terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

As estréias do Flamengo em suas participações na Copa Libertadores


A estréia do Flamengo em Taça Libertadores da América aconteceu em 1981; o primeiro jogo foi um empate em 2 x 2 com o Atlético Mineiro no Mineirão. Os atleticanos chegaram a estar com um 2 x 0 a seu favor, dois gols de Éder, mas Nunes e Marinho empataram.

Na sua segunda Libertadores, no ano seguinte, como campeão de 1981, o Flamengo só fez sua estréia na segunda fase, tendo perdido para o Peñarol, em Montevidéu, por 1 x 0.

A terceira estréia foi na Libertadores de 83, na qual a campanha se iniciou com um empate em 1 x 1 com o Grêmio no Estádio Olímpico, em Porto Alegre. No ano seguinte, a estréia foi no Maracanã, e a campanha começou com pé direito, goleada por 4 x 1 sobre o Santos.

Depois de 4 participações consecutivas, o Flamengo só voltou à Libertadores sete anos depois, em 1991. Fez sua estréia com um empate em 1 x 1 com o Corinthians no Estádio José Frageli, em Cuiabá, no Mato Grosso (mando de campo era do Flamengo).

Dois anos depois, o Flamengo voltou à Libertadores e enfrentou o Internacional no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, em sua estréia, e empatou em 0 x 0.

O Flamengo ficou então 9 anos afastado da Libertadores; voltou em 2002 e para fazer sua pior campanha entre todas suas participações. Na estréia perdeu para o Once Caldas, em Manizales, na Colômbia, por 1 x 0.

Voltou à Libertadores cinco edições depois, em 2007, e na estréia foi à altitude de Potosi enfrentar o Real Potosí; chegou a estar perdendo por 2 x 0, mas conseguiu reagir e empatar em 2 x 2.

No ano seguinte, mais uma Libertadores, na qual empatou seu primeiro jogo em 0 x 0 com o Coronel Bolognesi jogando em Tacna, no Peru.

Daí para frente participou ano sim ano não. Em 2010, na estréia venceu o Universidad Católica, do Chile, por 2 x 0 no Maracanã. Em 2012, jogou a Pré-Libertadores, e fez mais uma vez sua estréia na altitude de Potosi, na Bolívia, e acabou derrotado pelo Real Potosi por 2 x 1.

O jogo contra o León, no México, foi a 12ª estréia do Flamengo em Copa Libertadores. Jogando fora de casa, o Flamengo mais uma vez foi derrotado numa estréia, perdeu por 2 x 1 no México.

O saldo não era nada positivo, nas 12 estréias até aqui, foram 2 vitórias (ambas no Maracanã), 6 empates e 4 derrotas.

Na Libertadores 2017, o Flamengo fez sua melhor estreia, quando jogando no Maracanã, goleou ao San Lorenzo por 4 x 0, com todos os gols marcados no segundo tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário