domingo, 31 de agosto de 2014

Lance-Ibope: Torcida do Flamengo, com folga, ainda é a Maior Torcida do Brasil

Segue abaixo trechos de matérias do jornal Lance! com a publicação da pesquisa Lance/Ibope 2014:

A pesquisa LANCE! Ibope das maiores torcidas do país ganha relevância por sua abrangência. Além de ser realizada em todos os estados brasileiros, foram entrevistados mais de sete mil pessoas para o levantamento. Como comparação, pesquisas eleitorais de abrangência nacional são realizadas com cerca de três mil pessoas. Além disso, este estudo ganha relevância por ser realizada com jovens entre 10 e 15 anos, o que não ocorre em outras pesquisas. Dessa forma, o LANCE! Ibope indica as tendências de crescimento e queda das maiores torcidas do país. Nesta pesquisa foram ouvidas 7.005 pessoas. A margem de erro deste levantamento é de 1 ponto percentual para mais ou para menos. Essa pesquisa já foi realizada nos anos de 1998, 2001, 2004 e 2010.


O Flamengo continua sendo o clube com o maior número de torcedores no Brasil. Mas, o índice de popularidade do clube carioca oscilou para baixo enquanto que o do Corinthians, o vice-líder, oscilou para cima, deixando a briga entre as maiores torcidas do país ainda mais acirrada. Essa é a principal constatação da 5ª Pesquisa LANCE!-Ibope, que o LANCE! publica a partir de hoje.

Como em todas as outras edições da pesquisa, o Flamengo lidera o ranking. Desta vez tem 16,2% de preferência, o que equivale a 32,5 milhões de rubro-negros no país, tendo como base a estimativa do IBGE de 2013, cuja população brasileira é de 201 milhões de pessoas.

Apesar da liderança, o Flamengo teve queda de 1 ponto percentual em relação à pesquisa anterior, de 2010. Como o Corinthians cresceu 0,2 ponto percentual, atingindo 13,6% e 27,3 milhões de torcedores, a diferença entre as duas maiores torcidas do país baixou de 3,8 pontos para 2,6 pontos em quatro anos. Há dez anos, a diferença era ainda maior, de 4,9 pontos.

Entre os cinco primeiros colocados, o Corinthians foi o único time a ter alta desde 2010, ano em que a última pesquisa LANCE! Ibope foi divulgada. Além de Flamengo (-1) e São Paulo (-1,9), o Palmeiras manteve a quarta colocação com 5,3% de participação mesmo atingindo queda de -0,7 ponto percentual. O Vasco fecha o grupo dos cinco primeiros colocados com 3,6% e baixa de 0,5 ponto.

Se entre todos os torcedores, a massa do Corinthians se aproxima do Flamengo, entre os mais jovens, o líder ainda tem folga. Segundo a 5ª Pesquisa LANCE! Ibope, o clube carioca tem 5,4 pontos percentuais a mais que o Corinthians na faixa que vai dos 10 aos 15 anos de idade, a mais jovem ouvida pela pesquisa – a única que escuta pessoas abaixo dos 16 anos.


A faixa mais jovem é considerada a mais importante pelos departamentos de Marketing dos clubes porque, por um lado, é o indicador de tendência de crescimento ou retração da torcida e, por outro, são aqueles que por mais tempo ficarão ligados ao clube – já que o número de deserções é considerado baixo e de troca de camisa, quase nulo.

O Flamengo aparece com 22,3% da preferência, o Corinthians, com 16,9% e o São Paulo, com 8,5%. Nessa faixa, o clube que teve o maior aumento foi o Botafogo (1,7%), passando de 0,4% a 2,2% em seis anos.

Que o Flamengo tem a maior torcida do país e do Rio de Janeiro não é novidade para os amantes de futebol. Mas os rubros-negros estão próximos de alcançar a maioria absoluta no estado. Segundo a 5ª pesquisa LANCE! Ibope das maiores torcidas do país, o clube da Gávea tem atualmente 48,2% de preferência entre os fluminenses e fica bem próximo de ter mais da metade dos torcedores no Rio de Janeiro. Com esse índice, são 7,9 milhões de rubro-negros no estado considerando a população estimada pelo IBGE em 2013, de 16,4 milhões de pessoas.


Em relação à última edição do levantamento, realizada em 2010, o Flamengo cresceu 2,7 pontos percentuais e aumentou ainda mais sua liderança por conta da queda de seu maior rival, o Vasco. Jogando a Série B do Campeonato Brasileiro, o time de São Januário atingiu 14,6% e foi o único entre os grandes cariocas a perder participação entre os torcedores no estado. Em quatro anos, o cruzmaltino perdeu 3,2 pontos percentuais.

Com quatro dos maiores clubes brasileiros de futebol, o Rio de Janeiro só perde para São Paulo entre os estados com maior participação de torcedores em todo o país. Com suas torcidas somadas, os clubes cariocas têm uma fatia de 23,3% da população, enquanto que os times paulistas somam 28,1%. 

Entretanto, a parcela atingida pelo Rio de Janeiro nesta edição da pesquisa é a menor já registrada em todos os cinco levantamentos LANCE! Ibope realizados até hoje: 1998, 2001, 2004, 2010 e este ano. O índice atual ficou abaixo do primeiro ano da pesquisa, que foi de 23,9%. Nos levantamentos de 2001 e 2004, a participação do Rio de Janeiro cresceu chegando a 26,3%, mas desde então tem diminuído.


A queda da parcela dos times do Rio de Janeiro no total de torcedores brasileiros está diretamente ligada à mudança na transmissão dos jogos na TV aberta pelo Brasil. Até 2004, os jogos de times cariocas eram veiculados para outras regiões do país, o que fez as torcidas de Flamengo e Vasco terem grande participação em outras partes do país, principalmente no Nordeste. 

Entretanto, nos últimos dez anos, os canais abertos passaram a transmitir os times locais independente da região. O impacto dessa mudança nas torcidas cariocas já foi verifica na edição de 2010 da pesquisa, quando o estado teve sua primeira queda de participação, que foi acentuada até o histórico índice negativo deste levantamento.

Veja também aqui no blog:

As 17 pesquisas foram encomendadas pelas seguintes mídias: 4 pelo jornal Lance, 3 pela revista Placar, 2 pelo jornal Folha de São Paulo, 1 pela Rede Globo, e 7 foram independentes, feitas diretamente pelo institutos de pesquisa. Interessante notar que 70% delas foram encomendadas pela imprensa de São Paulo contra 30% por mídias do Rio de Janeiro.
Dentre os institutos de pesquisa que realizaram as pesquisas: 11 foram feitas pelo Datafolha e 6 pelo Ibope. Todos dois institutos fundados e sediados em São Paulo.
Na média das 17 pesquisas, o Flamengo tem 17,15% da preferência, com um desvio-padrão de 1,48 pontos percentuais, o que significa um intervalo de confiança de 15,67% a 18,64%; o Corinthians tem 12,76% da preferência, com um desvio-padrão de 1,53 pontos percentuais, o que significa um intervalo de confiança de 11,23% a 14,28%.

Time Mania, contratação de Pay-per-view, e Infinity Torcedor, produto da TIM, o Flamengo lidera as aquisições em todos estes produtos, com o Corinthians em segundo.

A farsa do Datafolha já foi desmascarada há muito tempo, desde dezembro de 2012, quando rubro-negros debruçaram-se sobre os dados e escancaram a manipulação de amostragem, cujo indício mais evidente era o empate entre Fluminense, Botafogo e Portuguesa em quantidade de torcedores. Naquele mês, o Corinthians sagrava-se Campeão Mundial Interclubes, e isto ainda poderia dar margem à argumentação: "a empolgação do título inflou o resultado". Mas não foi isto o que aconteceu. Fato é que a Folha de São Paulo e a Revista Placar fizeram questão de destacar em manchetes com estardalhaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário