sábado, 7 de dezembro de 2013

Fim de 2013 repleto de literatura sobre o Flamengo

Três livros sobre o Flamengo lançados no fim de 2013:



O livro é a auto-biografia do presidente mais vencedor da história do Flamengo. Ele assumiu a presidência do clube em 1977 e ficou por dois mandatos (77-78 e 79-80) durante os quais o Flamengo conquistou o Terceiro Tri-campeonato e foi Campeão Brasileiro de 1980. Foi no seu mandato que montou-se o time Campeão da Libertadores e do Mundial em 1981 e que ainda faturaria os Brasileiros de 82 e 83. Voltou à presidência no mandato 1987-88, quando o Flamengo voltou a ser Campeão Brasileiro de 1987. Voltou a assumir o clube no mandato 91-92 e mais uma vez o Flamengo voltou a ser Campeão Brasileiro, em 1992. Sua última estadia na presidência foi nos mandatos 2004-05-06 e 2007-08-09, e mais uma vez num mandato seu o Flamengo sagrou-se Campeão Brasileiro, em 2009. No total foram 6 mandatos e 14 anos na Presidência do Flamengo, do qual se afastou antes do fim do mandato de 2009 por problemas cardíacos. 

Márcio Braga incorpora três dos estereótipos mais apedrejados do Brasil: o tabelião, o cartola e o político. Foi o dirigente que ficou mais tempo à frente do Flamengo, assumindo o clube em situações dramáticas e comandando as conquistas mais importantes. É o notário mais antigo em atuação no país, um dos nomes mais prestigiados da profissão. Viveu a política desde os tempos de JK e participou de episódios decisivos da Campanha das Diretas, da Nova República e da Constituinte ao lado de Ulysses Guimarães, Tancredo Neves e outros grandes nomes da história da redemocratização.

Segundo Mário Braga, por ele mesmo, um lutador e combatente das boas causas. Este livro é uma coleção de histórias dessas brigas nos mundos do futebol, da política e dos negócios. É também uma coleção de lembranças, desde a origem judaica e a saga dos antepassados na Amazônia até a intimidade com o presidente Juscelino Kubitschek e as delícias dos Anos Dourados no Rio de Janeiro, a euforia no jet set e os amores de cinema. Cenários e personagens se multiplicam. Épocas e aventuras se sucedem. E em todas as histórias do livro está viva a paixão da maior torcida do mundo – a Nação Rubro-negra. Mesmo sendo parte desta seita faz tanto tempo, Marcio não se atreve a explicar o que é a entidade mágica chamada Flamengo, essência e comunhão de gente de todo jeito e todo lugar, pelo Brasil e pelo planeta. Ele aprendeu e ensina que esse mistério, que está em cada palavra deste livro, nunca será desvendado por qualquer ciência. Sabe-se que habita a alma do torcedor enlouquecido e assombra o espírito do adversário.



"Mengo meu dengo - Paixão sem fronteiras" é um livro homônimo de uma coluna semanal que o jornalista, poeta e escritor Luiz Hélio Alves manteve no site Flamengo RJ de 2007 a 2009 e exalta o Mais Querido em sete capítulos: Uma paixão sem fronteiras, Os flanáticos da nação e suas loucuras extraordinárias, Uma paixão que também arde na arte, Flamengo em verso e prosa, Heróis de uma nação, Embaixadas da nação, O Flamengo em nossa cidade. O autor é ligado à Embaixada Fla-Juazeiro, na Bahia.

Através das 178 páginas dessa obra escrita com as cores de um latente e indescritível sentimento flamengo, o leitor terá a oportunidade de conhecer fascinantes histórias de torcedores-símbolos dos mais diversos lugares do Brasil. Seres flamengos que ajudam a manter cada vez mais flamejante a chama que aquece os corações e esportivamente ilumina as vidas de 40 milhões de brasileiros.

Crônicas ufanistas, poemas-homenagens a heróis rubro-negros, artigos tratando da relação do Mengo com a arte e um breve contexto histórico sobre a real origem do despertar dessa verdadeira paixão sem fronteiras formam um autêntico mosaico vermelho e preto a partir da intensa e totalista convivência do autor com o fantástico e inspirador universo rubro-negro durante os últimos seis anos.




"Da Lama ao Tri" conta a saga da conquista da Copa do Brasil 2013. É mais um livro da Editora Maquinária, responsável também pela publicação de "A NAÇÃO". Neste livro, Arthur Muhlenberg, blogueiro do clube no GloboEsporte.com, relata a trajetória do time em 2013 até a improvável conquista.

O livro traz as caricaturas de Vinícius sobre os principais personagens do título da Copa do Brasil. O jornalista Roberto Assaf assina o prefácio, e o texto de quarta capa é do também jornalista e escritor Ruy Castro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário