quinta-feira, 28 de julho de 2016

Isto aqui não é Corinthians. Isto aqui não é São Paulo. Isto aqui é Flamengo!

Já tentaram nos convencer que a torcida do Flamengo é o 11º PIB do Brasil, que é o 10º percentual de consumo. E a Adidas mostra que ninguém vende mais camisas na América! Já tentaram nos convencer que a torcida do "Framengo" só tem tamanho... o site Futebol Retweet traz mais uma evidência de desmistificação que a Guerra Fria no Futebol Brasileiro produz na sua tentativa desesperada de derrubar o Flamengo de seu pedestal. É só dar uma visita nos comentários do post colocado aqui no blog: Por que o Corinthians não consegue ser o Flamengo?

Futebol Retweet mostra em sua análise de inteligência: CORINTHIANS USA BIGFOLLOW PARA TER MAIS TORCEDORES


Últimos seguidores do Corinthians no Twitter são fakes: muitas vezes o grande número de seguidores esconde o engajamento real de uma rede social. Numa análise direta, quem tem mais seguidores tem grandes chances de ter uma pontuação maior do que os que são menos seguidos. Por isso resolvemos fazer um ranking da pontuação relativa dos clubes.

Para fazer uma comparação de engajamento, no Twitter, pegamos a pontuação total de vários clubes (desde o início do monitoramento) e dividimos pelo total de seguidores de hoje (25/07/2016).

A quantidade de seguidores não reflete no engajamento da torcida.

Começamos com os mais seguidos:

Corinthians
Seguidores - 4.487.680
Pontos - 283.317
Pontos/Seguidores = 0,063

Flamengo
Seguidores - 3.711.364
Pontos - 709.851
Pontos/Seguidores = 0,191

São Paulo
Seguidores - 3.165.853
Pontos - 315.909
Pontos/Seguidores = 0,100


O Corinthians é o que mais tem seguidores, mas fica atrás de Flamengo e São Paulo quando comparamos a pontuação com o número de torcedores que os seguem. Ou seja, entre os 3 times, os torcedores que mais interagem com o perfil oficial de seus clubes são os rubro negros.

Um perfil que consegue muita interação, mesmo de torcedores de outros times, é o da Chapecoense. São mais descontraídos e acabam ganhando a simpatia até dos outros torcedores. Garantindo assim um bom coeficiente de engajamento.

Chapecoense
Seguidores - 101.594
Pontos - 18.322
Pontos/Seguidores = 0,180

O time catarinense tem um nível de engajamento quase igual ao do Flamengo.

Mas a maior surpresa foi o Santa Cruz.

Santa Cruz
Seguidores - 85.689
Pontos - 63.561
Pontos/Seguidores = 0,742

O Santa tem um coeficiente de engajamento quase 3 vezes maior que o do Flamengo. Mostrando que mesmo que a torcida não seja das maiores no Twitter, são muito participativos na rede social.

Com dados como estes, podemos avaliar o desempenho de clubes mesmo com diferenças tão grandes na quantidade de seguidores.


Segue a lista crescente dos maiores coeficientes de engajamento, no Twitter:

20
Vitória
0,019

19
Figueirense
0,023

17
Coritiba
0,025

17
Atlético PR
0,025

16
Corinthians
0,063

15
Ponte Preta
0,067

14
Grêmio
0,072

12
Sport
0,080

12
Atlético-MG
0,080

11
Palmeiras
0,090

10
Cruzeiro
0,097

08
Santos
0,099

08
São Paulo
0,100

07
Internacional
0,118

06
Botafogo
0,119

05
Fluminense
0,165

04
Chapecoense
0,180

03
Flamengo
0,191

02
América MG
0,456

01
Santa Cruz
0,742

Pode parecer surpreendente a liderança de Santa Cruz e América MG. Como eles possuem menos seguidores, ficam mais suscetíveis a oscilações de tweets que viralizam.

No caso do América, os 3 tweets com maior engajamento são sobre um episódio de machismo que o clube presenciou, e se posicionou contrário a isso.


Fonte: Futebol Retweet (http://www.futebolretweet.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário