domingo, 30 de novembro de 2014

Sócio-Torcedor Nação Rubro-Negra continua definhando

Depois de ameaçar uma recuperação em setembro e outubro, o Programa Nação Rubro-Negra sofreu um forte reverso em novembro, com a perda líquida de 4.269 sócio-torcedores.


O desempenho desde março, às vésperas do aniversário de 1 ano do programa, é catastrófico, o programa está derretendo!

E isto depois de um excelente resultado nos seus primeiros 12 meses. Em abril de 2014 o Nação Rubro-Negra fechou o mês com 64.264 sócio-torcedores. Em 26 de novembro, data de seu 20º mês de aniversário, o programa marcava 53.585.


O desempenho em 2014 é desastroso! Há uma perda acumulada no ano de 5.377 sócios-torcedores, o pior desempenho entre os clubes do G-12 do futebol brasileiro. Isto depois de ter tido o melhor desempenho entre todos os clubes nos seus primeiros 12 meses.

Em abril, o Flamengo ainda se sustentava, tinha o 4º maior volume de adesões acumuladas em 2014

Enquanto isto, os demais clubes expandiram fortemente seus números. Eis abaixo o quanto cresceram os programas dos demais clubes em 2014, com o total líquido de adesões.


O diagnóstico é o mesmo das últimas avaliações do programa apresentadas aqui no blog: o programa se meteu num "Dilema de Tostines". Em 1984, um comercial de televisão, desenvolvido pelo publicitário Ênio Mainardi para a marca de biscoitos Tostines, marcou uma época com o slogan: "Tostines vende mais porque é fresquinho, ou é fresquinho porque vende mais?". Foi tão marcante que virou caso, usado até hoje.

O sócio-torcedor está neste Dilema de Tostines. O Flamengo precisa de dinheiro para contratar craques e conta com o Programa Nação Rubro-Negra para isto, mas o programa para continuar crescendo e dar mais dinheiro, precisa de craques. O programa Nação Rubro-Negra parou de crescer porque não há craques, ou não há craques porque ele parou de crescer?

Está mais do que claro: só por amor não vai mais! O Flamengo precisa de um time forte para alavancar o Programa Nação Rubro-Negra. É urgente investir em um craque, para dar mais qualidade ao time e buscar via recursos do sócio-torcedor a sustentabilidade financeira do futebol. Já coloquei minha opinião pessoal aqui no blog: Agora chegou a hora de mudar de verdade o Flamengo!


Veja também:



Nenhum comentário:

Postar um comentário