sábado, 13 de setembro de 2014

É hora de pensar no Maccabi Tel Aviv



Está chegando a hora dos dois maiores jogos da história do basquete do Flamengo. No final deste mês de setembro, em duas noites, uma de sexta-feira e outra de domingo, o campeão das Américas, o Flamengo, e o campeão europeu, o Maccabi Tel Aviv, de Israel, enfrentam-se pelo Mundial de Clubes na Arena Olímpica da Barra (HSBC Arena).

O time do Flamengo volta a se reunir esta semana para iniciar os preparativos. O técnico José Neto, e Marquinhos e Marcelinho, voltam dos trabalhos com a Seleção Brasileira no Mundial, e os argentinos Laprovittola e Herrmann chegam após defender a Argentina no Mundial. Todos se juntarão a Benite, Gegê, Olivinha, Cristiano Felício e Jerome Meyinsse, que já iniciaram o trabalho de preparação física.

Quanto ao Maccabi, a equipe está iniciando a temporada totalmente diferente da equipe da equipe que foi Campeã da Euroliga sobre o Real Madrid. No total, o time israelense teve seis baixas em relação à equipe campeã.

A maior e mais importante mudança foi a saída do treinador. O técnico David Blatt, nascido nos Eustados Unidos, ex-treinador da Seleção da Rússia, e com sólida e longa carreira no basquete europeu, trocou o Maccabi Tel Aviv pelo Cleveland Cavaliers, por quem disputará, como treinador principal, a temporada 2014-15 da NBA. O treinador eleito quatro vezes melhor técnico do campeonato de Israel estava no comando do Maccabi havia quatro anos.

Também saiu o principal jogador do time, eleito MVP da última Euroliga, o armador norte-americano naturalizado montenegrino, Tyrese Rice, que trocou o Maccabi pelo Khimki, da Rússia. Além da saída de Blatt e Rice, a equipe de Tel Aviv ainda perdeu o armador norte-americano Ricky Hickman, o ala-armador australiano Joe Ingles, o ala David Blu e o ala-pivô norte-americano Shawn James.

O novo treinador, Guy Goodes, que era assistente de David Blatt, está formando a equipe a partir de um novo pilar de três norte-americanos: o armador Jeremy Pargo (ex-Memphis Grizzilies e Cleveland Cavaliers), o ala-armador Marquez Haynes e o ala-pivô Brian Randle. É uma equipe nova e desentrosada, mas com fortes valores individuais. Mas eles surpreenderam a Europa, derrubando Barcelona e Real Madrid, com um jogo coletivo fortíssimo, que o novo treinador tentará manter. É difícil, mas com uma força significativa vindo das arquibancadas, não é impossível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário