segunda-feira, 15 de julho de 2013

Berico, um "Novo Pelé" que chegou ao Flamengo em 1964


O atacante Berico foi contratado pelo Flamengo em 1964, era o artilheiro do Guarani de Campinas, e era considerado pela mídia local como o "Novo Pelé".

Seu nome de batismo era José de Oliveira Filho, nascido em Sertãozinho, interior de São Paulo, foi contratado pelo Flamengo em 1964. Sua contratação foi tão badalada, que Berico teve que sair escondido de Campinas para não ser impedido pelos torcedores do Guarani, que não aceitavam sua saída.

Berico estreou pelo Flamengo num sábado no Maracanã contra o Olaria, em 10 de outubro, em jogo pelo Campeonato Carioca de 1964. Resultado: 3 x 0 pro Flamengo com dois gols de Berico. Um "novo Pelé" chegava a Gávea ...

Quando foi vendido, em maio de 1965, Berico só havia feito 5 gols pelo clube.

Carreira: 1961-64 Guarani (SP), 1964-65 Flamengo, 1965-71 Oro de Jalisno (México), 1971-75 Pumas de UNAM (México), 1975-76 Sacramento Thunder (EUA) e 1977-78 Sacramento Gold (EUA).


Berico

7 comentários:

  1. Eu era criança mas conheci o Berico porque ele morava na Usina São Martinho - município de Pradópolis e antes de jogar no Guarani, ele jogava no time da Usina São Martinho, time amador e era o grande jogador. Vi o Berico treinar no campo da Usina nas folgas e nas férias quando ia visitar a família, ainda quando jogava no Guarani. Ele tem um irmão, chamado Orlandinho, que também foi jogador profissional e chegou a jogar pelo Santos FC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada,meu sou filha de ele,soy a filha de Berico y moro em México.. ¡

      Excluir
  2. Lembro da chegada do Berico e da estreia contra o Olaria. Eu fiquei empolgado e achava que ele ia superar Quarentinha, artilheiro do campeonato pelo Botafogo. Junto com Berico, veio Amauri que chegou a ficar um tempinho a mais no Flamengo. Berico foi a maior decepção futebolística de minha vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jajajajajajajajaja.. Acontece,obrigada en nombre de meu pai,beixos..¡

      Excluir
  3. BERICO E AMAURY, BERICO FOI CONTRATADO COMO CRAQUE E AMAURI VEIO COMO CONTRA PESO, NO FINAL O CRAQUE FOI AMAURI, BERICO INFELIZMENTE NÃO DEU CERTO,

    ResponderExcluir
  4. Foi a primeira vez que fui ao Maracanã, aos 9 anos e com meu falecido pai. Lembro até hoje da badalação pela estréia de Berico e da celebração logo após o final do jogo, em campo e nas arquibancadas, talvez pela empolgação natural com aquela estréia. E tenho tb ainda na memória, bem pequenino que era, estranhar o sumiço repentino daquele jogador que chegara daquela forma.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por compartilhar este experiência, Paulo. São as coisas que fazem o futebol ser o futebol, e ser inigualável, porque é mais vivo que todos os outros...

    ResponderExcluir