segunda-feira, 8 de abril de 2013

Lundblad, Axelsson e Magnusson: aventureiros loiros de olhos azuis vindos do norte

Gunnar Goransson, diretor da filial de uma empresa sueca no Rio de Janeiro, um apaixonado pelo calor da cidade e pela cultura carioca, que se aproximou do Flamengo e tornou-se dirigente do clube. Foi através de Goransson que três jogadores suecos fizeram testes no Flamengo: o lateral-direito Magnusson (na pré-temporada de 1963), o zagueiro Axelsson e o atacante Lundblad, o "Rimbo" (estes dois na pré-temporada de 1966). Ficaram só alguns meses no clube, e só um deles entrou em campo com a camisa rubro-negra.


O atacante Rimbo entrou em campo duas vezes, a primeira num amistoso contra o Atlético Mineiro, 16 de novembro de 1966, no Mineirão, jogo que o Flamengo perdeu por 2 x 1. O Flamengo entrou em campo nesta noite com: Marco Aurélio, Murilo, Itamar, Jaime e Paulo Henrique, Válter, Juarez e Gildo, Almir Pernambuquinho, Silva e Osvaldo Ponte-Aérea. O técnico era o argentino Armando Renganeschi. O time estava desfalcado de Carlinhos e Nelsinho. Rimbo entrou no segundo tempo no lugar de Silva. Fio Maravilha e César Lemos também entraram no jogo naquele dia. Tião fez 1 a 0 pro Galo. Almir empatou. No segundo tempo, Laci fez 2 x 1.
Ao fim daquela temporada, só Rimbo continuou na Gávea, os demais, atasanados com o desconcertante calor do verão carioca, voltaram para a Suécia. Rimbo ficou, treinou com o time na pré-temporada de 1967, e entrou em campo no primeiro jogo do Flamengo de 1967, um amistoso contra o Vasco, na Gávea, vencido pelo Flamengo por 2 x 0, gols de Pedrinho e Osvaldo Ponte-Aérea. Curiosamente um jogo em que o Flamengo teve outro europeu em campo, o húngaro Florian Albert. O time naquela tarde: Marco Aurélio, Murilo, Ditão, Jaime e Paulo Henrique, Carlinhos, Pedrnho e Dênis, Florian Albert, César Lemos e Osvaldo Ponte-Aérea. Rimbo entrou no lugar de César no 2º tempo.

Axelsson e Rimbo erguem Silva, o Batuta, na Gávea

Logo depois daquele jogo, no começo de fevereiro, Rimbo decidiu encerrar a experiência e voltar para a Suécia.

Nas suas próprias palavras, em entrevista dada ao Globoesporte: "O treinador veio conversar comigo e pediu para que eu continuasse. Mas eu estava com minha mulher e havíamos deixado um filho pequeno de um ano e meio na Suécia. Sentia muita saudade dele e já tínhamos planejado voltar. Se as coisas fossem diferentes, talvez eu tivesse ficado. Mas não tenho do que reclamar. Foi uma experiência maravilhosa".

Rimbo


Roland Lundblad, "Rimbo"
atacante - pela Seleção da Suécia, disputou 2 jogos e fez 1 gol
Carreira: 1965-66 AIK (Suécia), 1966-67 Flamengo, 1967-71 AIK (Suécia) e 1971-78 Enebybergs (Suécia)

Kurt Axelsson
zagueiro - pela Seleção da Suécia, entre 1966 e 1971, disputou 29 jogos, tendo participado da Copa do Mundo de 1970
Carreira: 1963-66 GAIS (Suécia), 1966 Flamengo, 1967-73 Brugges (Bélgica) e 1973-76 Oostende (Bélgica)

Roger Magnusson
lateral-direito - pela Seleção da Suécia, entre 1964 e 1969, disputou 13 jogos e fez 3 gols
Carreira: 1961–65 Atvidabergs (Suécia), 1966-67 Colônia (Alemanha), 1967–68 Juventus (Itália), 1968–74 Olimpique Marseille (França), 1974–76 Red Star (França), 1976 Helsingborgs (Suécia) e 1977 Vilans BOIF (Suécia)

2 comentários:

  1. Marcel, boa tarde!! Acompanho o blog e tenho o seu livro. Sou jornalista e pesquisador de futebol, sendo colaborador da Flapédia. Para esse post, que até utilizei como base para uma das minhas pesquisas, uma correção: o Magnusson passou pelo Flamengo em 1963 junto com outro sueco, de nome Alberg, que ainda busco mais informações. Um abraço.

    Veja o artigo que criei:
    http://www.flamengo.com.br/flapedia/Roger_Magnusson

    E tem também:
    http://www.flamengo.com.br/flapedia/Kurt_Axelsson

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Leonni! Fiz a correção no texto.

    ResponderExcluir