quarta-feira, 18 de julho de 2012

Consultoria diz que torcida do Corinthians será a maior do Brasil em 2028

Uma Guerra Fria que só faz esquentar...

Eis a matéria sobre o estudo da Pluri Consultoria, que é a propósito a mesma empresa que divulga todo ano o Ranking de Valores das Marcas de Futebol no Brasil:

"Um estudo ainda inédito promete esquentar as discussões sobre qual a maior torcida do Brasil. Se, por ora, o Flamengo reina soberano, a Pluri Consultoria garante que o Timão passará o Rubro-Negro em 2028. A projeção leva em conta as 20 últimas grandes pesquisas de opinião sobre predileção clubística e uma projeção sobre expectativa do crescimento demográfico no país. Responsável pelo estudo, Fernando Ferreira, sócio-diretor da Pluri, trabalha com um cenário de 29,2 milhões de rubro-negros contra 25,1 milhões de corintianos (NR: a 4 pesquisa L! Ibope, de 2010, indicava que o Fla possuía 33,4 milhões de torcedores e o Timão 25,8 milhões), mas aponta redução gradual nesta diferença".


Foi postado hoje também, no Blog O Cronista, o texto: "Por que o Flamengo não é um Corinthians?". Diz o blog O Cronista hoje: "Em 1981, a pergunta deste post era a inversa. O questionamento era da revista Placar (Por que o Corinthians não consegue ser o Flamengo?), então na sua melhor fase editorial comandada pelo jornalista  e conhecido corintiano - e qual o problema? - Juca Kfouri. Naquele ano o Flamengo era campeão do mundo enquanto o Timão amargava a segunda divisão (ou taça de Prata). Pouco mais de 30 anos depois, o rubro-negro não ganhou mais nem libertadores ou mundial enquanto o clube paulista caminha para sua segunda conquista do mundo (...) Não é só: o Sport Club Corinthians segue para uma imensa valorização de sua marca (ainda que haja dúvidas do quanto os números divulgados valem) e consegue manter um time em altíssimo nível desde que retornou a primeira divisão em 2009 (justamente o último título relevante do clube carioca). Sua política interna está sob controle, o elenco ganha em dia e CT e estádio já são uma realidade não apenas palpável, mas cada vez mais orgulhosa. Enquanto isso, a maior torcida do Brasil vive sob a humilhação de crises constantes em que cada conselheiro-síndico quer a sua visão do melhor time e ninguém se entende. O CT é uma realidade próxima, mas ninguém se fala em estádio ainda que haja quem use a folclórica frase de "a nossa casa é o Maracanã" (...) O Flamengo não repete os ótimos resultados do Corinthians pelo amadorismo em sua raiz, que insiste em definir seu futuro. O rubro-negro tem jeito e pode ser uma instituição como seus torcedores querem. Basta que haja menos política e mais planejamento, mais amor e menos egoísmo e mais desapego e menos vaidades. Ou simplesmente, mais profissionalismo e menos amadorismo".


A gente já tratou este tema aqui, nas postagens A maior torcida do Brasil. Uma paixão inabalável. Uma estatística inquestionável e em Números que endossam a verdade incontestável. Analisando as últimas 17 pesquisas que se propuseram a mediar as maiores torcidas do Brasil fica claríssimo, é visível a olho nu no gráfico abaixo, que não há qualquer tendência de comportamento que embase esta previsão sobre 2028.


Minha opinião:
Não há como o Flamengo deixar de ser a maior torcida num prazo tão curto. Em 2030 a torcida do Flamengo ainda será a maior do Brasil.
Mas a mais longo prazo essa realidade pode mudar sim. A influência de midia é pesada e crescente. A influência que São Paulo tem sobre o país é muito maior do que teve no passado.
Para o Flamengo só resta uma alternativa, fazer-se presente. Não pode ficar para trás de Corinthians e São Paulo nessa luta econômica e financeira que vai definir que vai ganhar títulos e quem não vai nos próximos anos.
Torcer contra não adianta, porque nós, como flamenguistas, somos mais do que experientes nesse assunto e sabemos que quanto mais os outros torcem contra nós, mais fortalecido o Flamengo fica.
Temos que estar de olhos, ouvidos e mentes atentos e tentar cobrar para ver se o clube melhora. O único remédio, repito, é lutar para se manter tão forte economicamente como eles. De resto, é um monte de paulistas usando a cada vez mais forte mídia paulista para um único fim: ter Corinthians e São Paulo como potências hegemônicas do futebol brasileiro...

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