"Embalada pela sequência de troféus levantados pelo clube no sub-20 entre 2005 e 2007, a garotada do Flamengo embarcou em agosto de 2007 para a Malásia, para disputar o Mundial Sub-19 de Clubes (The Championship Youth Cup), organizado pelo G-14 (grupo dos quatorze clubes de futebol mais ricos do mundo) e jogado em Kuala Lumpur.
O Flamengo caiu no grupo A do torneio, junto a Milan, da Itália; Ajax, da Holanda; e Arsenal, da Inglaterra. O grupo B tinha Juventus, da Itália; Barcelona, da Espanha; Paris St-Germain, da França; e seleção do Qatar. O grupo C tinha Manchester United, da Inglaterra; Porto, de Portugal; Internazionale, da Itália; e Boca Juniors, da Argentina. E o grupo D era formado por Chelsea, da Inglaterra; Bayern de Munique, da Alemanha; PSV Eindhoven, da Holanda; e seleção da Malásia.
Na estreia, o rubro-negro carioca enfrentou os rubro-negros milaneses e empatou por 1 a 1, gols de Pedro Beda para o Flamengo e de Pierre Aubameyang para o Milan. Na segunda partida, o adversário foi o Arsenal; vitória rubro-negra: 2 a 1, de virada, com dois gols do atacante Kayke. No terceiro jogo, duelo com mais um gigante europeu, o Ajax, de Amsterdã; e mais uma vitória, 1 a 0, gol de Kayke. O Flamengo terminou a primeira fase em primeiro lugar no grupo; o Milan ficou em segundo, e ambos avançaram às quartas de final. Arsenal e Ajax voltaram para casa, eliminados.
Nas quartas de final, as partidas foram: Flamengo x PSV Eindhoven; Bayern Munique x Milan; Internazionale x Juventus; e Barcelona x Manchester United. Em seu duelo frente aos holandeses, o Flamengo venceu por 1 a 0, gol do meia Erick Flores no último minuto. Os confrontos semifinais comprovavam a dureza da competição: Flamengo x Manchester United e Milan x Juventus.
A garotada rubro-negra encarou os Diabos Vermelhos ingleses com uma melhor campanha até ali. O time enfiou três bolas na trave, mas acabou derrotado: 2 a 1 Manchester, com Hewson abrindo o placar para os ingleses, Kayke, de pênalti, empatando no fim do primeiro tempo, e Hewson fazendo de novo, a dez minutos do fim. O Manchester acabou campeão, batendo a Juve na final por 1 a 0. O Flamengo decidiu o terceiro lugar contra o Milan, e venceu! Vander abriu o placar após grande jogada de Vinícius Colombiano; o atacante francês Pierre Aubameyang, que foi o artilheiro da competição com seis gols, empatou com o Milan; o zagueiro Wellington desempatou e Kayke, que com cinco gols no torneio foi o vice-artilheiro, fechou o placar: 3 a 1. Flamengo, terceiro colocado no Mundial Sub-19 de Clubes".
(A NAÇÃO, pgs. 238-239)
Pierre-Emerick Aubameyang, francês que defende a Seleção do Gabão, foi revelado pelas divisões de base do Milan, mas nunca jogou uma partida sequer pelo time profissional milanês.
Passou por empréstimo por Dijon, Lille e Monaco, três times franceses. Destacou-se e foi contratado pelo Saint-Etienne, onde na temporada 2011-12 jogou 38 jogos e fez 18 gols, despertando a cobiça de vários clubes de ponta do cenário europeu. Na temporada 2012-13 jogou 45 jogos e fez 21 gols.
Destacou-se ainda mais no Borussia Dortmund, que o contratou por 13 milhões de euros. Fez 16 gols na temporada 2013-14, 25 gols na temporada 2014-15, 39 gols (em 49 jogos) na temporada 2015-16, e 40 gols (em 46 jogos) na temporada 2016-17. Na temporada 2017-18, já tinha 21 gols em 24 jogos quando foi contratado a peso de ouro pelo Arsenal, migrando para o futebol inglês.
Em 2018 foi contratado pelo Arsenal por 63,7 milhões de euros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário