Excelentes textos de Kassandro Madruga e Silvio Macedo tratando de um assunto que eu fui um dos primeiros a tratar aqui no blog: A Guerra Fria no Futebol Brasileiro.
Palavras do rubro-negro Silvio Macedo no site Coluna do Flamengo: "Alguns distraídos rubro-negros ainda não perceberam a covarde tentativa do jornalismo esportivo de denegrir a imagem do Flamengo em favorecimento a um popular, porém regional, clube de São Paulo, numa tentativa alçá-lo a posição de Mais Querido do Brasil.
O pior é que alguns flamenguistas estão caindo na cilada armada pela mídia e acreditando em tudo que é noticiado nos portais e jornais esportivos. Um simples atraso de uma semana no pagamento de uma premiação por pontos conquistados no Brasileirão - benefício esse que é espontâneo e não obrigatório - é motivo para uma grande manchete, mesmo com os salários estando em dia (que é uma exceção no Brasil). Os recentes reajustes de preços feito pelos Flamengo para o jogo contra o tal "favorecido" time de SP provocaram (e ainda estão provocando) uma semana de manchetes e debates, e acusações de traição, de ganância e de desprezo para com a torcida por parte da diretoria são feitas em abundância. Enquanto isso, o clube lá de SP, que cobra preços muito maiores, merece um tratamento tolerante da mídia.
A política interna do Flamengo é exposta às vísceras, apresentando cobranças e insatisfações de conselheiros do clube, enquanto que a denúncia do Ministério Público contra o tal clube paulista em função do suposto crime de apropriação indébita tem baixíssima repercussão na mídia, tanto quanto ao fato em si como em relação aos posicionamentos dos oposicionistas da atual gestão daquela instituição. Dá para imaginar o estardalhaço que a imprensa faria se fato semelhante ocorresse no Flamengo?
O Programa ST do Flamengo vive sofrendo críticas (algumas justas, é verdade), mesmo tendo mais sócios e sendo mais jovem do que o do clube de Itaquera. Ou alguém já leu ou ouviu críticas depreciativas ao Programa deles? Erros de arbitragens a favor do Flamengo são insistentemente repetidos, enquanto que a redução de uma pena de 180 dias para apenas 3 jogos de um jogador de lá que agrediu o árbitro merece apenas, uma notinha de rodapé.
Nem vou me aprofundar muito nas recentes pesquisas sobre de ranking de torcida, mas o fato é que ter a liderança na região mais rica do Brasil teve mais destaque do que o de ter a maior torcida no nosso país.
É aquela velha história, uma mentira contada mil vezes acaba passando por verdade, e essa é a tática da imprensa esportiva".
Complementarmente, eis o texto de Kassandro Madruga no site Flamengo RJ.
"Ultimamente tenho visto uma avalanche de críticas pejorativas sobre as vitórias e conquistas do nosso Mengão.
E por mais incrível que possa parecer, essa críticas estão vindo por uma parte da imprensa, que se diga de passagem pseudojornalistas, os quais tentam de todas as formas diminuir o nosso tamanho em detrimento da supervalorização do time mais popular de São Paulo.
Estou impressionado como quando um erro acontece a favor do Flamengo, no outro dia as manchetes são “Apito amigo”, Flamengo venceu de forma irregular, Flamengo venceu com ajuda da arbitragem. Porém, quando este mesmo erro é contra nós, não vejo a mesma repulsa ou a mesma indignação.
Quando um lance da arbitragem é interpretativo e ele nos beneficia é porque o juiz estava mal intencionado e nos ajudou, mas quando essa interpretação nos prejudica não vejo uma linha sequer de comentário nos sites, blogs ou jornais.
Quando conseguimos uma vitória espetacular e histórica contra o Coritiba, onde grande parte da nossa própria torcida já não acreditava mais no acesso, pois precisávamos vencer o Coxa por 3x0 para termos o direito de decidir essa classificação nos pênaltis, no outro dia o que vimos foi que tínhamos vencido por conta das duas penalidades que a arbitragem assinalou a nosso favor e que a meu ver foram legítimas. E passaram a exaltar apenas a classificação do Botafogo sobre o Ceará, onde o Clube Nordestino teve um gol legítimo anulado que o classificaria.
No jogo contra o Goiás, na quarta-feira passada, no último minuto houve mais um pênalti a nosso favor e que poderia nos ter dado o empate, mas devido a todo o escarcéu que esses jornalistas fizeram com nossa vitória diante do Coritiba, o árbitro não teve coragem de marcar a penalidade e no dia seguinte não vimos a mesma indignação destes senhores.
Ontem jogamos contra o Corinthians, o time da mídia e vencemos por 1x0 numa jogada, na qual o nosso jogador se encontrava realmente em posição irregular. Porém, o bandeirinha que deveria marcar o lance estava encoberto por outro jogador do Flamengo, o que o impossibilitou de ver o lance de forma clara.
Essa imprensa covarde imediatamente tentou minimizar nossa vitória, afirmando que foi de forma intencional o erro da arbitragem.
Em momento algum falaram que durante todo o jogo dominamos o Corinthians e que eles não nos ameaçaram em lance algum, bem como não comentaram que tivemos várias chances claras de gols e que não goleamos o time paulista porque o goleiro Cássio estava em uma noite inspirada, evitando dessa forma uma goleada.
Mais uma vez tentaram distorcer um lance, no qual houve um pênalti legítimo por arrumado pelo homem de preto, mas não falaram na jogada em que foi marcado um impedimento do Eduardo da Silva, partindo do nosso próprio campo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário