quarta-feira, 31 de julho de 2013

Garrincha no Flamengo


"Mas a maior aposta naquela temporada (1969), entretanto, foi no já veterano Garrincha, que depois de uma passagem razoável pelo Corinthians, onde já se mostrava longe de seus áureos tempos no Botafogo e na seleção brasileira, chegava para alimentar o ataque rubro-negro com seus dribles desconcertantes. Mas Garrincha já chegava com 36 anos, sob boatos de alcoolismo, e com os joelhos desgastados por várias lesões. Ele figurou no Flamengo durante aquela temporada, que seria sua única no clube. Em 1970, ele se transferiu para o Olaria, onde encerraria a carreira.

Garrincha não era o único veterano entre os contratados. O goleiro argentino Rogelio Dominguez chegou à Gávea já com 37 anos. Ele havia feito história como titular do poderoso time do Real Madrid, várias vezes campeão da Copa dos Campeões da Europa. Lá jogou ao lado do zagueiro Santamaría e de atacantes como Di Stéfano, Puskas e Kopa. Dominguez começou sua carreira no Racing, nos anos 50. Foi titular do Real Madrid, da Espanha, de 1958 a 1961. Daí voltou à Argentina, onde defendeu River Plate e Vélez Sarsfield. Passou pelo futebol uruguaio, tendo defendido o Cerro e o Nacional de Montevidéu, antes de chegar ao Flamengo. Ele ficou apenas seis meses no clube, tendo causado polêmica ao ser expulso de campo logo no começo de um Fla-Flu no Campeonato Carioca daquele ano. O fato levantou a suspeita de que ele teria se vendido ao tricolor naquela partida, vencida pelo Fluminense por 3 a 2. Com sua trupe de veteranos, o Flamengo saiu excursionando pelas Regiões Norte e Nordeste do Brasil, chegando ainda a fazer três partidas no Suriname. Uma excursão insólita, na qual o Flamengo conseguiu ser derrotado pelo Anápolis, de Goiás, e pelo modesto Transvaal, do Suriname, e na qual venceu duas vezes no Suriname a uma equipe local chamada Robin Hood.

Neste giro, Garrincha fez seus quatro únicos gols com a camisa do Flamengo. O primeiro na abertura da temporada, sobre o América, em amistoso no estádio de Caio Martins. Depois marcou mais três vezes, sobre o Fast, do Amazonas, o Paysandu, no Pará, e o ABC, no Rio Grande do Norte. Na volta, pelo Campeonato Carioca de 1969, Garrincha jogou somente quatro partidas". (A NAÇÃO, pgs. 98-99)



Nenhum comentário:

Postar um comentário