terça-feira, 23 de outubro de 2018

A série que recolocou o Flamengo na briga pelo Brasileiro 2018


Para quem não viu antes: Planejamento para o Flamengo no Campeonato Brasileiro 2018. É a estratégia completa, e justificada, do que o Flamengo precisa fazer para ser o Campeão Brasileiro de 2018.

Eis o mapa da mina:


Rodadas 26 a 30: o Flamengo havia terminado o intervalo das Rodadas 21 à 25 bastante fora da meta traçada no Planejamento feito aqui neste blog antes do campeonato começar. Depois de ter terminado a 5ª, a 10ª e a 15ª rodada como Líder do Campeonato, e ter terminado a 20ª rodada em 3º lugar, ao fim da 25ª rodada o clube havia se afastado da meta, numa sequência de resultados que o havia tirado da briga pelo título. Para o fim da 30ª rodada, a meta traçada antes do campeonato começar era terminar com 62 pontos. O Flamengo terminou 4 pontos abaixo da meta, os mesmos quatro pontos que o separavam do líder Palmeiras ao fim desta rodada.

A péssima sequência da 21ª à 25ª rodada cobrava seu preço! Mas a boa sequência entre 26ª e a 30ª, conquistando 13 pontos dos 15 possíveis, manteve o sonho vivo. Para ser campeão, era a hora de ser decisivo e de vencer os grandes jogos. Na 31ª rodada, uma decisão contra o líder Palmeiras no Maracanã, seguida por um confronto contra o São Paulo no Morumbi. Só é campeão aquele que vence as grandes batalhas! A sequência final era difícil. Era hora do elenco provar se era capaz ou não.   



Comparação do Desempenho Acumulado até a 30ª rodada frente a outras edições por pontos corridos:

O Flamengo teve até a 30ª rodada a sua 2ª melhor campanha para 30 primeiras rodadas na história desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser por pontos corridos, atrás apenas do desempenho obtido em 2016, quando havia feito 60 pontos. Somente em outras 3 oportunidades na história o Flamengo havia chegado à 30ª rodada com mais de 50 pontos, tendo feito 52 em 2008, 51 em 2011 e 60 em 2016.



DESEMPENHO NO BRASILEIRÃO 2018:

26ª rodada
Jogo importante, mais uma vez diante de um Maracanã lotado, para enfrentar um rival direto pelas primeiras posições da tabela. Time modificado, com algumas peças poupadas, e logo no primeiro minuto duas destas peças novas abrem o placar: Trauco vai ao fundo e dá assistência para Willian Arão abrir o placar. Antes do intervalo, mais um gol sofrido num cruzamento à pequena área e uma cabeçada fulminante sobre Diego Alves. No 2º tempo, mais uma assistência de Miguel Trauco e novamente um gol rubro-negro. Barbieri então recuou o time e outra vez quase pagou com a perda de pontos num empate, mas a trave salvou o time. Vitória suada, três pontos fundamentais numa rodada em que São Paulo e Internacional voltaram a tropeçar. Os sãopaulinos se mantinham na liderança com 51 pontos, com Palmeiras e Inter com 50. O Fla foi a 48, diminuindo a diferença ao líder para três pontos. O 5º era o Grêmio, na cola, com 47. O 6º era o Atlético Mineiro com 42.

27ª rodada
Três dias antes de voltar a entrar em campo, o Flamengo perdeu por 2 x 1 para o Corinthians em São Paulo pelo jogo de volta da Copa do Brasil, após um empate por 0 x 0 no Maracanã, e acabou eliminado na semi-final. O resultado custou o cargo ao treinador Maurício Barbieri. Seu substituto, rapidamente definido, foi Dorival Júnior. Seu primeiro desafio foi contra o Bahia em Salvador. Um jogo "xôxo" contra um adversário que lutava para não ser rebaixado e acabou num empate sem gols. O Flamengo assim caiu para a 5ª colocação. Ao fim da rodada, o Palmeiras era o novo líder do campeonato, com os mesmo 53 pontos do Internacional. O São Paulo tinha 52 e o Grêmio tinha 50. O Flamengo, com 49, mantinha-se vivo, mas ou engatava uma sequência de vitórias, ou o ano terminaria mais uma vez sem um título expressivo.

28ª rodada
Novo duelo contra o Corinthians em Itaquera, desta vez valendo pelo Brasileirão. Pela primeira vez o novo treinado teve uma semana cheia para treinar o elenco. Jogo acirrado, no qual um erro de Willian Arão no fim do 1º tempo poderia ter resultado em gol e mudado a história final daquele jogo. Mas após um 1º tempo sem gols, Lucas Paquetá marcou duas vezes aos 19 e aos 24 minutos. O time então administrou o resultado até o fim, e num contra-ataque ainda marcou o terceiro gol já nos acréscimos. Pior derrota sofrida pelo Corinthians desde a inauguração de seu estádio. E o mais importante: o Flamengo voltava a sonhar com o título. Ao fim da rodada, o líder Palmeiras tinha 56 pontos, o Inter tinha 53, o Flamengo, em 3º lugar, tinha 52, mesma pontuação do São Paulo, e o Grêmio vinha colado no grupo com 51 pontos. Era a disputa mais acirrada da história do Campeonato Brasileiro por pontos corridos. A sequência dos três jogos seguintes tinha potencial para levar o time rubro-negro à liderança: um Fla-Flu, uma visita ao lanterna Paraná, e um confronto direto contra o líder Palmeiras no Maracanã.

29ª rodada
Fla x Flu! A rodada teria ainda Palmeiras x Grêmio e Internacional x São Paulo. Confrontos diretos no alto da tabela que só aumentavam a importância de se obter três pontos no Fla-Flu. Três dias antes do jogo decisivo, em péssimo e infeliz momento para tal tomada de decisão, o Flamengo anunciou a vende de Lucas Paquetá para o Milan, da Itália, por 35 milhões de euros (segunda maior venda da história do Flamengo, perdendo apenas para a transação, dez milhões de euros mais cara, que um ano antes levou Vinícius Júnior ao Real Madrid). Focando no Maracanã lotado num fim de sábado, o Fla-Flu abriu a rodada, com o time rubro-negro entrando em campo antes dos concorrentes à busca pelo título. Uma rodada na qual, na briga pela ponta, os mandante se impuseram. O Palmeiras fez 2 x 0 no Grêmio e o Internacional fez 3 x 1 no São Paulo. No Maracanã cheio de vermelho e preto, o time entrou em campo assumindo as rédeas da partida desde seu começo, conseguiu um gol com pouco mais de dez minutos, conseguiu um segundo nos acréscimos, descendo para o intervalo com uma vantagem confortável, e liquidou o jogo logo no reinício do segundo tempo, colocando o 3 x 0 que acabou definitivo no placar. Disputa acirradíssima pelo título. Ao fim da 29ª rodada: Palmeiras com 59 pontos, Internacional com 56 e Flamengo com 55; o São Paulo, com 52, e o Grêmio, com 51, ficavam a aquela altura um pouco para trás. 

30ª rodada
Jogo fácil, mas perigoso. Fora de casa, o time rubro-negro enfrentava o último colocado e virtualmente já rebaixado Paraná Clube, em Curitiba. Era vital não perder pontos! E o time venceu... Em meio a um princípio de instabilidade, já que o goleiro Diego Alves, voltando de contusão, recuso-se a viajar com a delegação quando soube que ficaria no banco de reservas. Em campo, dever de casa feito, e com goleada: 4 x 0, gols de Lucas Paquetá, Vitinho, Uribe e Henrique Dourado. Dos cinco primeiros colocados, só Flamengo e Palmeiras venceram na rodada. Ao fim desta, o Palmeiras tinha 62 pontos, o Flamengo subiu à 2ª colocação, com 58 pontos, seguido por Internacional com 57, São Paulo com 53 e Grêmio com 52. Era hora de decisão. Os dois jogos seguintes definiriam as chances rubro-negras no campeonato. Primeiro uma final do Maracanã, com ingressos esgotados com antecedência para ver Flamengo x Palmeiras. Só a vitória manteria o sonho do título aceso. Depois, duelo contra o São Paulo no Morumbi. Era hora de decidir o campeonato!


Nenhum comentário:

Postar um comentário