Já tentaram nos convencer que a torcida do Flamengo é o 11º PIB do Brasil, que é o 10º percentual de consumo. E a Adidas mostra que ninguém vende mais camisas na América! Já tentaram nos convencer que a torcida do "Framengo" só tem tamanho... o site Futebol Retweet traz mais uma evidência de desmistificação que a Guerra Fria no Futebol Brasileiro produz na sua tentativa desesperada de derrubar o Flamengo de seu pedestal. É só dar uma visita nos comentários do post colocado aqui no blog: Por que o Corinthians não consegue ser o Flamengo?
Futebol Retweet mostra em sua análise de inteligência: CORINTHIANS USA BIGFOLLOW PARA TER MAIS TORCEDORES
Últimos seguidores do Corinthians no Twitter são fakes: muitas vezes o grande número de seguidores esconde o engajamento real de uma rede social. Numa análise direta, quem tem mais seguidores tem grandes chances de ter uma pontuação maior do que os que são menos seguidos. Por isso resolvemos fazer um ranking da pontuação relativa dos clubes.
Para fazer uma comparação de engajamento, no Twitter, pegamos a pontuação total de vários clubes (desde o início do monitoramento) e dividimos pelo total de seguidores de hoje (25/07/2016).
A quantidade de seguidores não reflete no engajamento da torcida.
Começamos com os mais seguidos:
Corinthians
Seguidores - 4.487.680
Pontos - 283.317
Pontos/Seguidores = 0,063
Flamengo
Seguidores - 3.711.364
Pontos - 709.851
Pontos/Seguidores = 0,191
São Paulo
Seguidores - 3.165.853
Pontos - 315.909
Pontos/Seguidores = 0,100
O Corinthians é o que mais tem seguidores, mas fica atrás de Flamengo e São Paulo quando comparamos a pontuação com o número de torcedores que os seguem. Ou seja, entre os 3 times, os torcedores que mais interagem com o perfil oficial de seus clubes são os rubro negros.
Um perfil que consegue muita interação, mesmo de torcedores de outros times, é o da Chapecoense. São mais descontraídos e acabam ganhando a simpatia até dos outros torcedores. Garantindo assim um bom coeficiente de engajamento.
Chapecoense
Seguidores - 101.594
Pontos - 18.322
Pontos/Seguidores = 0,180
O time catarinense tem um nível de engajamento quase igual ao do Flamengo.
Mas a maior surpresa foi o Santa Cruz.
Santa Cruz
Seguidores - 85.689
Pontos - 63.561
Pontos/Seguidores = 0,742
O Santa tem um coeficiente de engajamento quase 3 vezes maior que o do Flamengo. Mostrando que mesmo que a torcida não seja das maiores no Twitter, são muito participativos na rede social.
Com dados como estes, podemos avaliar o desempenho de clubes mesmo com diferenças tão grandes na quantidade de seguidores.
Segue a lista crescente dos maiores coeficientes de engajamento, no Twitter:
20
Vitória
0,019
19
Figueirense
0,023
17
Coritiba
0,025
17
Atlético PR
0,025
16
Corinthians
0,063
15
Ponte Preta
0,067
14
Grêmio
0,072
12
Sport
0,080
12
Atlético-MG
0,080
11
Palmeiras
0,090
10
Cruzeiro
0,097
08
Santos
0,099
08
São Paulo
0,100
07
Internacional
0,118
06
Botafogo
0,119
05
Fluminense
0,165
04
Chapecoense
0,180
03
Flamengo
0,191
02
América MG
0,456
01
Santa Cruz
0,742
Pode parecer surpreendente a liderança de Santa Cruz e América MG. Como eles possuem menos seguidores, ficam mais suscetíveis a oscilações de tweets que viralizam.
No caso do América, os 3 tweets com maior engajamento são sobre um episódio de machismo que o clube presenciou, e se posicionou contrário a isso.
Fonte: Futebol Retweet (http://www.futebolretweet.com.br/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário