sábado, 13 de agosto de 2011

Terceiro Uniforme: no Flamengo, isso não dá certo


"Como descreveu Nélson Rodrigues, fanático torcedor do Fluminense, em uma de suas crônicas esportivas, em meados da década de 1960: “Para qualquer um, a camisa vale tanto quanto uma gravata. Não para o Flamengo. Para o Flamengo a camisa é tudo. Já tem acontecido várias vezes o seguinte: quando o time não dá nada, a camisa é içada, desfraldada por invisíveis mãos. Adversários, juízes, bandeirinhas tremem, então, intimidados, acovardados, batidos. Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores nem de técnicos, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável.” (A NAÇÃO, pgs. 77-78)



Parece que ao estar diate da tradicional camisa rubro-negra, os adversários não se sentem tão intimidados quanto diante dela. Vejamos o desempenho do C.R. Flamengo usando um terceiro uniforme (os modelos são os que estão na foto acima); a fonte dos dados é o excelente site FlaEstatistica.com:

1995 - PAPAGAIO DE VINTÉM: a camisa em homenagem ao Centenário do Clube resgatou o primeiro uniforme usado pelo futebol do Flamengo em 1912. Dizem, que em 1913 o clube decidiu mudar a camisa papagaio de vintém porque concluiu que ela dava azar. Talvez desse mesmo, porque em 1995 ela foi usada 9 vezes, sempre em partidas amistosas: quatro empates e cinco derrotas. A estréia foi num amistoso contra a Seleção do Uruguai.

1995 - CAMISA AZUL: nunca foi utilizada, porque não foi aprovada pelo Conselho Deliberativo. Ainda bem, porque a peça é realmente muito feia! Ainda assim, era comum vê-la nas arquibancadas.

1999 - CAMISA PRETA: a única que venceu. Em dois jogos amistosos, contra Grêmio e Fluminense, duas vitórias. O uniforme era bastante feio: camisa preta e calções vermelhos, com razão foram tão poucas as aparições, ainda que esta tenha dado sorte ao time.

2001 - CAMISA VERMELHA: pela primeira vez o Flamengo usou terceiro uniforme em jogos oficiais; disputou todo o Torneio Rio-São Paulo de 2001 com camisa toda vermelha e calção preto. O resultado foi horroroso: usou a camisa 5 vezes, com um empate e quatro derrotas.

2008 - CAMISA MEIO VERMELHA, MEIO PRETA: entrou em campo uma única vez, em jogo válido pelo Campeonato Carioca de 2008: um empate em 0 a 0 diante do Madureira.

2010 - CAMISA AZUL E AMARELA:  esta nunca atuou no Rio de Janeiro, foi utilizada 2 vezes, em dois jogos pelo Campeonato Brasileiro de 2010. Também não deu sorte: um empate e uma derrota. Empate em 1 a 1 com o Vitória, em Salvador, e derrota de 1 a 0 para o Corinthians no Pacaembu, em São Paulo.

O balanço do Flamengo em campo usando terceiro uniforme é horripilante: 2 vitórias, 7 empates e 10 derrotas. No Flamengo, este negócio de terceiro uniforme não dá certo não. Ainda bem pelo menos, que o terceiro uniforme de 2011 é preto. A única terceira camisa que conseguiu vitórias nesta história...

Nenhum comentário:

Postar um comentário