sábado, 25 de agosto de 2018

Flamengo faz Campanha Histórica no Brasileiro 2018


GRANDES FEITOS DO FLAMENGO NA TEMPORADA 2018:

  • É a maior campanha do Flamengo nas 20 primeiras rodadas na história do Campeonato Brasileiro por pontos corridos
  • É a primeira vez que o Flamengo atinge 40 pontos nas 20 primeiras rodadas. Antes, o Flamengo havia atingido mais de 30 pontos nas 20 primeiras rodadas em apenas três oportunidades: fez 32 pts em 2008, fez 36 pts em 2011 e fez 34 pts em 2016



Flamengo segue dentro do planejamento para ser Campeão Brasileiro 2018:

Para quem não viu antes: Planejamento para o Flamengo no Campeonato Brasileiro 2018. É a estratégia completa, e justificada, do que o Flamengo precisa fazer para ser o Campeão Brasileiro de 2018.

Eis o mapa da mina:


Rodadas 16 a 20: o Flamengo terminou o intervalo das Rodadas 16 à 20 exatamente dentro da meta traçada no Planejamento feito aqui neste blog antes do campeonato começar. O Flamengo havia terminado a 5ª, a 10ª e a 15ª rodada como Líder do Campeonato, terminou a 20ª rodada em 3º lugar, mas dois pontos atrás do líder (São Paulo) e um ponto atrás do vice-líder (Internacional). A meta agora é terminar a 25ª rodada com 50 pontos. Melhor ainda seria conseguir 52 pontos, dadas as brilhantes campanhas que também fazem São Paulo, Internacional e Grêmio, e dado o fato de ser a sequência teoricamente mais fácil até o fim do torneio. Se o Flamengo repetir o sprint conseguido no Brasileirão de 2016 entre 21ª e a 30ª rodada, será o Campeão!!



Os Atípicos Sprints de São Paulo, Internacional e Grêmio

É extremamente incomum no Campeonato Brasileiro que três clubes consigam ao mesmo tempo uma sequência de resultados tão positiva quanto estes três clubes obtiveram. Mais um sinal do quanto o sucesso do Flamengo incomoda, e faz os outros buscarem energias suplementares quando a missão é derrubar ao Flamengo.
São Paulo: uma sequência impressionante a partir da 11ª rodada, venceu ao Atlético Paranaense em Curitiba, ao Vitória em casa, ao Flamengo no Rio de Janeiro, o clássico contra o Corinthians na capital paulista (quatro vitórias consecutivas), e então perdeu para o Grêmio em Porto Alegre; venceu ao Cruzeiro em Belo Horizonte, ao Vasco em casa, ao Sport Recife em Pernambuco, e à Chape em casa (mais quatro vitórias consecutivas). Então tropeçou, empatando contra o lanterna Paraná em Curitiba. Fez 25 pontos em 10 rodadas (o "Sprint do Cheirinho" em 2016 foi de 26 pontos em 10 rodadas)
Internacional: teve uma boa sequência entre a 11ª e a 15ª rodada, fazendo 10 pontos. Da 16ª à 20ª rodada não perdeu nenhum ponto! 15 pontos conquistados em 15 possíveis, vencendo Botafogo em casa, Atlético Mineiro em Belo Horizonte, Fluminense no Rio de Janeiro, Paraná em casa e Bahia em Salvador.
Grêmio: assim como o rival Inter, também teve uma boa sequência de 10 pontos entre as rodadas 11 e 15. E assim como o rival, também engatou uma excelente sequência da 16ª à 20ª rodada: empatou com a Chapecoense em Chapecó, encaixou três vitórias seguidas - Flamengo e Vitória em casa, e Corinthians em São Paulo - e empatou em casa com o Cruzeiro, fazendo 11 pontos em 15 possíveis, e assim como o Flamengo, mantendo grande regularidade.



Comparação do Desempenho Acumulado até a 20ª rodada frente a outras edições por pontos corridos:

O Flamengo teve até a 20ª rodada o seu melhor desempenho para 20 primeiras rodadas na história desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser por pontos corridos.



Rodadas 21 à 30 em 2016: o Sprint do Time de Diego, Guerrero e Arão!

É a hora da afirmação! As próximas 10 rodadas definirão o Campeão Brasileiro de 2018! Quem sustentar um bom desempenho agora, será o campeão! Se o Flamengo repetir o sprint obtido em 2016, quando fez 26 pontos entre as 10 rodadas, da 21ª à 30ª, será o campeão. Foi o exatamente o sprint que empolgou a torcida e incomodou o Arco-Íris do Brasil Inteiro, fazendo nascer a simbologia do "Cheirinho", sobre a qual o arco-íris demonstra incômodo até hoje.




DESEMPENHO NO BRASILEIRÃO 2018:

Rodada 1 à 5 do Brasileirão 2018

Rodada 6 à 10 do Brasileirão 2018

Rodada 11 à 15 do Brasileiro 2018



História da Rodada 16 à 20 do Brasileirão 2018:

16ª rodada
O Flamengo enfrentou ao Sport Recife no Maracanã. Outro duelo em casa contra uma equipe que estava na parte de baixo da tabela, sendo fundamental não perder pontos. O time flamenguista se impôs, provou sua superioridade e saiu de campo com uma goleada por 4 x 1. Ao fim da rodada, mantinha a liderança com 34 pontos, seguido de perto pelo São Paulo com 32. Na cola, o Internacional tinha 29 e o Atlético Mineiro tinha 27 pontos. Iniciava-se para o Flamengo uma dura sequência de jogos, tendo confrontos difíceis pelo Brasileirão, as quartas de final da Copa do Brasil contra o Grêmio e e as oitavas de final da Copa Libertadores contra o Cruzeiro.

17ª rodada
Depois de empatar contra o Grêmio na Arena Tricolor de Porto Alegre no meio de semana, pelo jogo de ida da Copa do Brasil, tendo marcado o gol de empate aos 49 minutos do 2º tempo. Pelo Brasileiro, no mesmo local, três dias depois, o técnico Maurício Barbieri optou por poupar o meia Diego e a dupla de zaga (Juan e Thuler formaram a dupla titular), contra um time gremista todo de reservas. Era uma oportunidade importante de defesa da liderança. O Flamengo jogou muito mal e perdeu por 2 x 0, com a vulnerabilidade da zaga formada pela lentidão de um veterano e a inexperiência de um garoto sido determinante para a derrota. O líder passou a ser o São Paulo com 35 pontos, contra 34 do Flamengo. O Internacional saltava a 32 e o Grêmio a 30 pontos.

18ª rodada
Tropeço durante a semana no jogo mais importante da sequência, perdendo por 2 x 0 para o Cruzeiro no Maracanã pela Libertadores, ficando com um pé fora da competição continental. Três dias depois, novamente o mesmo adversário e o mesmo local, desta vez valendo pelo Brasileiro, e sob pressão por ter perdido a liderança. Desta vez o Flamengo jogou um futebol eficiente e venceu, apertado, por um magro 1 x 0, mas que valiam os mesmos três pontos. Time claramente cansado pela sequência desumana de jogos decisivos. Toda a ponta venceu, com o São Paulo indo a 38, o Fla ficando com 37, o Internacional com 35 e o Grêmio com 33.

19ª rodada
Depois de vencer o Grêmio por 1 x 0 no Maracanã e eliminar o adversário e avançar à semi-final da Copa do Brasil, era a vez de enfrentar o Atlético Paranaense na Arena da Baixada, em Curitiba, pela última rodada do turno. O goleiro Diego Alves sentiu o joelho e foi poupado, dando o lugar ao reserva César, que só havia entrado na derrota para a Chapecoense. Barbiei voltou a poupar Diego e a zaga, desta vez optando pela jovem zaga formada por Thuler e Léo Duarte, que havia atuado bem no empate contra o Palmeiras em São Paulo. A atuação em Curitiba foi catastrófica, num domingo de manhã. Com 20 minutos do 1º tempo, o Atlético já vencia por 3 x 0. Menos mal que o desastre não foi maior, assim ficou o placar até o fim. Ao fim da 19ª rodada, o líder São Paulo tinha 41 pontos, e o vice-líder passou a ser o Internacional com 38, seguido pelo Flamengo com 37 e pelo Grêmio com 36.

20ª rodada. 
O Flamengo, pressionado pelas perdas de posição, enfrentou ao Vitória no Maracanã. Outro duelo em casa contra uma equipe que estava na parte de baixo da tabela, sendo fundamental não perder pontos. O time flamenguista se impôs, provou sua superioridade, dominou o jogo, quase não sofreu perigo, e venceu com um magro 1 x 0. Várias peças dando sinal de necessidade de descanso, era necessário ser mais assertivo em se poupar alguns nomes. A partir da 21ª rodada, uma sequência em teoria mais fraca. O líder São Paulo tropeçou e ficou com 42 pontos, seguido pelo Inter com 41 e pelo Fla com 40. O Grêmio era o quarto, com 37 pontos, seguido pelo Palmeiras com 36 e pelo Atlético Mineiro com 34. O 7º colocado, já distante na tabela, era o Cruzeiro com 27 pontos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário