Palavras do ex-jogador e contratado da Band, Neto: "SEM TERCEIRIZAR, QUAL A MAIOR TORCIDA DO BRASIL???"
Eis as estúpidas palavras do próprio, em declaração de 23 de outubro de 2015: "Para mim a torcida do Timão é maior. Afinal pelo que acompanho o Mengão tem muito fã no Norte e Nordeste do País. E por lá o sujeito tem o time do coração dele na região e mais o Flamengo que assiste na TV desde criança. O que significa dizer que boa parte desses flamenguistas são terceirizados".
O ex-goleiro Veloso, que nunca vestiu a camisa do Flamengo em sua carreira, é importante frisar, respondeu no Programa Os Donos da Bola, também da Band, no mesmo dia: "O Corinthians só tem torcida no Estado de São Paulo e o Flamengo, em todo o país".
A polêmica propositalmente sempre é relevantada pelos paulistas.
Na mesma semana outro ídolo do Corinthians, Marcelinho Carioca, jogador revelado e não aproveitado pelo Flamengo, também disparou, em matéria publicada no jornal Lance, no mesmo dia 23 de outubro: "Tenho certeza que a torcida do Corinthians é a maior do país, maior do que a do Flamengo, que vem de muitos altos e baixos, não conquista coisas há muito tempo. Sou grato ao Flamengo porque me ascendeu para o futebol brasileiro, mas tudo foi como profissional no Corinthians, 432 jogos, quase nove anos de clube, 206 gols, quinto maior artilheiro... Aprendi a ser corintiano de coração, deixei de ser flamenguista, sim".
A mesma matéria é complementada por uma pérola do jornalista corinthiano Celso Unzelte, pensador contemporâneo: "Corinthians teve até rebaixamento, coisa que o Flamengo não teve. Quando você chega no fundo do poço, só te resta pegar impulso para subir. De 90 para cá não foi só em campo que o Corinthians superou o Flamengo, descontou uma grande porcentagem de torcida que o Flamengo tinha a maioria absoluta. Hoje tem uma torcida mais nacional, não por coincidência há um deslocamento da mídia para São Paulo, com um olhar mais paulista, muito por conta do clube. Na minha época de infância era só Flamengo. A final de 90 foi transmitida pela Band. O Corinthians se nacionalizou como clube. O Corinthians se tornou time nacional, como não era há 25 anos. Deu uma mordida num espaço onde o Flamengo era líder absoluto. Hoje já deu para equilibrar isso. Além do que, a popularidade do Corinthians nos mercados Sul e Sudeste do país facilita a venda de produtos para o Corinthians, por exemplo, pois são regiões mais ricas em termos econômicos. Os rubro-negros são mais pulverizados, tem torcedores que jamais foram num jogo do Flamengo. O Ronaldo esteve entre os dois clubes e escolheu o Corinthians. Mudou o eixo, a mercantilização do futebol no Brasil foi positiva para o Corinthians, que soube potencializar sua marca. Antes o Corinthians era ignorado pela Rede Globo, agora, foi adotado pela emissora. Antes era muito centralizado no Rio".
Não há porque contra-argumentar, sugiro a soma de todos os fatos: A Maior Torcida do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário