quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Primos do Flamengo pelo Mundo

Os primos do Flamengo cruzaram as fronteiras do Brasil, levando a influência rubro-negra a diversos continentes do mundo.

O mais antigo "primo" do Flamengo no exterior foi fundado em 29 de dezembro de 1923 como Sociedad Deportiva Flamengo, de Latacunga, província de Cotopaxi, no Equador, numa região que está a 2.750 metros acima do nível do mar. O Flamengo de Latacunga foi, em 1994, vice-campeão da Segunda Categoria (Terceira Divisão do Campeonato Equatoriano), disputando a Serie B em 1995, ano em que teve o equatoriano Pedro Valencia, atacante do Flamengo, como o artilheiro da Segunda Divisão. Entre os apelidos do clube estão: "O Mais Querido da Latacunga" e "Los Buitres" (urubu em espanhol) mostrando o quanto "Los rojinegros" do "Fla Latacungueño" se mantém alinhados e sintonizados com o time da Gávea. Todos os ano vem disputando o Campeonato Provincial de Segunda Categoría de Cotopaxi, que dá classificação para a 3ª Divisão Equatoriana.

O Flamengo de Sucre foi fundado em 27 de maio de 1966 como Club Atlético Flamengo e existiu amadoramente até 1977, quando passou a disputar a Liga Profissional de Sucre. Em 1979 foi rebaixado para a Segunda Divisão desta liga local, onde permaneceu até 1989, quando fechou suas portas por falta de recursos. Em 1996 o clube reabriu. Em 2009 foi promovido para disputar em 2010 a Primeira Divisão de Chuquisaca (Primera A). Em junho de 2011 sagrou-se Campeão da Primeira A, torneio da Associação de Futebol Chuquisaqueña e pela primeira vez jogou o Torneio Adequação, do qual também sagrou-se Campeão, garantindo acesso à Liga Nacional B (Segunda Divisão Nacional) na temporada 2011-12. Foi Bi-campeão, em 2011 e 2012, do Campeonato Departamental de Chuquisaca. A sua última participação na Nacional B foi na temporada 2012-13. Seu rival na cidade é o bem mais poderoso Universitario de Sucre, que disputa a 1ª Divisão do Campeonato Boliviano.

O Flamengo de Chiclayo, da cidade com este nome, no norte do Peru, foi Tri-campeão da Liga Departamental de Lambayeque 2002-03-04, uma das 25 ligas locais peruanas que dão acesso para a disputa da Copa Peru, torneio nacional disputado pelo Flamengo nestas três temporadas. Seu melhor desempenho foi na Copa Peru 2003, quando chegou às Quartas de Final. A última vez que esteve perto da final de sua Liga Departamental foi em 2013, quando perdeu a semi-final para o Willy Serrato.

O Uniao Flamengo Santos FC é um time da cidade de Gabarone, em Botswana, na África. Suas cores são o azul e o branco, com camisa igual à da Argentina. Na temporada 2005-06, o time foi Campeão da Primeira Divisão Sul, sendo promovido à Primeira Divisão do futebol de Botswana. Seu melhor desempenho foi na temporada 2007-08 em que terminou em 3º lugar na Primeira Divisão. Em 2009 foi Campeão da FA Challenge Cup, de Botswana. O Uniao Flamengo Santos ficou em 7º lugar, entre 16 participantes, na Premier League 2010-11 de Botswana, Primeira Divisão do país. Na temporada 2013-14 terminou em 14º lugar em 16 participantes, sendo rebaixado à 2ª divisão, tendo esta sido a última vez que esteve na 1ª Divisão de Botswana.

O Flamengo de Pefine é de Guiné-Bissau, ex-colônia portuguesa na África, foi fundado em 1983. O time disputa a Primeira Divisão do Campeonato Nacional desde 2000, quando se reiniciou o torneio nacional após a Guerra Civil no país. Os principais rivais no país são o Sporting Bissau e o Benfica Bissau. Na temporada 2009-10, o time caiu para a Segunda Divisão, após 9 temporadas na Primeira Divisão. A temporada 2015-16 será sua sexta consecutiva na 2ª divisão de Guiné Bissau.

O Flamengo de Ngagara, é de Bujumbura, no Burundi, e disputa desde 2007 o Championnat du Burundi, uma ex-colônia francesa, que tem apenas 10 milhões de habitantes e fica no centro-leste da África. Seu melhor desempenho na Primeira Divisão foi no campeonato de 2008, quando terminou na 3ª colocação. Após oito temporadas consecutivas na 1ª Divisão de Burundi, na temporada 2013-14, o Flamengo de Ngagara terminou em 13º lugar entre 14 participantes, terminando rebaixado à 2º divisão local.

Flamengo Football Club, da cidade de Birmingham, na Inglaterra, é um clube amador, fundado em 2002, e que na temporada 2011-12 disputou pela primeira vez a Division One (Segunda Divisão, a primeira se chama Premier Division) da Birmingham Amateur Football Association, campeonato amador que tem 9 divisões, tendo o primeiro rubro-negro inglês já levantado, em outras temporadas, os títulos da Terceira, Quarta, Quinta e Nona Divisões. Na temporada 2013-14, terminou o 1º turno como líder na Division One, mas não conseguiu manter a ponta até o final.

O Bromley Flamengo FC é um time amador que joga nas Ligas Amadoras de Domingo da Kent County Football Association, na Inglaterra. Fundado em 2005 no Bromley, um bairro de subúrbio situado no sudeste de Londres, o rubro-negro londrino disputa a Orpington and Bromley District Sunday Football League, uma das 12 ligas da Kent FA.




O Flamengo atrai todas as raças:


Uma tradição antiga, que remete a períodos anteriores à conquista da Libertadores e do Mundial de Clubes. O recorte de jornal abaixo é de 1977, anterior até mesmo à conquista do primeiro Campeonato Brasileiro do Flamengo.


A paixão pelo vermelho e o preto, mundialmente, também é arrebatadora das massas, essencialmente um fenômeno popular. Abaixo, duas imagens da camisa do Flamengo na África:



A influência do nome Flamengo continua forte, e a camisa vermelha e preta continua sua luta de raça, amor e paixão pelo futebol, e em vários idiomas.

Flamengo de Chiclayo, do Peru, em 2013



Nenhum comentário:

Postar um comentário