O quadro ainda é grave e caótico na situação econômico-financeira do Flamengo, mas houve evolução nos últimos anos rumo a uma situação mais estável e mais equilibrada.
Analisando os dados do trabalho da consultoria BDO apurados sobre os Balanços Financeiros dos 12 maiores clubes de futebol do Brasil, observa-se o Flamengo no meio do caminho no equilíbrio financeiro.
Certamente a ruptura com o Clube dos 13 e a assinatura de um contrato especial com a Rede Globo são peças-chave que explicam parte desta melhora.
Eis abaixo os resultados líquidos acumulados nos últimos 5 anos pelos clubes do G-12:
O déficit das contas do Flamengo ainda é muito alto, mas Atlético Mineiro, Palmeiras, Fluminense, Botafogo e Vasco tiveram resultados ainda piores.
Corienthians e São Paulo foram os únicos com superávit (resultado positivo) nas contas acumuladas destes 5 anos.
Mas a situação financeira dos clubes brasileiros está melhorando. Se analisarmos apenas as contas dos últimos 2 anos, vários clubes já declaram ter resultado superavitário. Ainda que muitos destes resultados tenham baixa credibilidade. No acumulado dos últimos dois anos, o Flamengo já não vai muito bem, tem o segundo pior resultado, sobretudo por um valor de R$ 60 milhões negativos só em 2012. Se não fosse este resultado sofrível em 2012, o resultado rubro-negro estaria mais alinhado ao desempenho médio do G-12 do futebol brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário