segunda-feira, 8 de maio de 2017

Audiência na TV: Por que o Flamengo ganha mais? - Parte II


O Flamengo conquistou mais um título estadual, após virar partida contra o Fluminense. E a conquista gerou números recordes no futebol da Globo, que exibiu o Fla-Flu de forma exclusiva na televisão aberta.

Foram 40 pontos de audiência com 64% de participação nas televisões ligadas. Esse foi o recorde do futebol em 2017 na Rede Globo, deixando para trás o número obtido por Brasil e Paraguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Na ocasião, a emissora chegou a 39 pontos de média.

E o recorde vai além. Havia quase três anos que a Globo não tinha um número tão alto na audiência do Rio de Janeiro com o futebol. A última vez que houve um Ibope maior foi em 2014, durante a Copa do Mundo. A goleada de 7 a 1 da Alemanha sobre o Brasil marcou 41 pontos na época.

Caso seja considerado jogos aos domingos, o recorde é ainda mais antigo. A barreira dos 40 pontos foi batida pela última vez em 2009, quando o Flamengo venceu o Grêmio e conquistou o título brasileiro daquele ano. Foram 42 pontos na ocasião.

Em São Paulo, com o título encaminhado e sem um clássico na decisão, a Globo não teve um aumento tão significante. Ainda assim, o jogo entre Corinthians e Ponte Preta marcou 29 pontos, com 49% de participação das televisões ligadas. O índice igualou o melhor ibope registrado aos domingos; foi a mesma pontuação de Corinthians x São Paulo, pela semifinal do Paulistão.

Cada ponto no Ibope equivale a 70,5 mil residências (ou 199,3 mil pessoas) na Grande São Paulo. No Rio de Janeiro e região metropolitana, cada ponto é igual a 44 mil residências (ou 116,9 mil telespectadores).



Foi publicado aqui no blog também:


Um comentário:

  1. Boa noite,
    Marcel, como eu posso entrar em contato com você? Eu estou desenvolvendo minha tese de doutorado em história e gostaria de entrevistá-lo.

    ResponderExcluir