terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Para que o Nação Rubro-Negra arranque para valer!

Dadas as reflexões e apresentados os números no texto Sócio-Torcedor: Agora Vai?, complemento com as excelentes ponderações e sugestões publicadas no ótimo Coluna do Flamengo. Excelentes sugestões cuja integra transcrevo abaixo:

Depois de presenciar inúmeras discussões exaustivas em torno do tema, o qual de repente, todos pareceram se especializar no assunto, vou listar minhas observações, lembrando que sou um leigo no assunto e nenhum dono da verdade nesta e qualquer outra questão.

1 – As pessoas compram serviços/produtos se percepção de valor delas é igual/maior que a oferta realizada. Este é o ponto-chave da questão.

2 – A percepção de valor em relação a questão de “doação ao Flamengo” que é um dos bens divulgados no serviço aparentemente chegou a um limite em relação aos preços ofertados + divulgação do serviço. Para continuar aumentando o público consumidor em relação a este tipo de “benefício” teria somente, algumas ações possíveis:

2.1 Diminuir o preço do valor mínimo de “doação”, aumentando a capilaridade das pessoas dispostas a isto.

2.2 Maior divulgação para atingir segmentos da população não atingidos pelos meios publicitários até então realizados.

2.3 Melhora da qualidade da propaganda realizada para cativar público resistente.

3 – A percepção de valor em relação ao bem: “Comparecimento facilitado ao estádio”, pode ter chegado ao limite. É possível que entre o número de usuais frequentados no Rio de Janeiro não seja ilimitado, até pela dificuldade de transporte, sensação de insegurança, estacionamento coibido, mobilidade de entrada e saída entram em confronto com o conforto de assistir em casa/bar. Talvez o tipo de ações disponíveis para aumentar a perceção de valor para este bem:

3.1 – Exibir relatos das pessoas que foram assistir o jogo em estádios, relatando a própria experiência em materiais de divulgação.

3.2 – Fazer ações de marketing diretamente nos torcedores dentro do estádio. Captando aqueles que ainda não são ST´s, com promotores de venda.

3.3 – Dar descontos “de entrada” para aqueles que não são St´s, por um tempo de 1 a 3 meses.

3.4 – Criar uma rede de transportes alternativos que em pontos espalhados pelo Rio, possam levar e trazer os ST´s de volta a estes pontos mediante o pagamento de um valor adequado, tirando o empecilho “estacionamento”, “metrô longe e lotado”, “ônibus perigosos”

3.5 – Criação de ranking no site dos ST´s que mais foram aos jogos. Possivelmente premiar os que mais frequentarem.

3.6 – Adoção de “season ticket”, permitindo comprar um conjunto antecipado de ingressos.

4 – A percepção do valor em relação ao bem:”Descontos em produtos e serviços”. Esta tende a melhorar com o tempo. Ao ST são enviadas diversas mensagens por email, não consolidadas quanto aos descontos disponíveis. Sempre com novas ofertas chegando. Em prazos díspares. Não é possível entrever quanto irá obter de desconto em inúmeros casos. Talvez seja um problema de divulgação para que a percepção de valor deste bem seja maximizada.

Possíveis ações:

4.1 – Divulgar material com exemplos de ST´s que obtiveram descontos em supermercados, lojas, com planilhas demonstrativas, dando vários exemplos de utilização.

4.2 – A equipe responsável ter a informação do ST que não está utilizando os descontos para enviar comunicação específica ao mesmo.

4.3 – Premiar os ST´s que utilizam mais os descontos, listando no Site, se possível, para estimular que mais clientes utilizem.

4.4 – Aumentar a gana de serviços/descontos associando a outros Clubes de Desconto, como o do Globo, por exemplo.

4.5 – Criação de plano ST específico para utilização deste “bem”, sem a frequência de estádio com ou sem a percepção de doação, com valor menor, suficiente para cobrir os custos de operação com lucro.

5 – Como a operação do serviço é feito pela “Golden Goal” talvez muito destas iniciativas propostas (e várias outras muito mais pertinentes e melhores que estas) seriam inviáveis. Por isto, aconselharia:

5.1 – Administração do Serviço ST pelo próprio Flamengo através da montagem de uma equipe especializada neste segmento. Os custos desta equipe poderiam ser cobertos, em parte ao menos, pelo fim dos pagamentos realizados à Golden Goal.

5.2 – Fazer periodicamente ações em “quem não é ST” para entender porque a maioria dos torcedores, com recursos, inclusive, optam por não sê-lo. Mapear as questões levantadas e fazer ações coordenadas para combatê-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário