"No Campeonato Brasileiro de 1985, o time rubro-negro parecia ter potencial para conquistar mais uma vez o título. Terminou o primeiro turno na liderança do campeonato, jogando com um time base que tinha Cantarele, Jorginho, Leandro, Mozer e Adalberto; Andrade, Adílio e Gilmar; Bebeto, Chiquinho e Marquinho. Parecia que daria para brigar pelo campeonato, mas não deu. O Flamengo acabou eliminado pelo Brasil de Pelotas.
O grupo na segunda fase tinha quatro equipes: Flamengo, Bahia, Ceará e Brasil, modesta equipe do Rio Grande do Sul; o primeiro colocado passava à semifinal. Nos jogos de ida, o rubro-negro empatou com Ceará e Bahia, e venceu o time de Pelotas no Maracanã. No jogo seguinte, com a vitória sobre o Bahia no Rio de Janeiro, o Flamengo chegou a seis pontos na tabela (naquele tempo a vitória ainda valia dois pontos, só passou a valer três em 1988). Em segundo lugar estava o Brasil de Pelotas, com cinco pontos.
Líder e vice-líder se enfrentavam em Pelotas. Um empate deixava o Flamengo em ótimas condições para conseguir a vaga, a vitória significaria a classificação antecipada. E eis que o Brasil venceu o Flamengo por 2 a 0, gols de Bira e Júnior Brasília (jogador revelado nas categorias de base rubro-negras). A última esperança era o jogo na rodada final, quando os gaúchos enfrentariam o Bahia na Fonte Nova, em Salvador, enquanto o rubro-negro jogaria contra o Ceará, no Maracanã. Só que o Brasil venceu o Bahia por 3 a 2 e confirmou a vaga na semifinal. Os confrontos que definiriam os finalistas naquele ano foram Atlético Mineiro x Coritiba; e Bangu x Brasil de Pelotas. Coritibanos e banguenses passaram à final, e o título foi parar no Paraná". (A NAÇÃO, pg. 141)
Escalações:
Flamengo: Fillol, Ailton, Leandro, Mozer e Adalberto; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Chiquinho e Bebeto.
Téc: Zagallo
Brasil de Pelotas: João Luís, Nei Dias, Jorge Batata, Silva e Hélio; Doraci, Canhotinho (Márcio) e Lívio; Alamir, Júnior Brasília e Bira.
Téc: Valmir Louru
Brasil de Pelotas em 1985
Nenhum comentário:
Postar um comentário