A semana que passou foi de muita movimentação e muitas novidades no basquete da Gávea. O time já está praticamente fechado para a temporada, faltando serem definidas pouquíssimas peças.
Saíram do time do ano passado: o pivô Caio Torres fechou com São José, o armador Kojo Mensah ainda não definiu sua nova equipe, mas está livre para encontrar uma, o paraguaio Bruno Zanotti foi dispensado, e o pivô sub-22 Feliz jogará em Franca.
Esta semana também definirá o destino de Duda, ao que parece ele está muito próximo de fechar com o time do Macaé.
O técnico José Alves Neto terá a sua disposição a mesma base. Renovaram contrato: Gegê, Vítor Benite, Marcelinho, Marquinhos, Olivinha e Shilton.
Já foi definido um reforço, vindo da Argentina, o armador Nicolás Laprovittola, de 23 anos, jogador que estava desde 2007 no Lanus. O Flamengo conseguiu vencer as concorrências de Lanus, Regatas Corrientes, Boca Juniors, Obras Sanitárias e La Unión de Formosa. Nico está treinando com a Seleção da Argentina para a Copa América.
Falta assinar o contrato, mas já está tudo acertado também para a chegada à Gávea do pivô Cristiano Felício. Depois de jogar entre 2010 e 2012 pelo Minas, o pivô passou um ano treinando na Youth Basketball Academy, nos Estados Unidos. Sem conseguir se projetar para jogar a NCAA, ele está de volta ao Brasil.
Para substituir a Caio Torres, será contratado um pivô, há algumas negociações em andamento, mas só um será contratado. Esta semana deverá ser definido quem será o "novo cincão" da Gávea.
O favorito ao que tudo indica, e muito perto de acertar é o norte-americano Jerome Meyinsse, que foi campeão argentino na última temporada e posteriormente jogou os play-offs finais na Venezuela.
A carreira dele: 2006-10 Virginia University (NCAA, EUA), 2010-11 Nueve de Julio (Argentina), 2011-12 Estudiantes de Bahía Blanca (Argentina), 2012 Sionista (Argentina), 2012-13 Regatas Corrientes (Argentina) e 2013 Trotamundos (Venezuela).
Com a eminente saída de Duda, possivelmente um outro jogador ainda está por chegar para ser ou ala-armador ou ala, fazendo a rotação com Benite ou Marquinhos (já que Marcelinho pode perfeitamente fazer a rotação com Benite).
Negociações muito avançadas também, mas mantidas em absoluto sigilo para o acerto com dois patrocinadores para a camisa.
O elenco do Flamengo no NBB 2013-14:
1. Laprovittola - Gegê
2. Benite - ???
3. Marquinhos - Marcelinho
4. Olivinha - Felício
5. ??? - Shilton
O mercado está em efervescência. Certo já é que o nível técnico será ainda melhor que o da temporada passada. Muito boas as escolhas de reforços de Bauru e Pinheiros. Brasília certamente ainda trará três jogadores do mercado da Argentina e virá muito forte também. Uberlândia manteve todo o time vice-campeão. São José, ao final, reforçou-se bem também. Franca, Limeira e Paulistano também terão times bem competitivos.
Brasília, depois de acertar com o técnico Sérgio Hernández, promete uma trinca de peso vinda da Argentina, fala-se em Osimani, Marcos Mata e Juan "Pipa" Gutiérrez. Um quinteto com: Osimani, Alex, Mata, Giovannoni e Pipa Gutiérrez seria um time fantástico, ainda mais com o Ovelha como treinador.
Os demais:
Bauru
Time: Ricardo Fischer, Larry Taylor, Fernando Fischer, Lucas Tischer e Murilo Becker.
Téc: Guerrinha. Banco: Gui Deodato, o argentino Fabián Ramirez e Andrézão.
Grande time montado por Bauru, fortíssimo candidato a ir às semi-finais.
Pinheiros
Time: Joe Smith, Shamell Stallworth, Jonathan Tavernari, Rafael Mineiro e Steven Toyloy.
Téc: Cláudio Mortari. Banco: Paulinho Boracini, André Bambu e Morro.
Contratou muito bem. Vem com uma equipe mais forte e equilibrada que a da temporada passada. É outro fortíssimo candidato a ir às semi-finais.
Uberlândia
Time: Valtinho, Robby Collum, Robert Day, Luís Felipe Gruber e Lucas Cipolini.
Téc: Hélio Rubens. Banco: Helinho, Audrei, Léo Waszkiewicz e Douglas Kurtz.
Manteve a base vice-campeã e trocou o veteraníssimo Estevam pelo jovem Douglas, ex-Franca. É outro forte candidato a estar na semi-final.
São José
Time: Fulvio, Andre Laws, Dedé Stefanelli, Jéfferson Willian e Caio Torres.
Téc: Régis Marrelli. Banco: Alex Oliveira.
Rumores colocam Kyle LaMonte como mais um reforço. Caio Torres foi uma aposta interessante para o lugar de Murilo, mas a saída deste sem dúvida fará falta. Falta colocar pivô para a rotação com o Caio, que, pesado, não aguenta muito tempo de quadra. Está na cola dos mencionados acima na luta para ir às semi-finais, mas não considero um favorito a chegar lá.
Franca
Time: Juan Pablo Figueroa, Eddie Basden, Jhonatan Luz, Lucas Mariano e Paulão Prestes.
Téc: Lula Ferreira. Banco: Léo Meindl, Cauê Borges e Chris Hayes
Acho que o time contratou mal, ao invés de investir em Basden e Hayes, investiria num ala-pivô mais qualificado. Ainda dá tempo de fazer este ajuste após o Paulista.
Limeira
Time: Ronald Ramon, David Jackson, Renato Lamas, Guilherme Teichmann e Bruno Fiorotto.
Téc: Demétrius Ferracciú. Banco: Hélio, Matheus Dalla e Renan Leitchweis.
Investiu bem e vem mais forte que na última temporada, é forte candidato a estar nas quartas de final.
Paulistano
Time: Kenny Dawkins, Manteiguinha, Desmond Holloway, Pilar e Hátila Passos.
Banco: Gustavo de Conti. Banco: César Fabretti.
Merece atenção a dupla de norte-americanos que fez ótimo trabalho na Liga Sorocabana na última temporada e agora estarão com um elenco melhor a seu lado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário