quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Os Grandes da Mídia Digital no Futebol Mundial

Segue abaixo a integra de excelente e interessante tema publicado pelo Blog Olhar Crônico Esportivo... Para reflexão: não é brigando com a FERJ que trilharemos o caminho da grandeza (ainda que sweja fundamental continuar brigando contra ela pela moralização do futebol do Rio de Janeiro)... esta aí é abaixo é a briga de quem é grande! Segue abaixo o trabalho de Emerson Gonçalves:

Foram divulgadas várias listas com informações sobre os números de visitas aos websites dos clubes de futebol no exterior e no Brasil. Se as fontes variam, os números também variam, assim como os membros das listas. Analisando aqui as listas da UEFA, do instituto Ibope Repucom e do instituto alemão Result Sports.

O primeiro estudo a vir a público foi o da UEFA, apresentado de forma bem resumida em seu relatório anual “The European Club Footballing Landscape”. O estudo, do qual não foram divulgados maiores dados, cobre o período Janeiro/Junho de 2016. Está, portanto, defasado em relação aos outros dois trabalhos. Ele mostra 29 clubes e, desses, 20 têm média de visitantes superior a 1 milhão a cada mês do período:

Os 20 maiores segundo a UEFA

O que primeiro chama a atenção é a maioria dos clubes europeus: 18 em 20, quase a totalidade. Os dois “estrangeiros” são o egípcio Al Ahli e o São Paulo. Curiosamente, sem dúvida, é de estranhar a ausência de Flamengo e Corinthians, que, nos demais levantamentos aparecem à frente do Tricolor.

A Premier League lidera a lista, com três de seus clubes nos primeiros lugares, seguidos por dois da La Liga. No total, a liga inglesa tem sete de seus clubes entre os vinte. La Liga tem dois – cadê o Atlético de Madrid? – e a Bundesliga e Ligue 1 também.

Ver o turco Galatasaray na sequência é de surpreender, pelo tamanho e peso dos que ficaram abaixo dele. Também interessante e surpreendente é a presença de mais um clube turco entre os 20 maiores e outro mais lista dos 9 clubes com menos de 1 milhão de visitantes.

Da Itália, a lista mostra apenas a Juventus na primeira lista, mesmo assim na última posição. Na outra lista está a Roma, numa posição que podemos pensar como natural, mas também o Milan e a Internazionale, dois times que durante anos, em tempos não tão distantes, dominaram o futebol europeu.

Outra informação bastante interessante: quanto tempo, em média, durou cada visita aos sites. O gráfico abaixo parece assustador ou incompreensível a um primeiro olhar, mas ele é muito informativo. Sua compreensão, porém, demanda um olhar um pouquinho mais atento e demorado. Ao longo do eixo horizontal os clubes estão posicionados de acordo com o número médio de visitantes. A escala, no rodapé, vai de 1 milhão a 9 milhões. O eixo vertical, por sua vez, mostra a duração média de cada visita e vai de 0 a 7 minutos (o gráfico não foi traduzido, mas sua interpretação não oferece dificuldades linguísticas). Olhando o gráfico, quatro dos cinco clubes mais visitados estão bem à direita. Ao mesmo tempo, reparem, estão também na parte baixa do gráfico, todos eles com menos de 3 minutos de duração média das visitas. As visitas são bem curtas. O quinto membro dessa turma, o Liverpool, tem o terceiro maior número de visitantes, claramente perceptível e tem, também, o maior tempo médio de visitação: um pouco mais de 3 minutos. A maior aglomeração de clubes se dá no quadrante inferior esquerdo, ou seja, o quadrante com os menores números de visitantes e os menores tempos médios de permanência no site. A liderança nesse quesito é do ucraniano Dynamo de Kiev. O campeão inglês, Leicester, não costuma frequentas essas listas de “maiores”. Presente nessa, o tempo de permanência em seu site é muito baixo, mal chegando a 1 minuto de duração. O tempo médio do torcedor ou visitante do site do São Paulo é igualmente muito baixo, ao passo que o do Al Ahli é dos mais razoáveis.


Quanto à lista do IBOPE, com um adendo fundamental: Presença nas redes sociais não corresponde aos tamanhos das torcidas!

Esse levantamento é recente e realizado mensalmente. O que vemos abaixo corresponde ao mês de dezembro de 2016. Ele não cobre, como já adiantei, os sites dos clubes, somente as redes sociais. Um primeiro olhar à lista IBOPE Repucom, mesmo que rápido, já mostra diferenças significativas entre esse ranking e o ranking de torcidas, como, por exemplo, as posições invertidas de Corinthians e Flamengo no tocante à presença no mundo digital comparado com os tamanhos das duas torcidas. São Paulo e Palmeiras, em 3º e 4º, respectivamente, têm as mesmas posições nos dois casos. Já a 5ª colocação do Santos impressiona, inclusive pela grande distância em relação ao Grêmio e Vasco, além de Cruzeiro, Atlético Mineiro e Internacional. A torcida santista é a 8ª maior do Brasil e pouca coisa acima das duas que vêm imediatamente após – Atlético Mineiro e Internacional. Essas posições dissonantes geram uma pergunta imediata: a direção santista trabalhou muito bem ou as direções dos demais clubes vêm trabalhando mal esses canais de relacionamento? A força santista fica ainda mais evidente ao lembrarmos que o Grêmio, que nas pesquisas disputa a posição de 6ª maior torcida brasileira com o Cruzeiro, aparece depois do Santos e por boa margem, mesmo tendo conquistado a Copa do Brasil  menos de um mês antes do levantamento.

Como não poderia deixar de ser, a Chapecoense aparece muito bem nessa lista e, não há como não dizer: infelizmente. Fica, porém, o registro do carinho e do interesse das pessoas de todo o país pela Chape, interesse que vai muito além do Brasil. O Facebook é, de longe, no quadro geral, a principal rede social dos clubes e torcedores, seguido pelo Twitter. Essa rede, porém, tem um peso muito grande para Fluminense, Botafogo e Bahia, e é maior que o Facebook nos casos do Sport, Atlético Paranaense, Vitória, Coritiba e Figueirense. Muitos profissionais de marketing minimizam atualmente o valor, a importância, do número total de acessos ou, no caso especifico do Facebook, o número de “likes”. Essa visão é uma decorrência das características das redes sociais como ferramentas e canais de marketing, mais que de comunicação. Há hoje uma grande valorização das ações mais dirigidas, visando maior engajamento do público com as empresas e, claro, seus produtos. Essas ações, habitualmente, trazem bons resultados para as empresas por um custo/benefício considerado interessante. Tudo isso, porém, não elimina a necessidade ou conveniência de se conhecer os números totais de acessos ou de “likes”. Eles dimensionam o mercado correspondente a cada time, a cada torcida.


Os números de torcedores, fãs, adeptos, seguidores, assinantes, o que sejam, que frequentam as páginas e canais dos clubes de futebol nas redes sociais são a cada temporada mais impressionantes. O espanto fica ainda maior quando vemos, isoladamente, os números de alguns clubes europeus. Não demora muito, se mantido esse ritmo e situação, Barcelona, Real Madrid e Manchester United não mais poderão ser chamados nem mesmo de europeus... Terão que ser classificados como mundiais. Levantamento feito pela alemã Result Sports, empresa especializada no mundo digital, tendo 1º de outubro de 2016 como sua data-base, mostrou os 25 maiores clubes europeus no número acumulado de “likes”, visitas, visualizações, das diferentes mídias digitais, acumulados durante os primeiros 9 meses do ano. Reparem que os números menores, abaixo de cada mídia e também do total, mostram a evolução de agosto para setembro (há clubes com números baixíssimos de crescimento, alguns sem movimentação e alguns até com decréscimo, mas a esmagadora maioria é de acréscimos). O instituto não apresentou relatórios mensais com clubes da América do Sul, infelizmente.
 
Os 25 maiores – 1º de Janeiro a 1º de outubro


O relatório mostra o crescimento da presença nas mídias digitais de clubes de futebol de todo o mundo, como Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, relacionadas na tabelas, e outras não discriminadas e agrupadas, como Periscope e Google. De acordo com o Result Sports, cerca de 600 clubes são monitorados em todo o planeta, mas o relatório divulgado apresenta apenas os 100 maiores resultados. É importante ter clara a tabela anterior para melhor entender as próximas. Peguemos, por exemplo, o Real Madrid. Ele foi o clube que apresentou o maior crescimento durante todo o ano, com 34,4 milhões de novos likes, seguidores, visitantes, mas no acumulado do ano, em 1º de outubro, estava atrás do Barcelona, com um total de 174,1 milhões de visualizações, likes ou visitas. O relatório chama a atenção para o crescimento da Chapecoense, que em cerca de 40 dias no final do ano agregou um total de 4.480.077 torcedores, fãs ou seguidores.
Outro clube destacado pelos autores do trabalho é o mexicano América, que apresentou um crescimento de 3,2 milhões de novos torcedores ou seguidores em suas páginas.

13 Brasileiros na lista dos 100 Maiores Crescimentos
 
Além da Chape, na 12ª colocação, outros 12 brasileiros estão entre os 100 maiores:

21º - Flamengo
28º - Corinthians
33º - São Paulo
38º - Grêmio
40º - Palmeiras
50º - Santos
53º - Atlético Mineiro
63º - Cruzeiro
66º - Internacional
78º - Sport
91º - Vitória
95º - Fluminense
 
Vale destacar, também, os argentinos River Plate em 22º lugar e Boca Juniors em 25º.

Eis a lista completa de crescimento no período citado:


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