terça-feira, 2 de maio de 2023

Flamengo + BRB: uma parceria de alto retorno sobre o investimento


Artigo de Amir Somoggi, diretor da Sports Value, publicado originalmente em inglês sob o título "A sponsorship with high ROI: Flamengo & BRB showcase". Abaixo a tradução, feita por este blog, podendo quem tiver interesse ler o texto original em inglês logo abaixo do texto traduzido para o português.

Artigo:

O Estudo de Caso Flamengo & BRB, um patrocínio com alto RoI (Return of Investment, em português: Retorno sobre o Investimento).

A parceria entre o Banco BRB e o Flamengo é um estudo de caso de marketing esportivo do futebol brasileiro.

Embora o mercado do futebol brasileiro seja gigantesco, com mais de 160 milhões de fãs, são raros os casos de sucesso em termos de negócios entre clubes e seus patrocinadores.

Em geral, os patrocínios são focados na pura visibilidade da marca, sem olhar para a geração de novos negócios e novas receitas.

É um caso que ilustra o atraso deste mercado brasileiro, um gigante de mídia global, mas bem fraco em patrocínio de times de futebol.

O Flamengo em junho de 2020 apresentou um novo patrocínio master, com o Banco BRB, com sede na cidade de Brasília, mas com objetivos de marketing a nível nacional.

O contrato previa o pagamento anual de US$ 7 milhões ao clube, mais ganhos adicionais por desempenho.

O Flamengo, o maior clube das Américas, com 40 milhões de torcedores e receita de US$ 230 milhões em 2022, encerrou o último exercício financeiro com US$ 46 milhões em receita comercial, incluindo patrocínios e licenciamento.

O banco, ao contrário de outras marcas, decidiu ativar o relacionamento com o clube, criando um produto específico para a torcida rubro-negra.

A instituição financeira, que tinha 680 mil clientes em 2018, com o patrocínio cresceu absurdamente, e em 2021 já contava com 3,7 milhões de clientes, encerrandou 2022 com 6,8 milhões.


Clientes BRB (em milhões)

O serviço criado foi uma conta digital gratuita chamada "NaçãoBRBFLa" que alcançou 3,2 milhões de novos clientes digitais para o banco. Simplesmente mais da metade dos clientes ativos do BRB são torcedores do Flamengo.


Eles também criaram um cartão específico para as fãs femininas, e foi um sucesso estrondoso!


O crescimento acelerado deveu-se principalmente pelas contas digitais criadas.

A receita saltou em mais de 60% em 2022 em relação a 2021, saltando de US$ 667 milhões para US$ 1,1 bilhão. O que só foi conseguido graças a este patrocínio.


Contas digitais de clientes - NaçãoBRBFla (em milhões)


Atualmente, estima-se que estes 3,2 milhões de clientes/torcedores em contas digitais, estejam avaliados em US$ 1,7 bilhão para o banco.

Um verdadeiro case de marketing esportivo, direto do Brasil!




ARTIGO ORIGINAL: A sponsorship with high ROI: Flamengo & BRB showcase

A sports marketing showcase from the Brazilian football: The partnership between the BRB bank and Flamengo.

Although the Brazilian football market is gigantic, with more than 160 million fans, it is rare showcases between clubs and their sponsors.

In general, the sponsorships are focused on pure visibility, without looking at the new business generation and revenues.

Here you can see how this model has delayed the Brazilian market, a global media giant, but weak in sponsorship of teams.

Flamengo in June 2020 presented a new master sponsorship, with Banco BRB, based on the city of Brasilia, but with national marketing objectives.

The contract provides for an annual payment of US$ 7 million to the club, plus additional earnings for performance.

Flamengo, the largest club in the Americas with 40 million fans and US$ 230 million revenues in 2022, ended last financial exercise with US$ 46 million in commercial revenue, including sponsorships and licensing.

The bank, unlike other brands, decided to activate the relationship with the club, creating a specific product for the fanbase.

The financial institution that had 680 K clients in 2018, after the sponsorship grew absurdly.
In 2021 it already had 3.7 million clients and ended 2022 with 6.8 million.

The service created was a fee-free digital account called "NaçãoBRBFLa" and reached 3.2 million new digital clients for the bank. Simply more than half of BRB's active clients are the club's fans.

They also created a specific card for female fans, a resounding success!

Accelerated growth was due to the digital accounts created.

Revenues jumped more than 60% in 2022 from 2021. Revenues were US$ 667 million and jumped to US$ 1.1 billion. This was only achieved thanks to sponsorship.

It is currently estimated that these 3.2 million clients/fans in digital accounts are valued at US$ 1.7 billion to the bank.

A true sports marketing case, direct from Brazil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário