Para facilitar a comparação histórica, já que a pontuação do futebol mudou ao longo do tempo, a referência aqui será batizada como "Taxa de Satisfação", a qual nada mais será do que o percentual de aproveitamento com a vitória valendo três pontos.
A comparação não será por Temporada, mas por Ano, ou seja, considerando os jogos disputados de 1º de janeiro a 31 de dezembro. Como muitas vezes foi comum, campeonatos de um ano só vieram a ser terminados no início do ano seguinte; assim há algumas vezes pedaços de campeonato caindo num ano e outro em outro.
Por fim, como critério de comparação, não será utilizado ou considerado a quantidade de títulos conquistados. O único critério de definição do ordenamento é a já citada "Taxa de Satisfação" nos moldes explicados.
MELHORES ANOS
10º LUGAR: 2002
Taxa de Satisfação: 40,4%
Ataque nesse período: 3º lugar
Defesa neste período: 10º lugar
O pior ano nos Anos 2000 em aproveitamento para o Flamengo foi aquele com pior desempenho defensivo nesta década. Jogou 66 jogos, vencendo apenas 22 vezes, empatando 14 vezes e perdendo incríveis 30 vezes. Fez 114 gols, equivalente a 1,73 por partida, e levou 115 gols, equivalente a 1,74 por partida. Foi seu pior desempenho nos 70 anos anteriores.
No Campeonato Carioca de 2002, o time ficou com um impressionante 8º lugar. Jogou boa parte da campanha com um time sub-20 que utilizou diferentes treinadores. O técnico principal era João Carlos, depois substituído por Lula Pereira. O time era: Júlio César, Alessandro, Juan, Fernando e Athirson; Jorginho (Rocha), Beto, Nélio Rodrigues (Juninho Paulista) e Felipe Melo; Andrézinho e Leandro Machado (Roma). Jogou a Copa Libertadores da América e fez sua pior campanha na história do torneio, eliminado logo na Fase de Grupos e na última posição do grupo. O time treinado por João Carlos atuou com: Júlio César, Maurinho, Valnei, Fernando e Athirson; Leandro Ávila, Rocha, Felipe Melo e Juninho Paulista; Andrézinho e Leandro Machado. No Campeonato Brasileiro de 2002 terminou em 18º lugar. Até a 6ª rodada era treinado por Lula Pereira, depois substituído por Evaristo de Macedo. Livrou-se do rebaixamento nas rodadas finais, terminando apenas 3 pontos acima de Portuguesa de Desportos e Palmeiras, os dois primeiros dentre os rebaixados, lista na qual também figurou o Botafogo. Seus titulares eram: Júlio César, Alessandro (Fábio Baiano), André Dias, André Bahia e Athirson; Jorginho, André Gomes, Iranildo e Felipe Melo; Zé Carlos e Liédson.
9º LUGAR: 2005
Taxa de Satisfação: 45,0%
Ataque nesse período: 10º lugar
Defesa neste período: 7º lugar
O segundo pior desempenho nos Anos 2010 foi marcado pelo pior desempenho ofensivo nesta década. Jogou 63 jogos, vencendo 22 vezes, empatando 19 vezes e perdendo 22 vezes. Fez 86 gols, equivalente a tão só 1,37 por partida, e levou 86 gols, equivalente a 1,37 por partida, terminando o ano, portanto, com um saldo de gols igual a zero.
No Campeonato Carioca de 2005 terminou em 3º lugar. Começou sendo treinado por Júlio César Leal, logo substituído por Cuca. Os titulares foram: Diego, Ricardo Lopes, Júnior Baiano, Fabiano e André Santos; Da Silva, Júnior, Jônatas e Felipe Gabriel (Zinho); Emerson Geninho e Dimba (Marcos Denner). No Campeonato Brasileiro de 2005 terminou em 15º lugar. No 1º Turno foi treinado por Celso Roth, e atuou com um time titular formado por Diego, Leonardo Moura, Rodrigo Arroz, Júnior Baiano, Henrique e André Santos (André); Fabiano (Augusto Recife), Jônatas (Souza) e Renato Abreu; Jean e Obina. No 2º Turno, houve mudança de técnico, que passou a ser o então auxiliar permanente Andrade, que ficou até a 33ª rodada, quando um rebaixamento à Série B parecia iminente. Assumiu então Joel Santana, que nas rodadas finais conseguiu evitar o rebaixamento. O time titular no returno foi formado por: Diego, Leonardo Moura, Renato Silva, Fernando e André Santos; Júnior, Jônatas, Diego Souza (Souza) e Renato Abreu; César Ramírez (Felipe Gabriel) e Obina.
8º LUGAR: 2006
Taxa de Satisfação: 49,0%
Ataque nesse período: 8º lugar
Defesa neste período: 6º lugar
Um ano com um desempenho ofensivo bem fraco e um defensivo apenas razoável. Ainda assim, conseguiu salvar o ano com o título de Campeão da Copa do Brasil. Disputou 68 jogos ao longo do ano, vencendo 28 vezes, empatando 16 vezes e perdendo 24 vezes. Fez exatos 100 gols, equivalente a 1,47 por partida, e levou 89 gols, equivalente a 1,31 por partida.
No Campeão Carioca de 2006 o Flamengo ficou com um quase inacreditável 11º lugar, seu pior desempenho no torneio em mais de 70 anos. O time era treinado por Valdir Espinosa, substituído na reta final por Waldemar Lemos. O time titular foi formado por: Diego, Leonardo Moura, Renato Silva, Ronaldo Angelim e Juan; Felipe Dias, Jônatas, Diego Souza e Renato Abreu; César Ramirez e Luizão. Foi Campeão da Copa do Brasil numa campanha iniciada sob o comendo de Waldemar Lemos, substituído após a semi-final por Ney Franco, então técnico do Ipatinga, de Minas Gerais. O time campeão, que superou ao Vasco na final, era formado por: Diego, Leonardo Moura, Renato Silva, Ronaldo Angelim, Fernando e Juan; Jônatas, Renato Augusto e Renato Abreu; Obina e Luizão. No Campeonato Brasileiro de 2006 terminou em 11º lugar, tendo sido treinado por Waldemar Lemos até a 6ª rodada, depois substituído por Ney Franco. No 1º Turno jogou com Diego, Leonardo Moura, Renato Silva, Fernando (Ronaldo Angelim) e Juan; Paulinho (Léo Oliveira), Léo Medeiros, Renato Augusto (Wálter Minhoca) e Renato Abreu; Sávio (Obina) e Luizão. No 2º Turno jogou com Bruno, Leonardo Moura, Renato Silva, Fernando, Ronaldo Angelim (Rodrigo Arroz) e Juan; Paulinho, Léo Medeiros, Renato Augusto e Renato Abreu; Obina.
7º LUGAR: 2004
Taxa de Satisfação: 49,6%
Ataque nesse período: 9º lugar
Defesa neste período: 2º lugar
O ano do Flamengo foi muito ruim ofensivamente, o 9ª pior desempenho entre 2000 e 2009, ainda que defensivamente tenha tido seu 2º melhor desempenho neste período. Disputou 76 jogos ao longo do ano, vencendo 30 vezes, empatando 23 vezes e perdendo 23 vezes. Fez 107 gols, equivalente a 1,41 por partida, e levou 87 gols, equivalente a 1,14 por partida.
No Campeonato Carioca de 2004 terminou em 1º lugar, treinado por Abel Braga e jogando com Júlio César, Rafael, Henrique, Fabiano Eller e Roger Guerreiro; Da Silva, Douglas Silva (Jônatas), Ibson e Zinho; Felipe e Jean. Foi Vice-campeão da Copa do Brasil, com o time de Abel Braga perdendo a final para o Santo André quando jogava por um empate no Maracanã para conquistar o título. No Campeonato Brasileiro de 2004 terminou em 17º lugar, lutando contra o rebaixamento, do qual se livrou apenas com uma goleada sobre o Cruzeiro na última rodada. No 1º turno foi treinado por Abel Braga até a 16 rodada, tendo havido na sequência uma passagem relâmpago do técnico Paulo César Gusmão, que ficou apenas 5 rodadas a frente da equipe. O time titular no turno foi formado por Júlio César, Reginaldo Araújo (Gauchinho), Henrique, Fabiano Eller e Roger Guerreiro; Da Silva, Douglas Silva, Jônatas, Ibson e Juliano; Jean. No 2º turno, o time foi treinado por Ricardo Gomes até a 39ª rodada, tendo nas 7 rodadas finais sido comandado pelo então auxiliar-técnico permanente Andrade. O time titular atuou com Júlio César, China, André Bahia, Júnior Baiano e Roger Guerreiro; Da Silva, Júnior, Ibson e Zinho (Felipe); Jean e Dimba.
6º LUGAR: 2001
Taxa de Satisfação: 52,9%
Ataque nesse período: 7º lugar
Defesa neste período: 3º lugar
O ano teve um desempenho ofensivo bastante fraco, tendo o resultado não sido pior porque a defesa teve o 3º melhor desempenho entre 2000 e 2009. O time disputou 75 jogos ao longo do ano, vencendo 35 vezes, empatando 14 vezes e perdendo 26 vezes. Fez 114 gols, equivalente a 1,52 por partida, e levou 89 gols, equivalente a 1,19 por partida.
Conquistou o Tri-Campeonato Carioca com o histórico gol de Petkovic, e na sequência foi Campeão da Copa dos Campeões Regionais, torneio seletivo para a Libertadores do ano seguinte. No Carioca de 2001 o time treinado por Zagallo jogou com Júlio César, Alessandro, Juan, Gamarra e Cássio; Leandro Ávila, Rocha, Beto e Petkovic; Reinaldo e Edílson. No Campeonato Brasileiro de 2001 terminou em 24º lugar, só se livrando do rebaixamento na última rodada, quando venceu ao Palmeiras por 2 a 0, partida na qual se houvesse perdido teria sido rebaixado, já que seria ultrapassado pelo Santa Cruz. O time foi treinado por Zagallo, substituído nas 3 rodadas finais por uma passagem relâmpago de Carlos Alberto Torres, que conseguiu evitar o rebaixamento. Os titulares nesta campanha foram Júlio César, Alessandro, Juan, Leonardo Valença e Cássio; Jorginho, Rocha, Beto e Petkovic; Reinaldo e Edílson (Roma). Este time que tinha Vampeta no banco de reservas. O Flamengo terminou o ano sendo Vice-campeão da Copa Mercosul, perdendo a final nos pênaltis para o San Lorenzo, da Argentina.
5º LUGAR: 2003
Taxa de Satisfação: 53,2%
Ataque nesse período: 6º lugar
Defesa neste período: 9º lugar
Apesar do péssimo desempenho defensivo naquele ano, o 2º pior do período entre 2000 e 2009, ainda que o sistema ofensivo tenha sido tão só o 6º melhor do período entre 2000 e 2009, foi suficiente para o 5º melhor desempenho total relativo desta década. O time jogou 74 jogos, vencendo 34 vezes, empatando 16 vezes e perdendo 24 vezes. Fez 113 gols, equivalente a 1,53 por partida, e levou 111 gols, equivalente a 1,50 por partida.
No Campeonato Carioca de 2003 terminou em 3º lugar, quando era treinado por Evaristo de Macedo, e tinha como titulares a Júlio César, Alessandro, André Dias (André Bahia), Fernando e Athirson; Jorginho, André Gomes, Felipe e Fábio Baiano; Zé Carlos e Fernando Baiano. Foi Vice-campeão da Copa do Brasil, perdendo o título para o Cruzeiro. No Campeonato Brasileiro de 2003 terminou em 8º lugar. No 1º turno, o treinador foi Nelsinho Baptista, que ficou no cargo até a 19ª rodada, substituído por Oswaldo de Oliveira. O time titular do turno jogou com Júlio César, Luciano Baiano, André Bahia, Fernando e Cássio; Fabinho, Jônatas, Igor e Fábio Baiano; Jean e Fernando Baiano. No 2º turno houve uma nova troca de treinador a partir da 37ª rodada, quando assumiu Waldemar Lemos, que comandou a equipe nas 10 rodadas finais. O time titular do returno foi formado por Júlio César, Rafael, Fabiano Eller, Fernando e Ânderson; Fabinho, André Gomes, Jônatas e Igor; Zé Carlos (Jean) e Edílson.
4º LUGAR: 2007
Taxa de Satisfação: 56,5%
Ataque nesse período: 5º lugar
Defesa neste período: 5º lugar
O Flamengo apresentou uma regularidade mediana dos dois lados do campo nesta temporada, tendo tido tanto ofensiva quanto defensivamente o 5º melhor desempenho naquela década. Jogou 62 jogos, vencendo 30 vezes, empatando 15 vezes e perdendo 17 vezes. Fez 95 gols, equivalente a 1,53 por partida, e levou 81 gols, equivalente a 1,31 por partida.
No Campeonato Carioca de 2007 foi o Campeão, treinado por Ney Franco, e jogando com Bruno, Leonardo Moura, Irineu, Ronaldo Angelim e Juan; Paulinho, Claiton, Renato Augusto e Renato Abreu; Roni e Souza. Jogou a Libertadores da América, caindo perante o Defensor Sporting, do Uruguai, nas oitavas de final, atuando com Bruno, Leonardo Moura, Irineu, Ronaldo Angelim e Juan; Paulinho, Renato Augusto, Juninho Paulista e Renato Abreu; Roni e Souza como titulares. No Campeonato Brasileiro de 2007 fez uma arrancada histórica, terminando em 3º lugar. No 1º Turno, o time teve Ney Franco como técnico até a 15ª rodada, e Joel Santana a partir de então, e os titulares foram Bruno, Leonardo Moura, Irineu, Ronaldo Angelim e Juan; Paulinho (Cristian), Jaílton, Léo Medeiros e Renato Augusto; Paulo Sérgio e Obina. No 2º Turno, o time titular comandado pelo "Papai Joel" foi formado por Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton (Léo Medeiros), Cristian, Toró e Ibson; Obina e Souza.
3º LUGAR: 2000
Taxa de Satisfação: 58,9%
Ataque nesse período: 1º lugar
Defesa neste período: 8º lugar
Foi um ano com o melhor desempenho ofensivo do período entre 2000 e 2009. Jogou 77 jogos, vencendo 40 vezes, empatando 16 vezes e perdendo 21 vezes. Fez 159 gols, equivalente a 2,06 por partida, e levou 106 gols, equivalente a 1,38 por partida.
No Campeonato Carioca de 2000 foi o Campeão, apesar das turbulências que fizeram o time ter três treinadores ao longo da campanha: no turno era Paulo César Carpegiani, na primeira metade do returno foi Carlos César, e na reta final o time foi treinado por Carlinhos. O time campeão: Clemer, Maurinho, Juan, Fabão (Luiz Alberto) e Athirson; Leandro Ávila, Mozart, Iranildo (Beto) e Fábio Baiano; Reinaldo e Tuta. Time que tinha a Dejan Petkovic no banco de reservas. No Campeonato Brasileiro de 2000 o time terminou em 19º lugar. Nas 18 primeiras rodadas foi treinado por Carlinhos, depois substituído por Zagallo. Os titulares nesta campanha foram Júlio César, Maurinho, Juan, Fernando e Bruno Carvalho; Leandro Ávila, Rocha, Petkovic e Alex (Denílson); Adriano e Edílson.
2º LUGAR: 2009
Taxa de Satisfação: 61,6%
Ataque nesse período: 4º lugar
Defesa neste período: 1º lugar
Destaque para o fato do Flamengo ter tido o melhor desempenho defensivo em todo o período entre 2000 e 2009. Jogou 66 jogos, vencendo 34 vezes, empatando 20 vezes e perdendo 12 vezes no ano. Fez 108 gols, equivalente a 1,64 por partida, e levou somente apenas 66 gols, equivalente a 1,00 por jogo.
No Campeonato Carioca de 2009 o Flamengo foi o Campeão, sendo treinado por Cuca e tendo como titulares a Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Aírton, Willians, Kléberson e Ibson; Zé Roberto e Emerson Sheik (Josiel). No Campeonato Brasileiro de 2009 também foi o Campeão. No 1º Turno, começou treinado por Cuca, substituído após a 13ª rodada pelo então auxiliar-técnico permanente Andrade, que levou o time ao título. Os titulares no 1º Turno foram Bruno, Leonardo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Éverton; Aírton, Willians, Toró (Fierro) e Kléberson; Emerson Sheik e Adriano. E no 2º Turno foram Bruno, Leonardo Moura, Álvaro, Ronaldo Angelim e Juan; Aírton, Maldonado (Toró), Willians (Fierro) e Petkovic; Zé Roberto e Adriano.
1º LUGAR: 2008
Taxa de Satisfação: 64,1%
Ataque nesse período: 2º lugar
Defesa neste período: 4º lugar
Um ano em que o Flamengo teve o 2º melhor ataque e a 4ª melhor defesa do período entre 2000 a 2009, jogou 66 jogos, vencendo 38 vezes, empatando 13 vezes e perdendo 15 vezes. Fez 126 gols, equivalente a 1,91 por partida, e levou 79 gols, equivalente a 1,20 por partida.
No Campeonato Carioca de 2008 o time foi o Campeão, treinado por Joel Santana e atuando com Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Cristian (Jaílton), Toró, Kléberson e Ibson; Marcinho e Souza (Obina). Jogou a Copa Libertadores da América, quando foi eliminado nas oitavas de final pelo América do México. No Campeonato Brasileiro de 2008 terminou em 5º lugar, tendo sido treinado durante toda a campanha por Caio Júnior. No 1º Turno teve como titulares a Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Cristian, Jônatas (Toró) e Ibson; Marcinho (Diego Tardelli) e Obina (Souza). E no 2º Turno os titulares foram Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Toró, Ibson e Kléberson; Marcelinho Paraíba e Obina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário