segunda-feira, 30 de março de 2015

2º ano do Sócio-Torcedor do Flamengo: o Ano Perdido

No dia 26 de março de 2015, o Programa Sócio-Torcedor Nação Rubro-Negra completou seu segundo aniversário de vida. Os primeiros doze meses do programa foram um grande sucesso. Mas os segundos doze meses subsequentes foram um grande fracasso, ainda que mantenha uma expressiva arrecadação extra para os cofres do clube. É bom lembrar sempre que, embora seja o 7º lugar em adesões, o programa do Flamengo é o 2º lugar em arrecadação, tendo o maior ticket médio dentre todos os programas de sócio-torcedor no Brasil.

Ao analisar a expansão das adesões, o que se vê é que o programa voltou a ter expansão no primeiro trimestre de 2015. Como mostra o gráfico, o programa voltou ao patamar da tendência de crescimento observada antes do título da Copa do Brasil 2013 (linha pontilhada no gráfico). No gráfico dá para ver o despegamento entre as linhas vermelha e pontilhada, sendo a primeira o comportamento pós-final da Copa do Brasil, e a segunda a tendência linear de crescimento da linha preta, que por sua vez é o crescimento do programa antes daquela final. Este despegamento representou uma receita extra de cerca de R$ 7 milhões injetada pelo "fator Copa do Brasil 2013". Voltou ao patamar desde novembro, e a partir de então voltou a ter um viés de crescimento. Se de fato manter a "adesão" a esta linha de comportamento, a projeção é que termine 2015 entre 70 mil e 72 mil sócios-torcedores (STs).


Separando as adesões líquidas ao programa por trimestres, desde o lançamento, em 26 de março de 2013, até a data do segundo aniversário, ajuda a visualizar a diferença entre a expansão do primeiro ano e a retração do segundo ano. E ajuda a entender melhor também o quão o oitavo trimestre, o período entre janeiro e março de 2015, foi melhor dentro do desempenho do 2º ano do programa. As 3.097 adesões líquidas do 8º trimestre, no entanto, não foi melhor do que nenhum dos quatro trimestres do primeiro ano do Nação Rubro-Negra.


Olhando as adesões líquidas de 2013, dá para entender melhor o sucesso obtido pelo Flamengo no primeiro ano do programa: com quase 59 mil adesões líquidas no acumulado de 2013, o Programa Nação Rubro-Negra despontava com um futuro promissor, parecia ser questão de tempo para se firmasse como 1º lugar em quantidade de adesões no Brasil.


Já no acumulado de 2014, o Flamengo teve retração de 6.737 sócios-torcedores, o pior desempenho anual entre os 15 principais clubes com programa de sócio-torcedor no futebol brasileiro. Enquanto o programa do Flamengo encolheu em quase 7 mil sócios, Palmeias, Corinthians, São Paulo, Cruzeiro e Internacional tiveram adesões superiores a 15 mil sócios-torcedores no acumulado de 2014. O gráfico abaixo mostra os 7 clubes com maior adesões líquidas no acumulado de 2014.

  

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