quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Quanto deve custar o jogo do Flamengo? Lições paulistas...

Quanto vale um jogo de futebol no estádio? É válido dar uma espiada nos números de Corinthians e São Paulo, hoje os dois clubes mais ricos do Brasil (em 2014, pela 1ª vez desde que o mercado financeiro passou a monitorar isto, a receita do Flamengo foi a maior do futebol brasileiro, após uma década inteira que Corinthians e São Paulo se revezaram na 1ª posição). São os dois clubes a se ter como alvo. Só será competitivo quem conseguir manter o ritmo deles (ou nosso, já que o Flamengo enfim está conseguindo entrar nesta briga.

Analisando os jogos da dupla paulista no Brasileiro 2014, no Paulistão 2015 e na Libertadores 2015, saltam duas conclusões. E conclusões que derrubam qualquer tese de que a demanda por jogos de futebol é inelástica. Definitivamente não é.

1) Mais barato nem sempre leva mais público
Muito interessante os números do São Paulo no Brasileiro 2014 quando se compara os jogos no Morumbi Pré-Copa do Mundo (três jogos) e Pós-Copa do Mundo (treze jogos, tirando a partida contra o Cruzeiro, que já explicarei porque não foi considerada)

- Pré-Copa: ticket médio de R$ 13,53, com 24.695 pagantes por jogo e R$ 331.756 de renda média. 
- Pós-Copa: ticket médio de R$ 28,84, com 28.024 pagantes por jogo e R$ 780.289 de renda média.

Ou seja, apesar do preço 113% maior, o público foi 13% mais alto, gerando uma receita 135% maior.

Os três jogos Pré-Copa foram contra Botafogo, Grêmio e Atético Mineiro. E os treze Pós-Copa contra Chapecoense, Criciúma, Vitória, Santos, Sport, Flamengo, Fluminense, Atlético Paranaense, Bahia, Goiás, Internacional, Palmeiras e Figueirense.

Extraí o jogo contra o Cruzeiro da lista, porque o duelo contra o líder, no qual o São Paulo ainda brigava pelas primeiras posições, foi um típico ponto fora da curva. Ele teve ticket médio de R$ 42,4 com 58.627 pagantes e R$ 2,5 milhões de renda.

O que os números comprovam (o que intuitivamente já sabíamos) é que o preço do espetáculo depende sim de fatores como: qual a qualidade do time para o qual estou indo torcer?, qual a qualidade do adversário? como está a fase do time no campeonato?

2) Preços diferenciados por grupos de jogos trazem melhores resultados (elasticidade de preços pura e evidentíssima!)
Analisar os jogos do Corinthians em Itaquera podem ter um resultado um pouco distorcido, porque como o estádio é novo, ainda pode estar sob a influência do entusiasmo do torcedor com a novidade. Aconteceu com o Maracanã após a reinauguração para a Copa 2014, e aconteceu com o Mané Garrincha em Brasília.

Mas um fato salta à vista, o Corinthians pratica preços diferenciados dependendo de quem enfrentará, e por qual competição, e está funcionando. Dá para perceber quatro grupos de preço: (1) contra pequenos pelo Paulista, (2) meio de semana pelo Brasileiro, (3) fim de semana pelo Brasileiro, e (4) Libertadores da América.

O ticket médio nos jogos contra pequenos pelo Paulista fica um pouco abaixo de R$ 45, nos jogos de meio de semana pelo Brasileiro um pouco abaixo dos R$ 60, em fins de semana pelo Brasileiro um pouco abaixo de R$ 70, e pela Libertadores fica um pouco acima de R$ 80. Uma diferenciação de preços bem clara.

- Grupo 1: ticket médio de R$ 43,8, com 25.071 pagantes por jogo e R$ 1,1 milhão de renda média
(adversários: Marília, Botafogo de Ribeirão Preto e amistoso com os ingleses do Corinthian Casuals)
- Grupo 2: ticket médio de R$ 58,6, com 27.068 pagantes por jogo e R$ 1,6 milhão de renda média
(adversários: Internacional, Bahia, Goiás, Atlético Mineiro, Chapecoense, Bragantino pela Copa do Brasil)
- Grupo 3: ticket médio de R$ 69,1, com 33.426 pagantes por jogo e R$ 2,3 milhões de renda média
(adversários: Figueirense, Botafogo, Palmeiras, Bahia, Fluminense, São Paulo, Sport, Coritiba, Santos, Grêmio e Criciúma)
- Grupo 4: ticket médio de R$ 80,9, com 36.862 pagantes por jogo e R$ 3,0 milhões de renda média
(adversários: São Paulo e Once Caldas,da Colômbia)

Uma interessantíssima "escadinha" na qual não só o preço vai subindo, como o público pagante também, e a renda principalmente! Isto é estratégia de preços!

A título de comparação, no jogo do São Paulo contra o Danubio, do Uruguai, no Morumbi, o primeiro duelo sãopaulino em seu estádio na Libertadores, o ticket médio foi de R$ 66 (bem menor que os R$ 80,9 do Corinthians em sua Arena), com 16,7 mil pagantes (bem menos que os 36,8 médios do rival da Itaquera) e com renda de R$ 1,1 milhão (quase um terço da corinthiana). É a prova de que os preços tem que ser ajustados dependendo do clube, do estádio (conforto, segurança, estacionamento, acesso), e não neste caso, mas também: do dia da semana, da competição e de quem é o adversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário