segunda-feira, 17 de setembro de 2018

A série que tirou o Flamengo da disputa pelo Brasileiro 2018


Para quem não viu antes: Planejamento para o Flamengo no Campeonato Brasileiro 2018. É a estratégia completa, e justificada, do que o Flamengo precisa fazer para ser o Campeão Brasileiro de 2018.

Eis o mapa da mina:


Rodadas 21 a 25: o Flamengo terminou o intervalo das Rodadas 21 à 25 bastante fora da meta traçada no Planejamento feito aqui neste blog antes do campeonato começar. O Flamengo havia terminado a 5ª, a 10ª e a 15ª rodada como Líder do Campeonato, terminou a 20ª rodada em 3º lugar, dois pontos atrás do líder (São Paulo) e um ponto atrás do vice-líder (Internacional). A meta era terminar a 25ª rodada com 50 pontos (tendo sido alertado que seria melhor conseguir 52 pontos, dadas as brilhantes campanhas que também faziam os líderes, e dado o fato de ser a sequência teoricamente mais fácil até o fim do torneio). O Flamengo ficou muito aquém deste desempenho e vu-se fora da disputa pelo título de Campeão Brasileiro de 2018.

Ao final da 25ª rodada, se houvesse obtido os 50 pontos projetados aqui pelo Blog A Nação antes do Campeonato Brasileiro começar, o Flamengo era o líder ao lado do São Paulo. Se tivesse alcançado os 52 pontos que o Blog A Nação recomendou quando fez esta mesma avaliação ao final da 20ª rodada, o Flamengo seria o líder isolado do campeonato. Era a sequência relativamente mais fácil, pois era recheada de times que estão dentro ou no entorno da Zona de Rebaixamento. Se houvesse vencido a Ceará e América Mineiro, estaria com 50 pontos. Se além destes dois, também tivesse vencido ao Vasco, estaria com 52 pontos.



Comparação do Desempenho Acumulado até a 25ª rodada frente a outras edições por pontos corridos:

O Flamengo teve até a 25ª rodada a sua 2ª melhor campanha para 25 primeiras rodadas na história desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser por pontos corridos, atrás apenas do desempenho obtido em 2016.




DESEMPENHO NO BRASILEIRÃO 2018:

Dois pontos desperdiçados. O Flamengo não aproveitou o tropeço do São Paulo na rodada anterior diante do lanterna Paraná ao também perder dois pontos diante do então 10º colocado, o América Mineiro, em Belo Horizonte. Saiu na frente do marcador, mas logo tomou o gol de empate. No início da etapa final, voltou a estar a frente. Depois, teve Cuéllar expulso ao para um contra-ataque, como último homem. Aos 41 minutos do 2º tempo, tomou o gol de empate, perdendo a oportunidade de recuperar a segunda posição. Rodada na qual dos 6 primeiros, só o São Paulo venceu, uma vitória suada, em casa, diante do vice-lanterna, Ceará. Ao fim da rodada: São Paulo com 45 pontos, Internacional com 42, Flamengo com 41, seguido por Palmeiras e Grêmio com 37.

22ª rodada
Jogo domingo de manhã contra o Ceará no Maracanã lotado, com ingressos esgotados desde a véspera. E isto depois de uma eliminação de Libertadores quatro dias antes frente ao Cruzeiro. O time desperdiçou uma chance de ouro de voltar a colar na liderança. Poderia ter sido pior, pois o resultado da rodada poderia ter deixado a luta por título quase inviável. Num calor escaldante de um horário de almoço de um calendário absolutamente estúpido e irracional, o time rubro-negro teve domínio total do jogo, que não conseguiu traduzir em chances reais de gol. A bola pune! E aos 46 minutos do 2º tempo um chute de longe e uma falha de Diego Alves: vitória do vice-lanterna Ceará dentro do Maracanã. São Paulo e Inter empataram na rodada. O Flamengo perdeu a chance de voltar à 2ª colocação e de diminuir a diferença para o líder para dois pontos. Em 1º, o São Paulo foi a 46 pontos, seguido por Internacional com 43, Flamengo com 41, e Grêmio e Palmeiras com 40.

23ª rodada
Novo jogo decisivo: duelo contra o vice-líder Internacional em Porto Alegre. Os gaúchos balançaram as redes logo aos 5 minutos de jogo. O time rubro-negro lutou muito, insistiu, e conseguiu o gol de empate no início da etapa final, com um chutaço de Vitinho de fora da área que bateu no travessão e quicou depois da linha. Dada a saída, no entanto, e há um escanteio para o Inter. Cruzamento na área e uma cabeçada violenta na pequena área coloca o time colorado a frente novamente. O Flamengo seguia tendo dificuldade em vencer jogos decisivos, como vinha acontecendo desde 2016. Com a derrota por 2 x 1, o time flamenguista caiu para a 4ª posição. Ao fim da rodada, o Internacional era o novo líder, com 46 pontos, mesma pontuação do São Paulo, com o Palmeiras em terceiro com 43 pontos, e Flamengo e Grêmio empatados com 41. O título brasileiro se mostrava cada vez mais difícil.

24ª rodada
Duelo no sábado à noite contra a Chapecoense no Maracanã, adversário também figurando na Zona de Rebaixamento. Desta vez o Flamengo não vacilou, ainda que tenha repetido o repertório de um amplo domínio não traduzido em muitas chances de gol. Nas poucas que criou, conseguiu converter e venceu por 2 x 0. Os líderes venceram todos, mesmo com Inter e Palmeiras tendo difíceis clássicos regionais diante de Grêmio e Corinthians. Internacional em primeiro, e São Paulo em segundo, tinham 49 pontos no fim da rodada, com o Palmeiras indo a 46 e o Flamengo a 44. O Grêmio e o Atlético Mineiro, ambos com 41 pontos, mantinham a perseguição. Daí par trás, havia um buraco na tabela, com o G-6 descolado do resto.

25ª rodada
Clássico diante do Vasco, com mando de campo cruzmaltino, disputado no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. O adversário havia recém entrado na Zona do Rebaixamento e lutava desesperadamente para não repetir pela quarta vez uma experiência em Série B. Estádio lotado de flamenguistas! Mas o time não respondeu dentro de campo. Saiu trás, foi inferior, mas conseguiu um empate com um gol contra bizarro do zagueiro vascaíno Luiz Gustavo. Manteve-se em 4º e viu os líderes manterem vantagem na ponta. Oportunidade de ouro desperdiçada, dos 7 primeiros lugares na tabela, apenas o Grêmio venceu. A rodada terminou com o São Paulo novamente líder, com 50 pontos, seguido por Internacional com 49 e Palmeiras com 47. O Flamengo tinha 45, seguido por Grêmio com 44 e o Atlético Mineiro com 42.


Nenhum comentário:

Postar um comentário