terça-feira, 21 de maio de 2013

Se o Flamengo conseguir repetir o sucesso do Sócio-Torcedor do Benfica, arrecadará R$ 764 milhões/ano

O início do Brasileirão vai servir também para os clubes tentarem ampliar seus quadros de sócio-torcedores. O Movimento Por Um Futebol Melhor, que conta com nove empresas de ramos variados e oferece descontos aos participantes, anunciou uma promoção no próximo fim de semana, quando será disputada a primeira rodada da competição. Quem se associar a qualquer um dos 25 clubes participantes até esta quarta-feira vai pagar até 50% mais barato em mais de 600 produtos no sábado e no domingo. Nesta terça-feira foi anunciada a entrada da Tim no Movimento, que já conta com Ambev, Pepsico, Unilever, Seara, Danone, Netshoes, Bradesco, Sky e Burger King. No total, mais de 600 lojas no país estão credenciadas para aceitar os descontos aos sócio-torcedores.
 
Para aproveitar o embalo, as diretorias também bolaram chamarizes aos torcedores. O Corinthians, por exemplo, iniciou uma ação para acabar com a inadimplência e, de quebra, aumentar o quadro. Quem estiver com mensalidades atrasadas terá metade da dívida anistiada pelo clube para que sua condição seja normalizada. A mesma condição foi oferecida pela Portuguesa.
 
As promoções são diversas. O Fluminense isenta os novos sócio-torcedores da taxa de matrícula, que representa uma mensalidade, enquanto que a Ponte Preta presenteia quem se cadastrar em seus planos com uma camisa de goleiro, que, segundo o presidente Marcio Della Volpe, é “sucesso de vendas”. No sábado e no domingo, produtos de higiene pessoal, alimentação e bebidas alcoólicas, entre outros, farão parte da lista dos descontos.
 
A boa adesão de torcedores elevou a meta de alguns clubes. É o caso, por exemplo, do Palmeiras, que teve um “boom” na boa campanha da fase de grupos da Libertadores e agora enfrenta o desafio de manter os números em alta após a eliminação.
 
- Nós contávamos com um quadro de 40 mil sócios até o fim do ano, mas conversando com alguns departamentos, podemos aumentar esse número para 50 mil - disse o presidente Paulo Nobre, em vídeo gravado pelo Movimento. Atualmente, o Verdão tem 23,8 mil sócio-torcedores.
 
Cinquenta mil também é a meta do Flamengo, que não tinha nenhum programa no início do ano. Mais ambicioso ainda é o plano de Juvenal Juvêncio. Um dos mais empolgados com o projeto, o presidente do São Paulo fala em 100 mil associados até dezembro: cinco vezes mais do que os atuais 20 mil.
 
Cruzeiro, Flamengo, São Paulo e Atlético-MG são elogiados por seu engajamento. E os outros times do Rio de Janeiro também despertam otimismo.
 
- Acho que há uma geração de dirigentes capaz de mudarem a história do futebol carioca - Marcel Marcondes, representante da Ambev.
 
O Movimento Por Um Futebol Melhor apresentou na manhã desta terça-feira um relatório que indica aumento significativo no número de sócio-torcedores e na receita de 24 clubes do país. Em quatro meses, os associados ao projeto subiram de 157,8 mil para 465,2 mil. Isso representa um total de mais de R$ 50 milhões a mais nos cofres dessas equipes.
 
O Movimento é a parceria dos clubes participantes com essas empresas, que oferecem descontos aos consumidores no ato da compra por meio do CPF, desde que eles informem serem sócio-torcedores. No início, 15 agremiações faziam parte. O número de pessoas cadastradas cresceu em boa parte pela adesão recente de Internacional e Grêmio, líderes no Brasil em número de associados, com 83 mil e 72 mil, respectivamente. No cálculo da Ambev, uma das empresas participantes, cerca de 110 mil torcedores se tornaram sócios somente em razão do projeto.
 
De acordo com os dados apresentados, o Cruzeiro ampliou seu quadro de associados em 290%: saiu de 7 mil para 27 mil, o que representa, por enquanto, uma arrecadação anual de R$ 16 milhões. Os envolvidos no Movimento mostraram a contratação do zagueiro Dedé como grande trunfo do clube mineiro. Ele, inclusive, foi apresentado em um supermercado de Belo Horizonte, em alusão à campanha.
 
O Flamengo, dono da maior torcida do país, iniciou o projeto do zero, já que não tinha um programa de sócio-torcedores. Agora já são 21 mil, e metade deles fora do estado do Rio de Janeiro. Os números também propiciaram a chegada do atacante Marcelo Moreno, anunciado e já objeto de campanha para garantir mais participantes.
 
- Antes os projetos eram muito limitados a estádios. Nós queremos ampliar isso, por isso o princípio do “ganha, ganha, ganha”. As empresas se unem aos clubes, os torcedores ganham descontos em produtos no país todo, o número de associados aumenta. Todos são beneficiados - disse Marcel Marcondes, representante da Ambev.
 
O São Paulo reformulou seus programas e pulou de 5,9 mil para 20 mil sócio-torcedores, com uma receita de R$ 8 milhões por ano. Ainda assim, os autores do Movimento consideram os valores abaixo do potencial do mercado brasileiro. Segundo eles, o Benfica é o clube no mundo com maior proporção de associados em sua torcida: 4%. No Brasil, o Internacional lidera também este ranking, com 1,73% de seus fãs.
 
Para ilustrar o que espera com o projeto, os líderes do Movimento calculam o potencial de receita dos clubes se repetissem o êxito do Benfica. O Flamengo, por exemplo, arrecadaria R$ 764 milhões por ano.
 

Quanto cada clube já tem a mais de receita anual com os novos sócios (os cálculos são da AMBEV e consideram só a adesão líquida, descontando a quantidade de sócios-torcedores que os clubes tinham em seus programas independentes antes da adesão ao Movimento Por Um Futebol Melhor):
 
Cruzeiro – R$ 16,1 milhões
Flamengo – R$ 12,5 milhões
São Paulo – R$ 8,4 milhões
Palmeiras – R$ 7,7 milhões
Atlético-MG – R$ 4,8 milhões
Fluminense – R$ 2,9 milhões
Corinthians – R$ 2,5 milhões
Botafogo – R$ 1,9 milhão
Ponte Preta – R$ 1,7 milhão
Santos – R$ 1,5 milhão
 
 
 
Veja ainda o que já saiu aqui no Blog sobre o Programa Nação-Rubro-Negra:
 
 
 
 
OBS: no domingo, dia da estréia do Flamengo no Campeonato Brasileiro 2013, em 26 de maio, o Programa Nação Rubro-Negra completa dois meses desde seu lançamento. Atualizaremos aqui o ranking, mas já dá para adiantar: o Flamengo passou o São Paulo, não ultrapasou o Cruzeiro, foi ultrapassado pelo Palmeiras, e caiu mais duas posições porque Internacional e Grêmi aderiram ao programa a trouzeram para dentro dele todos os sócios-torcedores dos seus respectivos programas. Semana que vem aqui no blog haverá um post detalhando estes números. 

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