quarta-feira, 31 de agosto de 2016

FLAMENGO: A Marca Mais Valiosa do Futebol Brasileiro

Abaixo duas matérias, uma do Blog Olhar Crônico Esportivo, do Globoesporte, e a outra do Blog do Cosme Rimoli, da Record:

A Divisão Sports Management da BDO Brazil apresentou a 9ª edição de seu Estudo Anual Valor das Marcas dos Clubes Brasileiros. Essa edição apresenta o número recorde de 34 clubes, possível graças ao crescimento no número e qualidade das informações prestadas pelos clubes brasileiros.


Destaco, porém, que o futebol brasileiro continua paupérrimo em informações e muito pouco transparente, exceção feita a poucos clubes de ponta e, assim mesmo, não totalmente. Mesmo assim, os analistas da BDO Brazil conseguiram garimpar informações suficientes para aumentar o número de clubes e satisfazer o interesse de mais torcedores e apaixonados pelo futebol.

Valor total se aproxima de 10 Bilhões de Reais
Com um crescimento de 17,4% sobre 2015, apesar da queda do PIB brasileiro, o valor total das marcas dos 34 clubes chegou a 9,77 bilhões de reais.
No acumulado de cinco anos, o crescimento foi de 71,4%, como veremos em gráfico específico adiante.



Flamengo e Palmeiras são as estrelas de 2016
O rubro-negro carioca manteve e consolidou sua liderança em 2016, seguido de muito perto pelo Corinthians – a diferença entre ambos é de apenas 4,7 pontos percentuais, equivalentes a R$ 70,5 milhões.

Desnecessário dizer que essa liderança é produto da excelente gestão rubro-negra dos últimos anos, como ficará visualmente claro no segundo e no terceiro gráficos, mais adiante, associada ao crescimento sustentável de receitas e diminuição das dívidas.


O Corinthians manteve sua posição de destaque, conseguindo ter o terceiro maior crescimento em valor absoluto de sua marca.

O Palmeiras mais que pulou da 4 para a 3ª posição: o clube do velho Palestra e da nova Allianz Parque, apresentou o maior crescimento em valor absoluto entre os 34 clubes analisados: R$ 370,6 milhões! Belíssimo desempenho, sem a menor dúvida.

O São Paulo perdeu seu lugar, que parecia cativo, no pódio: caiu da 3ª para a 4ª colocação. Sua marca, em valor absoluto, cresceu apenas 48,2 milhões. Esse valor, para dar uma ideia melhor, representa pouco mais de 10% do crescimento palmeirense – 13,0% apenas, para ser mais exato.

O Grêmio é o primeiro colocado fora de São Paulo e Rio de Janeiro e consolidou-se na 5ª posição, que tomou do Internacional em 2014.

Outros dois clubes merecem destaque pelo crescimento do valor absoluto de suas marcas: Atlético Mineiro, com R$ 120,7 milhões e Vasco da Gama, com R$ 85,2 milhões.



Palmeiras, Ponte e Chapecoense: os que mais cresceram percentualmente em 2016

- Palmeiras – 56%
- Ponte Preta – 41%
- Chapecoense – 39%
- Sport – 33%
- Atlético MG – 30%

Belíssimos resultados para dois clubes considerados pequenos – Ponte e Chapecoense. Importante, também, o crescimento de 33% apresentado pelo Sport.

Nessa edição do Valor das Marcas, porém, o Palmeiras nada de braçada e seu percentual de crescimento comprova isso cabalmente: 56%.

Uma visão de 5 anos
Considerando o período 2012 a 2016, o grupo de cinco clubes que mais cresceram, em termos percentuais, tem a Chapecoense na liderança. E que liderança!

- Chapecoense – 257%
- Atlético MG – 187%
- Cruzeiro – 181%
- Sport – 179%
- Ponte Preta – 157%

Quando passamos para os clubes que mais cresceram no valor absoluto de suas marcas, o quadro muda e o Flamengo volta a ser o bicho-papão dessa corrida, seguido pelo Palmeiras e Corinthians.

- Flamengo – R$701,4Mi
- Palmeiras – R$540,6Mi
- Corinthians – R$417,4Mi
- Cruzeiro – R$370,7Mi
- Grêmio – R$350,5Mi

A partir daqui, a opinião e um interessante levantamento complementar de Cosme Rimoli, da Record: 

A Brand Finance e a BDO/Brasil divulgam anualmente as marcas mais valiosas. A empresa britânica tem maior abrangência, atingindo os clubes de todos os continentes. A brasileira, só os 34 maiores daqui.

Pela empresa britânica, que usa milhões de dólares na sua contabilidade, não aparece nenhum clube nacional. Não entre os 50 mais valiosos do mundo. Na sua avaliação. Até 2015, constava. Com a recessão que o Brasil mergulhou, não restou nenhum em 2016.

Já pelos números da consultoria brasileira, que usa milhões de reais, o Flamengo já seria o nono no ranking da consultoria inglesa. E o Corinthians, o décimo. O Palmeiras, o décimo primeiro. Os três são os mais valiosos do Brasil.

Seriam mais importante para o mercado mundial que Atlético de Madrid, Juventus, Milan, Inter, Roma, Benfica, Monaco, entre outros. E por aí iria o ‘encaixe’ dos demais times tupiniquins.

Os principais critérios de avaliação das duas consultorias levam em conta cotas transmissão dos jogos, arrecadação, patrocínio e massa de consumidores. A britânica, no mundo. A brasileira, só no país.

Certeza, apenas uma. O abismo dentro de campo. 99% dos grandes jogadores brasileiros estão atuando na Europa. Não só nas poderosas equipes de lá. Também nas médias. Até nas pequenas. O conflito das análises é muito interessante…


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