Um único duelo entre Flamengo e Bayern na história, em 1994
"No ano de 1994, o clube e seus torcedores tiveram que se contentar com lampejos de grandeza. O primeiro aconteceu na conquista do Torneio de Kuala Lumpur, na Malásia. O Flamengo foi campeão depois de um empate com a seleção da Austrália e duas vitórias, sobre Leeds United, da Inglaterra, e sobre o Bayern de Munique, da Alemanha. Foi essa conquista que levou a diretoria a apostar, frente à escassez de recursos para grandes contratações, na garotada. No Brasileiro, os lampejos vieram na goleada sobre o Corinthians por 5 a 2 (três gols de Magno) e na quebra da invencibilidade do líder Palmeiras com um 2 a 0 (gols de Sávio), ambas as partidas jogadas no Maracanã. Parou por aí. No final do campeonato, o time ficou oito jogos consecutivos sem vencer". (A NAÇÃO, pg. 168)
Flamengo e Bayern se enfrentaram uma única vez na história:
Foi um confronto entre dois times jovens, tanto o rubro-negro quanto o bávaro. No torneio na Malásia, o Bayern Munique entrava em campo sem suas quatro principais estrelas, que tinham disputado a recém terminada Copa do Mundo nos Estados Unidos. O time não tinha ao goleiro Oliver Kahn e à sua primcipal estrela Lottar Mattaus, que estavam de férias após terem defendido a Seleção da Alemanha, assim como o brasileiro Jorginho e o colombiano Adolfo Valencia. Mas tinha como principal nome ao francês Jean-Pierre Papin, escolhido melhor jogador do mundo em 1991, e jovens promessas que vieram a brilhar com a camisa da Alemanha, como Scholl, Ziege, Babbel e Hamann. Todos comandados pelo renomado treinador italiano Giovanni Trapattoni.
A história do jogo foi bastante difícil para o jovem e renovado time de garotos rubro-negros, repletos de nomes formados nas divisões de base da Gávea. Logo a 15 minutos de jogo, o goleiro Adriano foi expulso ao cometer pênalti sobre Papin, com o árbitro alegando que ele era o último homem na jogada. O próprio centroavante franês cobrou e colocou o Bayer em vantagem. O esquema tático precisou ser sacrificado, com o goleiro sub-20 Fábio Noronha entrando em campo no lugar do meio-campista, também sub-20, Rodrigo Mendes. Mas mesmo com toda esta adversidade, o Flamengo virou e conseguiu uma vitória espetacular!
23/07/1994 - Flamengo 3 x 1 Bayern Munique
Local: Estádio Shah Alam, Kuala Lampur, Malásia
Gols: Papin (17'1T), Rogério (30'1T), Marquinhos (30'2T) e Sávio (44'2T)
Fla: Adriano, Henrique, Gélson, Rogério Lourenço e Marcos Adriano; Fabinho, Marquinhos, Hugo e Rodrigo Mendes (Fábio Noronha); Sávio e Charles Baiano (Magno).
Téc: Carlinhos
Bayern: Uwe Gospodarek, Michael Sternkopf, Oliver Kreuzer, Markus Babbel e Marco Grimm; Dietmar Hamann, Mehmet Scholl, Christian Ziege e Marcel Witeczek; Alexander Zickler (Christian Nerlinger) e Jean-Pierre Papin.
Téc: Giovanni Trapattoni
Nenhum comentário:
Postar um comentário