Aqui no Blog A Nação já foi mostrada toda uma coleção de evidências provando que o Flamengo sempre foi um fenômeno de popularidade. A missão deste blog foi justamente a de perpetuar e ampliar as investigações do livro A NAÇÃO, publicado em 2010. Só para relembrar alguns fatos:
- As maiores torcidas do Rio de Janeiro entre 1948 e 1959: desde os Anos 1940, o tamanho da torcida rubro-negra se manteve proporcionalmente na mesma dimensão frente a seus rivais cariocas, na primeira pesquisa apresentada, realizada em 1948 pelo IBOPE na cidade do Rio de Janeiro, o Flamengo tinha 42,5%, o Fluminense tinha 23,5%, o Vasco tinha 15,9%, o Botafogo tinha 9,7%, e o América tinha 3,4%.
- Com todos estes números e estas inquestionáveis evidências, o Flamengo já indicava ter mais de 40% da torcida do Rio de Janeiro desde o primeiro levantamento feito com amostragens e refinamento estatístico já no fim dos Anos 1940, quando se indicava que 40% dos torcedores do Rio eram Flamengo. A força rubro-negra no Rio cresceu no tempo, passando a representar aproximadamente 45% da paixão futebolística seja na cidade, seja na região metropolitana ou em todo a unidade federativa (estado RJ). Desde sempre o Flamengo sozinho já equivalia a Vasco, Fluminense e Botafogo juntos!
- Em 1969, o jornal "Diário de Pernambuco" levantou o tema com a pergunta: "No seu entender, qual o clube de futebol mais querido do Brasil?". A pergunta foi feita em 9 estados e o Santos como "clube mais querido" para 49%, seguido pelo Flamengo (20%) e pelo Corinthians (14%). Era o Santos de Pelé. O importante é que a pesquisa não perguntava para qual clube o entrevistado torcia, mas sim para com qual os brasileiros teriam um maior carinho.
- No mesmo ano de 1969, o Ibope fez a mesma pergunta em 11 capitais do país: "Na sua cidade, qual é o clube de futebol mais querido?". No Rio de Janeiro, o Flamengo ficou à frente com 56%. Em São Paulo, o Corinthians obteve 50% das respostas. Em Belo Horizonte, o Atlético Mineiro teve a preferência maciça dos entrevistados, com 89%. Em Porto Alegre, o Internacional somou 60%.
- Entre 1967 e 1970, o torneio Roberto Gomes Pedrosa, equivalente ao Campeonato Brasileiro da época, foi um sucesso de público, chegando à média de 22 mil por jogo. Foi o primeiro torneio nacional com clubes de mais de dois estados e fase de grupos inicial, e não somente mata-matas (caso da Taça Brasil, disputada de 1959 a 1968). A análise do histórico do torneio, com pelo menos 30 jogos em quatro temporadas para a maioria dos 22 clubes que estiveram nas disputas, permite uma comparação interessante sobre quais torcidas podiam se dizer mais fiéis naquela época. Nos quatro anos, o time de melhor média de público no geral foi o Flamengo, com 37 mil em 36 jogos no total. O que indica que o time já era de massa antes mesmo das transmissões televisivas (a TV Globo, por exemplo, havia sido fundada somente em 1965).
- Em 1971, a Revista Placar encomendou ao Instituto Gallup a primeira dimensão de torcidas feita no Brasil, não ainda uma estimativa nacional, mas só nas 4 capitais com mais tradição no futebol brasileiro. O importante a notar: os números já eram muito similares ao constatado nas pesquisas a nível nacional feitas a partir dos Anos 1980. A pesquisa confirmava a superioridade da torcida do Flamengo, e adiantava que a vantagem cresceria ainda mais nos anos seguintes (a popularidade entre os jovens era ainda maior). O resultado também mostrava o Flamengo incontestavelmente como um clube popular (de massa) com dominância muito significativa nas camadas inferiores de renda. Muito anos dos Anos de Ouro do Flamengo, a superioridade da torcida rubro-negra já se mostrava inquestionavelmente presente.
- Em 1983, a Revista Placar - edição 682 - trouxe os seguintes comentários sobre a primeira pesquisa de dimensão nacional do tamanho das torcidas no Brasil: "a vitória rubro-negra serve para confirmar o que sempre se suspeitou. E o mesmo se pode dizer do segundo lugar conseguido pelo Corinthians (...) Embora o Flamengo sempre fosse o time de maior popularidade do país, parece claro que os inúmeros títulos que conquistou recentemente contribuíram para aumentar sua legião de fãs". Resultado: Flamengo com 31,9% da preferência, seguido pelo Corinthians com 17,5% e o Palmeiras com 9,3%.
- Consolidando os dados de pesquisas realizadas entre 1994 e 2014 sobre o tamanho das torcidas de futebol no Brasil: a média das 24 pesquisas indicava o Flamengo tendo 17,07% da preferência, com um desvio-padrão de 1,33 pontos percentuais, o que significa um intervalo de confiança de 15,74% a 18,40%; o Corinthians tendo 13,15% da preferência, com um desvio-padrão de 1,49 pontos percentuais, o que significa um intervalo de confiança de 11,66% a 14,64%. Ao se trabalhar com a média das 21 pesquisas feitas a partir de 2000, excluindo as feitas nos Anos 1990, o Flamengo tinha 17,18% da preferência, com um desvio-padrão de 1,37 pontos percentuais, o que significa um intervalo de confiança de 15,81% a 18,54%; e o Corinthians tinha 13,39% da preferência, com um desvio-padrão de 1,32 pontos percentuais, o que significa um intervalo de confiança de 12,07% a 14,71%. As pesquisas feitas a partir de 2019 trouxeram vantagem ainda maior do Flamengo.
- O mais pesquisado no Google: o ano era 2012 e, sem dúvida alguma, mais especial para um clube brasileiro do que para qualquer outro: o Sport Clube Corinthians Paulista, campeão da Copa Libertadores e do Mundial de Clubes da FIFA. O maior momento da história do Corinthians. O ano de 2012 colocou o Corinthians mais em evidência do que qualquer outro clube do país, e teria tudo para neste ano colocar o nome Corinthians como o mais buscado, pesquisado e acessado na internet. Certo? A resposta é Não! Quem foi o clube brasileiro mais buscado na internet em 2012? O Clube de Regatas do Flamengo!
- Em 2016, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) divulgaram uma estudo sobre os hábitos de consumo dos torcedores de futebol no Brasil, num questionário aplicado nas 27 capitais brasileiras. O estudo fez assim uma pesquisa de torcidas restrita às capitais. O Flamengo deu um banho: 21,1% dos torcedores nas 27 capitais do território nacional, contra 13,3% do Corinthians.
- Entre 2015 e 2017, o Facebook divulgou o seu Mapa Nacional de Curtidas referentes a clubes de futebol, e o Flamengo foi o único a ter alto percentual a nível nacional! O Mapa não é uma pesquisa por não possuir cientificidade, e sem estratificações (gênero, idade, renda ou escolaridade). A própria amostra, ainda que robusta, é enviesada: 50 milhões de curtidas que receberam as páginas de Facebook de 43 agremiações, embora represente 25% da população do país, o grosso das curtidas se concentra entre populações jovens e incluídas digitalmente, o que beneficia aos clubes que mais crescem entre jovens (Corinthians, Flamengo e São Paulo), aos das regiões mais ricas (Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos), e de regiões metropolitanas.
- Nos números de arrecadação dos canais Pay per View e de apostas da loteria Timemania, ao longo de uma série de anos, o Flamengo nunca deixou de ser o primeiro colocado, e o Corinthians sempre em segundo.
- A camisa de futebol mais vendida do Brasil: o manto rubro-negro do Flamengo figura com destaque em 19 Estados do Brasil, e em 14 deles é o líder em vendas. A camisa rubro-negra lidera em 14 estados no comércio varejista e em 13 estados nas vendas pela internet. Em lojas físicas, o Flamengo tem a camisa mais vendida em: AC, AL, AM, DF, ES, GO, MS, PB, RJ, RN, RO, SC, SE e TO. Em lojas virtuais é líder em: PA, RO, AL, BA, CE, MA, PB, RN, SE, DF, GO, ES e RJ.
- Quem foi o campeão de público na história do Campeonato Brasileiro? O Flamengo! Consolidando os dados entre 1971 e 2017, um total de 126 clubes, de 24 estados, disputaram a competição em pelo menos uma das 47 edições. Destes, 42 times participaram de pelo menos 9 edições – cerca de 20% do total. Os líderes em média de público foram: 1º- Flamengo (média de 28.231), 2º- Corinthians (média de 25.581) e 3º- Atlético Mineiro (média de 22.694). Número de edições nas quais teve a melhor média de público: Flamengo, 14 vezes, Corinthians, 10 vezes, e Atlético Mineiro, 9 vezes. E com um detalhe, nos anos nos quais o Flamengo foi o campeão, a média de público do campeonato foi maior do que das edições próximas sem título rubro-negro.
Quer mais evidências? Então tome mais! E esta regressando ainda mais no passado!
Para complementar este histórico, o site Mundo Rubro-Negro foi levantar dados de 1940 que são muito interessantes. O levantamento foi publicado em matéria com o título "Ranking de rendas mostra que Flamengo já era popular e Botafogo sem torcida em 1940". Eis a íntegra do texto de autoria de Fabrícia Leite:
Maior torcida do mundo, o Flamengo é sucesso de público desde sua fundação! Nesse sentido, um documento de ranking de rendas ainda dos Anos 40 comprova ainda mais essa popularidade do Mais Querido do Brasil.
Na ocasião, pelo Campeonato Carioca de 1940, o Rubro-Negro já liderava o público no Rio de Janeiro, enquanto os rivais, principalmente o Botafogo, já sofria com a pouca presença de torcida, bem como nos tempos atuais.
Divulgado pela Revista Esporte Ilustrado, é possível notar o Flamengo aparecendo em três dos cinco primeiros jogos com maior público/renda do Campeonato Carioca de 1940. A saber, as partidas do primeiro turno do campeonato naquela época eram realizadas em campo neutro e, portanto, o Fla-Flu de São Januário foi o que mais arrecadou na edição.
Além disso, em 1940, a moeda brasileira era os réis. Nesse sentido, Flamengo e Fluminense arrecadaram 173:687$600, enquanto outro clássico carioca entre Fluminense e Vasco, sem participação do Mengão, arrecadou apenas 65:968$500 (chegou perto de ter sido um terço).
O Botafogo, bem como, tinha a pior renda da época entre os quatro principais times do Rio de Janeiro. O time alvinegro jogou, por exemplo, contra o Bonsucesso na Gávea, e ficou apenas com 3:964$400 de renda. Enquanto isso, por outro lado, a menor arrecadação do Flamengo na época foi contra o Bangu no Estádio da Rua Campos Sales, com 16:478$000. Ou seja, 12:514$ a mais do que o Botafogo.
É interessante notar que em 1940, na fase pré-Maracanã, a distribuição de presença de público já era muito similar ao histórico no Maracanã, com o Flamengo sempre dominante na frente, com mais jogos entre os de maiores públicos.
Flamengo e Botafogo: uma diferença abissal de público em 2023
No entanto, mesmo com 83 anos se passando, pouco se mudou no Rio de Janeiro. Isso porque, o Flamengo continua arrastando multidões no Maracanã e ao redor do Brasil, enquanto os outros clubes cariocas ainda sofrem para lotar seus estádios. Esse, por exemplo, segue sendo o caso do Botafogo.
Mesmo sendo a melhor temporada do clube nos últimos anos, o time alvinegro não consegue lotar o Estádio Nilton Santos. Nesse sentido, o recorde de público do Engenhão em 2023 é de 38.798 torcedores, que geraram uma renda de pouco mais de R$ 2 milhões. Atualmente, a capacidade do estádio é de 46 mil pessoas.
O Flamengo, contudo, segue dando show de público e renda. Mesmo no começo do ano, quando o Mais Querido passava por uma fase difícil na temporada, a Nação lotou o Maracanã com o mais novo recorde de público em jogo entre clubes do estádio: 71.441 torcedores foram assistir ao duelo pela Recopa Sul-Americana. A renda também foi impressionante, com quase R$ 5,7 milhões. Ou seja, 32 mil torcedores a mais do que o recorde do Botafogo, e mais de R$ 3 milhões de diferença para os alvinegros.
Veja também: A Maior Torcida do Brasil
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