um dos 11 outros clubes de maior tradição no futebol brasileiro: Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Vasco, Fluminense, Botafogo, Grêmio, Internacional, Cruzeiro e Atlético Mineiro. Serão sempre 2 gráficos, um com o histótico 1971-2012, e outro com o desempenho nas 10 últimas edições (2003-2012).
Hora de fazer a comparação entre o Flamengo e os rivais do Rio de Janeiro.
Vamos começar a colocar as temporadas rubro-negras frente a frente aos demais grandes cariocas pelo Vasco da Gama. A comparação endossa o que já foi falado nas análises comparativas frente a São Paulo e Corínthians: as evidências de que o Flamengo é time de chegada (vai ou racha, ou está no topo ou na rabeira), e de que o bom desempenho não tem uma correlação direta à paixão e ao tamanho da torcida (a vantagem do Vasco é tão grande quanto a do São Paulo historicamente, mas isto não fez destas torcidas maiores que a rubro-negra), endossando os argumentos descritos em A NAÇÃO.
Historicamente, nas 42 edições, o Vasco chegou 24 vezes a frente do Flamengo (57,1%) e as campanhas rubro-negras foram melhores em 18 vezes (42,9%).
Nos últimos dez campeonatos, o Vasco chegou 6 vezes a frente, e o Flamengo 4 vezes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário