sábado, 8 de junho de 2013

Futebol Americano do Flamengo: hein!?

"Durante o Campeonato Carioca de 1911 houve um grande desentendimento entre diretoria e jogadores do Fluminense. A divergência política principal era entre os velhos barões e o capitão e líder do time, Alberto Borgeth. O desentendimento levou a presidência tricolor a afastar Borgeth do time a duas rodadas do fim do campeonato. Ainda assim, o Fluminense manteve-se na liderança e conquistou o título. Após a conquista, Alberto Borgeth, então com 19 anos – e outros nove titulares da equipe campeã de 1911 – anunciou que deixaria o clube". (A NAÇÃO, pg. 30)

Por que começar assim um post sobre a estranheza de o Flamengo montar um time de futebol americano? Porque só há uma familiaridade cultural do Flamengo com esta história. O atual time montado para representar a Gávea é formado por um grupo de jovens que representavam o Fluminense Imperadores nas temporadas 2011 e 2012. A diferença é que este mesmo grupo antes foi o Rio de Janeiro Imperadores nas temporadas 2009 e 2010. Agora serão o Flamengo FA.




A equipe rubro-negra estréia oficialmente hoje, dia 8 de junho de 2013, jogando no Mato Grosso do Sul contra o Campo Grande Gravediggers. O jogo é válido pelo Torneio Touchdown, que reune 20 equipes em sua 5ª edição.

Os 20 participantes são 4 de São Paulo: Corinthians Steamrollers, Botafogo Challengers (de Ribeirão Preto), Lusa Rhynos e Santos Tsunami. Três do Rio de Janeiro: Flamengo, Botafogo Mamutes e Vasco Patriotas. Três de Minas Gerais: Ipatinga Tigres, Minas Locomotiva e Uberlândia Lobos. Dois do Espírito Santo: Vila Velha Tritões e Vitória Antares. São 12 dos 20, portanto, da Região Sudeste.

Do Centro-Oeste, são dois de Brasília - Brasília V8 e Tubarões do Cerrado - e um do Mato Grosso do Sul - Campo Grande Gravediggers -. Da Região Sul, o Jaraguá Breakers e o Timbó Rex, de Santa Catarina, e o Porto Alegre Bulls e o Juventude Gladiators, do Rio Grande do Sul. Fechando, um time do Nordeste, o Salvador All Saints, da Bahia.

O Corinthians, bi-campeão do torneio, o Vasco, o Flamengo, e o Vila Velha, são os quatro time que despontam como favoritos no Torneio Touchdown 2013. E o Corinthians é um dos quatro adversários rubro-negros logo na 1ª fase.

Os nomes das equipes já mostram a pouca relação cultural com o Brasil.   

Os Campeões do Torneio Touchdown:

Campeão
Vice
2009 Rio de Janeiro Imperadores São Paulo Storms
2010 Vila Velha Tritões Vasco Patriotas
2011 Corinthians Steamrollers Vila Velha Tritões
2012 Corinthians Steamrollers Vasco Patriotas


O futebol americano brasileiro teve ainda a tentativa de organização da Liga Brasileira, que teve só duas edições, em 2010 e 2011.Talvez haja a terceira em 2013.

Os Campeões da Liga Brasileira:


CampeãoVice
2010 Cuiabá Arsenal Coritiba Crocodiles
2011 Fluminense Imperadores Coritiba Crocodiles


No Rio de Janeiro a organizãção do futebol americano começou em 2000. Mas os torneios são jogados na praia, e por outras equipes, que não são as mesmas que jogam o Torneio Touchdown e a Liga Brasileira, que aos padrões dos Estados Unidos, jogam na grama e com uniforme completo, incluindo capacetes.

Os Campeões do Campeonato Carioca:


CampeãoVice
2000 Rio Guardians Tijuca Night Hawks
2001 Copacabana Eagles Botafogo Reptiles
2002 Botafogo Reptiles Copacabana Eagles
2003 Botafogo Reptiles Rio de Janeiro Sharks
2004 Botafogo Reptiles Rio de Janeiro Sharks
2005 Botafogo Reptiles America Red Lions
2006 Copacabana Titãs Botafogo Reptiles
2007 Copacabana Titãs Botafogo Reptiles
2008 Botafogo Reptiles America Red Lions
2009 America Red Lions Copacabana Pirates
2010 America Red Lions Rio de Janeiro Sharks
2011 Botafogo Reptiles Rio de Janeiro Sharks
2012 Botafogo Reptiles Rio de Janeiro Sharks


Nenhum comentário:

Postar um comentário