segunda-feira, 4 de maio de 2015

Corinthians nunca será Flamengo

Replico abaixo o texto de Rodrigo Ferreira, da Coluna do Flamengo. Vejo-me na obrigação de fazer apenas um adendo: o "será o maior até a eternidade" colocado pelo Rodrigo não é verdade absoluta. Só será se o Flamengo entrar numa rotina de lutar na cabeça do Campeonato Brasileiro, temporada após temporada, neste futuro próximo. Se "sumíssemos" da luta pela ponta do cenário nacional, sim, poderemos deixar de ser a maior torcida. Eis a integra do texto do Rodrigo abaixo:  

"Semana passada mudei o canal da minha TV para a FoxSports, que é uma emissora que está crescendo muito nos últimos anos, onde assisto um programa chamado FoxSports Rádio, muito bem humorado, mas que tem um defeito que a maioria dos programas esportivos tem apresentado ultimamente, o bairrismo. Tudo em São Paulo é melhor. Ouvi que a torcida do Corinthians é muito maior que a Nação rubro-negra. O pseudo-jornalista chegou à essa conclusão pela média de público esse ano e pelo fato de o Corinthians estar na frente do Flamengo no plano sócio-torcedor. Oras, então o Internacional seria a maior torcida do Brasil e o Benfica do Mundo. Isso é o que encontramos nos programas esportivos de hoje.

Por isso estou repostando uma matéria que fiz no final do ano passado:

Corinthians nunca será Flamengo
Já se tornou rotina para qualquer amante de futebol ligar a sua televisão de manhã, à tarde ou à noite e ver a boa e velha “Mesa Redonda”. Programas que normalmente são formados por jornalistas e ex-jogadores que falam e informam tudo que acontece sobre o melhor esporte do mundo.

Programas que deveriam ter em sua totalidade, apresentadores e comentaristas imparciais, que mesmo declarando os times pelo qual torcem, adotassem um discurso coerente e não bairrista.

Não sou contra os comentaristas que revelam sua torcida por determinado time, até porque, para hoje eles estarem nesse posto, passando informação e expressando suas opiniões, acredito que passaram pelo estágio mais difícil e ao mesmo tempo mais emocionante desse esporte, ser torcedor.

Mas infelizmente é a parcialidade e os interesses pessoais que vemos ao ligarmos nossos aparelhos receptores de imagem e som.

Hoje nos deparamos com programas “paulistanizados”, concentrados e fixados no centro econômico do país (São Paulo) e que enxergam o resto do país como uma mera e inexpressiva extensão do filé mignon paulistano. Programas que levantam a bandeira da “corintianização”. Programas que vibram e atuam em prol do objetivo de destronar o Flamengo do posto de maior e mais importante clube do Brasil. E o clube escolhido para receber essa coroa, é obvio, é o Corinthians, tendo como principal carro chefe o titulo de maior torcida do país, e quem sabe até do mundo.

A realidade é que o Flamengo ter este posto incomoda muita gente, e o que mais fere o ego dessas pessoas é de que mesmo eles colocando uma “supremacia corintiana” nos meios de comunicação, não conseguem atingir o nosso nível de popularidade. Será que não basta para esses pseudos profissionais o Corinthians ser a segunda maior torcida do país?

A época que isso fica ainda mais evidente, são quando são divulgadas aquelas pesquisas fajutas que mostram que a torcida desse time paulista está se aproximando cada vez mais da torcida do Hexacampeão Brasileiro. São tantas baboseiras e tantos factóides que sinto pena só de lembrar, como a última em que diz que a torcida do Corinthians é maior que a do Flamengo em Minas Gerais (4,4% contra 2,9%). Será que dar para levar a sério uma pesquisa dessa?

O Corinthians pode até vir a ser a maior torcida do Brasil, basta que surja uma doença fatal que só atinja os rubro-negros ou que seja decretada uma lei em que todos bebês que nasçam, sejam corintianos. Enquanto isso tudo não acontece, o que resta são tentativas de lançarem mentiras atrás de mentiras na esperança que se tornem uma grande verdade.

Apesar de a mídia querer nos empurrar goela abaixo essa mentira, o fato é que o Corinthians não é Flamengo, simplesmente porque paixão não se impõe e nem se compra.

O que a mídia paulista ainda não entendeu é:

Que Gaviões da Fiel não é nem Beija-Flor e nem Mangueira

Que Praia de Santos não é Copacabana

Que Pacaembu não é Maracanã

Que Neto não é Zico

E principalmente, de que o Corinthians não é, nunca foi e nunca será Flamengo!

E que entre 1895 até a eternidade, nada nos superará.

E que o Flamengo continuará sendo oque sempre foi, O Maior Clube do Brasil!

E por fim, chegará o momento em que novamente o mundo estará aos nossos pés".

Rodrigo Ferreira
Somos Loucos e Fanáticos
rodrigo.ferreira@colunadoflamengo.com


Veja também aqui no blog:




Nenhum comentário:

Postar um comentário