sábado, 9 de outubro de 2010

Grandeza do Flamengo foi forjada pela Rede Globo?

Esta é a principal Tese Conspiratória entre as tantas que existem na tentativa de explicar Como e Por que o Flamengo se tornou o clube com maior torcida do Brasil. É uma entre tantas que me motivaram a escrever "A Nação" para desmistificar estas conspirações. Os motivos da grandeza do Flamengo estão na história e na sociologia. Ninguém conseguiria construir um mito do nada ...
 
As novas gerações tem dificuldade de entender este Como e Por que o Flamengo porque não conheceram um outro Rio de Janeiro no passado. Daí surgem as conspirações. Alimrntadas ainda mais pela paulistada, potência econômica hegemônica no Brasil Contemporâneo. A grandeza moderna do RJ ficou associada à Rede Globo para aqueles que não tem como entender a grandiosidade que representou o Rio.
 
Mas vamos aos fatos e sem blá blá blá ...
 
- a Rede Globo de Televisão foi criada em 1965. Entre 1968 e 69 foram compostas as músicas Aquele Abraço por Gilberto Gil (o Rio de Janeiro continua lindo .. alô torcida do Flamengo aquuele abraço) e País Tropical por Jorge Ben Jor (moro num país tropical ... sou Flamengo e tenho uma nega chamada Tereza). Será que nos seus primeiros anos de vida foi a Globo que já teve o poder de colocar o Flamengo nestas letras? Uma delas composta inclusive por um baiano ...
 
- em 1915, Flamengo e Botafogo lotaram General Severiano em recorde absoluto de público. Pela primeira vez na história a platéia do futebol superava a do remo, principal esporte do país no começo do Século XX. Nem rádio existia naqueles tempos e o Flamengo já era grande.
 
- em 1924, Flamengo e Vasco hiperlotaram pela primeira vez o Estádio das Laranjeiras, propriedade do Fluminense. Nem nas finais dos Sul-Americanos de 1919 e 1922 a Selerção Brasileira tinha conseguido levar tanto público para um estádio de futebol.
 
- em 1948, pela primeira vez um clube europeu vem ao Brasil. Flamengo e Southampton, da Inglaterra, hiperlota o Estádio de São Januário, batendo o recorde de público no Brasil.
 
- Ainda antes da criação da Rede Globo, um Fla x Flu no Maracanã marca o recorde mundial de público em uma partida de futebol jogada entre clubes (só o Brasil e Paraguai de 1969 e o Brasil e Uruguai de 1950 tiveram a capacidade de levar mais gente a um estádio).
 
- uma última: as primeiras partidas de futebol a serem televisionadas a nível nacional foram jogos do Campeonato Paulista, do Santos de Pelé, transmitidas pela TV Tupi.
 
E aí?? Alguám ainda acha que a grandeza do Flamengo foi forjada pela Rede Globo???  Gostaria de ouvir os contra-argumentos ...

6 comentários:

  1. Excelente postagem, está de parabéns!! Criei um tópico sobre o assunto na cmm Rivalidades Cariocas, onde a Globo é tão citada pelos rivais: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=31313428&tid=5602713812274683013&na=4

    Parabéns mais uma vez, grande abraço!
    SRN!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns gostaria de adquirir o livro, tem como eu comprá-lo diretamente contigo?

    Un abraço!

    ResponderExcluir
  3. Um belo estudo histórico antropológico sobre o Rio, o Flamengo e o futebol. Parabéns Marcel!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Paulo César, Ivan e Júlio César.
    Ouvir feed backs é sempre muito bom.

    Não creio que eu tenha conseguido esgotar o assunto, mas espero dar muito trabalho para a próxima pessoa a tentar explicar este fenômeno social que é a grandeza nacional do Flamengo.

    Sobre a compra: você consegue nos sites da SARAIVA e da TRAVESSA, e dá para comprar também no SUBMARINO.

    ResponderExcluir
  5. só um ressalva... Gilberto GIl "Compôs e cantou “Aquele abraço”, o seu samba de despedida – que muitos interpretam como se Gil fosse torcedor do Flamengo. Nada menos exato: o “alô torcida do Flamengo, aquele abraço!” da letra é uma ironia à derrota do time rubro-negro para o Fluminense do compositor, em 15 de junho daquele ano de 1969 num histórico jogo que terminou 3 x 2, com dois gols de Flávio e um de Cláudio Garcia, dando o título carioca ao tricolor das Laranjeiras." - Rodrigo Mattar (http://sportv.globo.com/platb/amilporhora/2012/06/26/aquele-abraco-gilberto-gil/)

    ResponderExcluir
  6. Fato Rodrigo. Obrigado pela contribuição! Gilberto Gil é sem dúvidas um grande torcedor do Fluminense. Embora nunca tenha sido fã ardoroso de futebol, esteve várias vezes nas qrauibancadas do Maracanã para ver o Flu de Assis e Washington, que tantas dores de cabeça deu a nós, rubro-negros. Mais recentemente também esteve com Washington "Coração Valente" e Fred. E assim como Nélson Rodrigues, que era bem mais Fluminense do que ele, também colocou o nome do Flamengo "em negrito", não por ser rubro-negro, mas porque Flamengo sempre foi Flamengo, muito antes da Rede Globo existir.

    ResponderExcluir