O Programa de Sócio-Torcedor do Flamengo voltou a ter expansão em janeiro, crescendo em mais de 2 mil adesões líquidas.
Como mostra o gráfico, o programa voltou ao patamar da tendência de crescimento observada antes do título da Copa do Brasil 2013 (linha pontilhada no gráfico). Voltou a este patamar desde novembro, e desde então é a primeira vez que dá sinais de crescimento.
Se de fato "aderir" a este comportamento, a projeção é que termine 2015 entre 70 mil e 72 mil sócios-torcedores (STs).
No gráfico dá para ver o despegamento entre as linhas vermelha e pontilhada, sendo a primeira o comportamento pós-final da Copa do Brasil, e a segunda a tendência linear de crescimento da linha preta, que por sua vez é o crescimento de STs antes daquela final.
Este despegamento representou uma receita extra de cerca de R$ 7 milhões injetada pelo "fator Copa do Brasil 2013".
Vendo, no entanto, as adesões líquidas mês a mês, já houve uma "falsa retomada" entre setembro e outubro de 2014, quando o programa teve dois meses seguidos de expansão. Parecia ser a retomada, mas em novembro afundou em 4,3 mil STs a menos. Será que desta vez vai?
Vendo estas adesões líquidas por período acumulado, o que se tem é que o saldo de adesões entre setembro de 2014 e janeiro de 2015 é próximo a zero. Tendo o acumulado entre janeiro e agosto de 2014 sido negativo em 4,6 mil STs. Depois de 9 meses de forte expansão, o programa tem 13 meses de buraco. Estará sendo iniciada a fase de retomada natural? Vamos acompanhar...
O segundo ano do Programa Sócio-Torcedor Nação Rubro-Negra foi praticamente um "ano perdido".
Nenhum comentário:
Postar um comentário