quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Programa Nação Rubro-Negra segue vivendo o "Dilema de Tostines"

O Programa de Sócio-Torcedor Nação Rubro-Negra cumpriu seu 17º mês de aniversário neste 26 de agosto de 2014 (1 ano e 5 meses de vida). E como vem ocorrendo nos últimos meses, o programa segue "sangrando", com saldo líquido negativo. Está mais do que claro: só por amor, ele não vai mais!

O programa se meteu num "Dilema de Tostines". Em 1984, um comercial de televisão, desenvolvido pelo publicitário Ênio Mainardi para a marca de biscoitos Tostines, marcou uma época com o slogan: "Tostines vende mais porque é fresquinho, ou é fresquinho porque vende mais?". Foi tão marcante que virou caso, usado até hoje.

O sócio-torcedor está neste Dilema de Tostines. O Flamengo precisa de dinheiro para contratar craques e conta com o Programa Nação Rubro-Negra para isto, mas o programa para continuar crescendo e dar mais dinheiro, precisa de craques. O programa Nação Rubro-Negra parou de crescer porque não há craques, ou não há craques porque ele parou de crescer?

Fato é que a estagnação está escancarada!!




Continua impressionante o desempenho do Cruzeiro, que se aproxima a passos largos do Flamengo e ameaça a 3ª posição rubro-negra no ranking de sócios-torcedores. É um caso a ser avaliado para se pensar em melhorias no modelo de atração de sócios-torcedores do Flamengo. Nos últimos dez meses, o Cruzeiro superou o Flamengo nove vezes, só no mês da final da Copa do Brasil, as adesões rubro-negras foram maiores. Naturalmente é consequência da excelente campanha que levou ao título de Campeão Brasileiro de 2013, mas os bons resultados perduram. É no mínimo um caso para fazer pensar na necessidade de investimentos especiais de alavancagem do Programa Nação Rubro-Negra. Uma grande contratação, capaz de mexer com a torcida, possibilitar chances reais de título no Campeonato Brasileiro, como aconteceu com Adriano, em 2009, deveriam ser avaliadas, mesmo diante do quadro de austeridade financeira atual. O Programa Nação Rubro-Negra está precisando tomar um choque de expansão!




Nenhum comentário:

Postar um comentário