Mais uma matéria excelente do Emerson Gonçalves do blog Olhar Crônico Esportivo:
Enquanto tudo continua como dantes no quartel de Abrantes, o portal Bleacher Report, da Turner Sports, apontou a “liga” brasileira como a 10ª mais atraente do mundo, depois de um trabalho de avaliação e pontuação de um conjunto de características de 26 diferentes competições nacionais ou ligas.
Segundo o portal, “uma ou duas áreas” de avaliação são subjetivas, como a capacidade de revelação de jovens valores, mas a maioria delas são factuais, como os números financeiros das transferências de atletas, número de gols por jogo, valor de mercado, público médio, entre outros.
Vamos à lista:
Posição - Liga - Pontuação
Surpresas?
A India aparecendo no mundo do futebol não deixa de ser uma surpresa. A liga australiana à frente dos árabes é outra e é bem interessante.
A África, terra-mãe de todos nós e terra de uma enorme quantidade de excelentes jogadores em ação na Europa, tem apenas uma liga na lista, a egípcia. Triste realidade, que não chega a ser uma surpresa. Curiosamente, embora vice-campeã da Copa Africana de Nações, poucos jogadores egípcios atuam com sucesso na Europa, ao contrário de atletas de outras nações africanas – Camarões, Gana, Nigéria, entre outras.
As Américas têm 4 campeonatos ou ligas entre as 26, mas isso não chega a surpreender. Porém, se o Brasil está na 10ª posição, os Estados Unidos e Canadá estão na 8ª, com os mexicanos – em franca evolução – no 11º lugar, imediatamente atrás do Brasil.
Diria que a posição da Argentina – 18ª – está em desacordo com a qualidade e as conquistas de seu futebol, mas provavelmente reflita os problemas que o futebol argentino ainda enfrenta depois da tenebrosa intervenção do estado em seu dia a dia, em especial na questão da transmissão dos jogos.
Surpresa mesmo é a CSL – Chinese Super League – já aparecer nesse ranking na 7ª posição. Reparem que à sua frente e antes de chegar nas Big Five, está somente a liga holandesa. Para onde vai a revelação são-paulina, David Neres, em transferência precipitada e ditada apenas pelo poder de teóricos 50 milhões de reais.
França e Itália seguem como as mais fracas entre as cinco grandes.
Na ponta, meros 4 décimos separam La Liga, Bundesliga e a líder, obvia, Premier League. Se o Leicester já surpreendeu, vemos nesse ano o Tottenham com um excelente desempenho, enquanto monstros sagrados continuam derrapando para sorte do líder Chelsea.
Nenhum comentário:
Postar um comentário