sábado, 21 de dezembro de 2013

O Ano de Hernane, o Brocador

Hernane chegou ao Flamengo no início do Campeonato Brasileiro de 2012. Chegava com as credenciais de haver sido vice-artilheiro do Campeonato Paulista de 2012 jogando pelo Mogi-Mirim. Ele fez 16 gols, quatro a menos do que o artilheiro Neymar, do Santos.

Quando Hernane chegou, a dupla de ataque titular do Flamengo era formada por Deivid e Vágner Love. As manchetes de jornais, no entanto, estavam todas voltadas para outro atacante, Adriano, o Imperador, voltava à Gávea para um período de testes depois de haver sido dispensado pelo Corinthians (a última passagem de Adriano pela Gávea não teve nenhuma entrada em campo dele com a camisa do Flamengo, depois de faltar a diversas sessões de fisioterapia, acabou dispensado).

No primeiro turno, o técnico rubro-negro foi Joel Santana, e no segundo turno foi Dorival Júnior. Hernane entrou em vários jogos no segundo tempo. Durante o Campeonato Brasileiro 2012, ele fez três gols com a camisa rubro-negra. O primeiro foi logo na 4ª rodada, na vitória por 3 x 1 sobre o Coritiba no Engenhão. Na 9ª rodada ele voltou a marcar, vitória por 2 x 1 sobre o Bahia no Estádio do Pituaçu. O Flamengo então contratou Liédson, que passou a fazer dupla de ataque com Vágner Love. As chances de Hernane diminuíram. Seu terceiro gol foi apenas na 34ª rodada, o gol da vitória por 1 x 0 sobre o Figueirense, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

Carreira do baiano Hernane, o Brocador
Animação feita em 23/10, não contemplando os últimos
jogos do ano, ele ainda fez mais 5 gols em 2013

Para 2013 a sorte sorriu para Hernane. Primeiro quando o Flamengo vendeu (ou devolveu) Vágner Love para o CSKA Moscou, da Rússia, e decidiu não fazer investimento de peso para o Campeonato Carioca 2013. O ataque titular foi formado por Rafinha e Hernane. O Brocador passou a ser o titular da camisa 9.

ARTILHEIRO DO CAMPEONATO CARIOCA 2013 com 12 GOLS

Logo na estréia o Brocador fez 2 gols, sobre o Quissamã, no Engenhão. Na segunda rodada, contra o Madureira, não fez gol. Mas nos cinco jogos seguintes deixou sua marca em todos, fazendo seis gols. Fez um contra o Bangu em Moça Bonita, o único do jogo. Depois fez um na goleada de 4 x 2 no Vasco no Engenhão. Marcou o gol único da vitória sobre o Nova Iguaçu, também no Engenhão. Fez dois na vitória de 4 x 0 sobre o Friburguense em Macaé, e fez o gol único da vitória sobre o Botafogo no Engenhão. Terminou a Taça Guanabara com 8 gols marcados.

Na Taça Rio, fez um na derrota para o Resende no Engenhão, um na vitória por 3 x 1 sobre o Fluminense no Raulino de Oliveira, e dois na vitória sobre o Macaé no Estádio Cláudio Moacyr. Com mais quatro, chegou aos 12 gols que o consagraram como Artilheiro do Campeonato Carioca 2013.

ARTILHEIRO  DA COPA DO BRASIL 2013 com 8 GOLS

Logo na primeira fase da Copa do Brasil, Hernane mostrou seu cartão de visitas, na primeira vez em que marcou três gols numa mesma partida desde que chegara à Gávea, fez os três gols da vitória por 3 x 0 sobre o Remo, no jogo de volta, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

Veio então o Campeonato Brasileiro, e o Flamengo decidiu apostar em outro atacante, contratou Marcelo Moreno ao Grêmio, e Hernane voltou para a reserva nas primeiras rodadas. Fez um gol na 5ª rodada, na vitória por 3 x 0 sobre o Criciúma no Estádio Heriberto Hulse. Era o 16º gol dele na temporada.

ARTILHEIRO DO NOVO MARACANÃ com 18 GOLS em 2013

Na reserva, ficou sem marcar de 29 de junho a 11 de agosto, período no qual viu Marcelo Moreno fazer seus cinco gols com a camisa do Flamengo. Foi então que ele fez dois gols na vitória de 3 x 2 sobre o Fluminense na estréia dele no Novo Maracanã, reformado para a Copa das Confederações 2013 e a Copa do Mundo 2014.

No seu terceiro jogo no Maracanã fez outros dois, na vitória por 2 x 1 sobre o Vitória. Terminou o 1º Turno do Brasileiro com 5 gols marcados.

No primeiro jogo do returno, deixou o dele na vitória por 2 x 1 sobre o Santos no Maracanã, onde fez mais um na derrota por 4 x 2 para o Atlético Paranaense. Na vitória de 4 x 2 sobre o Criciúma marcou mais dois gols. Era o 8º gol dele no Novo Maracanã.


Veio então uma sequência de quatro jogos e quatro gols, três deles no Maracanã. Primeiro marcou no empate em 1 x 1 com o Vasco no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Depois fez mais um na vitória de 2 x 1 no Internacional, fez o único rubro-negro na derrota de 2 x 1 para o Botafogo e fez um, nos minutos finais, na vitória de 2 x 1 sobre o Bahia. Hernane, o Brocador, chegava assim a 28 gols na temporada e 11 gols no Maracanã.

O JOGA DA VIDA DE HERNANE, TRÊS NO BOTAFOGO

Sem ter feito gols nas segunda, terceira e quarta fases da Copa do Brasil, nem no primeiro jogo das quartas de final, quando o Flamengo empatou em 1 x 1 com o Botafogo, Hernane fez o jogo da vida dele em 23 de outubro de 2013. O Flamengo venceu o Botafogo por 4 x 0, o Brocador fez três e poderia ter feito o quarto, pois sofreu o pênalti que poderia ter cobrado, mas cedeu para o aniversariante do dia, Leonardo Moura, fazer o quarto e fechar o placar. Já eram 14 gols no Novo Maracanã.



VICE-ARTILHEIRO DO BRASILEIRO 2013 com 16 GOLS

O Brocador voltou a marcar duas vezes no Maracanã, em dois jogos seguidos contra o Goiás, 2 x 1 pela semi-final da Copa do Brasil e 1 x 1 pelo Campeonato Brasileiro.

Fez então mais um, este importantíssimo, na final da Copa do Brasil sobre o Atlético Paranaense, o gol que selou o título, aos 49 minutos do segundo tempo, na vitória por 2 x 0 no Maracanã.

Ainda deixou mais um na derrota por 4 x 2 para o Vitória no Estádio Barradão. E mais um na última rodada, no empate em 1 x 1 com o Cruzeiro no Maracanã. Com 16 gols no Campeonato Brasileiro 2013, ficou atrás apenas de Éderson, do Atlético Paranaense, na artilharia da competição.

Terminou a temporada com 36 gols. Desde Romário, em 1999, ninguém fazia tantos gols com a camisa do Flamengo numa única temporada.

ARTILHEIRO DO FLAMENGO EM 2013 com 36 GOLS



Nenhum comentário:

Postar um comentário