Excelentes sugestões para melhorar a atratividade do Programa Sócio-Torcedor, matéria publicada originalmente no site Buteco do Flamengo. O post é de Roberto Silva Gomes (flamenguista Off-Rio).
“Conheço um Flamengo que eu vivo aqui falando todos os dias, ele não deixou de existir, pode sim está sendo mal dirigido, mal administrado, ha muito tempo, mas eu não quero ficar todo ano sofrendo quarta, domingo, em assistir o time disputando a fuga do rebaixamento. Acho que nenhum flamenguista merece passar por isso. Este ano mais uma vez seremos meros figurantes do campeonato brasileiro e o décimo sexto lugar, pra mim, será como fosse o primeiro lugar.
Não vai ser um título da Copa do Brasil e muito menos do Campeonato Estadual, que vão me deixar mais confortável, aceitando que ta tudo mais ou menos... Também não adianta vir com essa conversa fiada de que temos que pagar nossas dívidas e deixar o futebol em segundo, terceiro plano. Tenho certeza que o futebol pode ter outro tratamento e pagarmos as dívidas, concluir o CT Ninho de Urubu, tudo feito simultaneamente e o Clube funcionando muito bem.
Os Blues foram eleitos para fazerem tudo isso ao mesmo tempo e não sou eu que estou falando agora, isso fez parte da plataforma deles na eleição. Portanto se não estão conseguindo dar conta que mudem os rumos de sua gestão, pois algo deve ter dado errado e eu também acho que deu, mas que pode ser corrigido ate de uma forma simples e tudo voltar a ser como eles pensavam anteriormente.
O quadro demonstrativo existente no site oficial do C.R. do Flamengo referente ao programa sócio-torcedor, a meu ver se mostra totalmente conflitante, uma vez que das 7 modalidades ali inseridas, 5 delas se sobrepõem (valores quase idênticos) e a última modalidade lançada, a ST Tradição, não traduz vantagem alguma a quem a ela adere, pois em apenas 1 jogo já se demonstra que a modalidade gasta igual ou até mais que um sócio-torcedor Raça. Dito isso, apresento a seguir, de forma sucinta, um programa que poderia servir ao Flamengo, com um formato que me parece ser bem simples e de fácil assimilação. Vamos a ele. Modalidades:
1. sócio-torcedor rubro-negro;
a) mensalidade a 40 reais: atenderia aos torcedores que moram na cidade do Rio Janeiro e em cidades em um raio de até 100km da cidade maravilhosa; b) mensalidade a 30 reais: atenderia aos torcedores que moram em cidades que ficam num raio entre 100km e 300km da cidade do Rio de Janeiro e no exterior.
2. sócio-torcedor popular:
Mensalidade a 20 reais e atenderia a todos os torcedores que moram em qualquer cidade do Brasil e no exterior (exceto;
3. sócio-torcedor urubuzinho:
Mensalidade a 5 reais e atenderia a torcedores até 12 anos de idade.
Principais Vantagens:
O sócio-torcedor rubro-negro terá prioridade na compra antecipada de ingressos com descontos, para os jogos que o mando de campo for do Flamengo;
O sócio-torcedor popular terá prioridade na compra antecipada de ingressos, porém sem descontos, para os jogos que o mando de campo for do Flamengo;
Os sócios-torcedores rubro-negro e popular poderão participar de sorteios e promoções realizadas pelo Flamengo, assim como obter descontos na aquisição de produtos/serviços na Rede de Estabelecimentos conveniadas com o Clube, desde que estejam em dia com suas mensalidades;
Os sócios-torcedores rubro-negro e popular poderão se cadastrar no site Movimento por um Futebol Melhor e participar de ações promocionais ali realizadas;
O sócio-torcedor urubuzinho ao ser registrado, ganhará uma carteirinha personalizada. Poderá participar de uma série de ações e promoções desenvolvidas pelo Flamengo.
Como conseguir aumentar as adesões ao programa sócio-torcedor?
Existem infinitas maneiras de se atingir a esse objetivo. Para que não percamos muito tempo, iniciaremos pelos rubro-negros que constantes no Maracanã e não-sócios (por algum motivo qualquer). Como fazer para que virem sócios?
1. Montagem de Stands em lugares estratégicos dentro do Maracanã em dias de jogos;
2. pesquisa de mercado (Survey) reduzido, objetivo, aplicado ao maior número de rubro-negros possível (sócios ou não).
3. usando a tabela/quadro, a ser demonstrada aos torcedores não-socios, provaria-se rapidamente que ir a apenas dois jogos ou mais por mês no Maracanã, já compensaria a inclusão/adesão ap programa de Sócio-Torcedor. Sem falar nas facilidades em comprar ingressos, acessarem o estádio, participarem de sorteios, promoções, fazerem parte do movimento por um futebol melhor, etc. Tabela/quadro:
a) valores dos ingressos para cadeiras norte e sul: inteira para não-socios a 60 reais, meia a 30 reais, inteira socios-torcedores a 20 reais e meia a 10 reais; b) valores dos ingressos para cadeiras inferior e superior leste: inteira para não-socios a 80 reais, meia a 40 reais, inteira socios-torcedores a 30 reais e meia a 15 reais; c) valor da mensalidade para socio-torcedor plano raça: R$ 39,90 (vamos arredondar para 40 reais para facilitar nossos cálculos).
4. Um torcedor não sócio, nem estudante, gastaria nos setores norte ou sul em uma partida o mesmo valor do Plano Raça + o ingresso. Em duas ou três partidas desembolsaria bem menos. E o mesmo vale para todos os outros setores, com vantagens maiores ainda.
Como aumentar mais ainda as adesões ao programa sócio-torcedor
O Flamengo precisa convencer ao não-sócio a se tornar ST, inclusive com propaganda massiva, para que o ST não se sinta um “mero doador”, sim consumidor, torcedor mesmo! Informando a seus socios-torcedores, o clube poderia realizar sorteios produtos com a marca Flamengo, inclusive produtos Adidas e carros Peugeot. Essa seria uma bela meta a estimular inclusive a adesão. Veja:
50 mil adesões ao programa de Sócio-torcedor, sorteios quinzenais de produtos;
100 mil adesoes, sorteios semanais;
150 mil adesões, sorteio qunzenais com o dobro de prêmios;
200 mil adesões, sorteios diários;
A partir de 250 mil STs, sorteios diários com grande números de produtos e vantagens, ampliando-se a cada 50 mil adesões.
Gostaria muito de saber como vocês viram as ideias. Por favor deem sugestões para a melhoria, comentem”.
Autor: Roberto Silva Gomes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário