quinta-feira, 2 de julho de 2020

A Quebra de Monopólio da Rede Globo: números das transmissões do Flamengo


Com a Quebra de Monopólio da Rede Globo imposta pela Medida Provisória Nº 984, e tendo vencido na Justiça, confirmando o direito de transmissão de seus jogos como mandante, foi hora do Flamengo fazer história, tendo estes números em suas transmissões:


01/07/2020 - Flamengo 1 x 0 Boavista - Maracanã - Camp. Carioca

A equipe de transmissão contou com o narrador Emerson Santos e comentários de Alexandre Tavares e do ex-goleiro Raul Plassmann, convidado especial. A repórter Luana Trindade foi a responsável por passar informações diretamente do gramado. Para a partida, foi contratada como a coordenadora de imagens a produtora PlayRec Produções, que também faz as transmissões de jogos para a Rede Globo nos Canais Premiere. Foram utilizadas 12 câmeras para a transmissão. O evento teve patrocínio da construtora MRV e da cervejaria Brahma.

Durante a transmissão, um link para pagamento de "ingressos voluntários" foi disponibilizado para quem quisesse, por livre e espontânea vontade, dar contribuição financeira ao clube pela transmissão. A arrecadação rubro-negra com esta iniciativa foi de aproximadamente R$ 800 mil (descontando os custos de transmissão, isto representou um lucro de aproximadamente R$ 500 mil).

A primeira transmissão do Flamengo no YouTube atingiu 2,2 milhões de espectadores simultâneos de pico no total contando todos os acessos por Facebook, Twitter, MyCujoo e o próprio YouTube, superando o Gre-Nal pela Copa Libertadores transmitido em março pelo Facebook, que tinha atingido 2,1 milhões de espectadores simultâneos. Com estes números, a transmissão bateu o recorde de audiência e se tornou a transmissão esportiva que mais atraiu espectadores simultâneos no YouTube no mundo em toda a história! Tornou-se a 7ª maior audiência ao vivo da história do YouTube no mundo até então.

Para efeito de referência, a partida entre Flamengo e San Jose pela Copa Libertadores realizada em 11 de abril de 2019, que pouco mais de um ano antes também teve transmissão exclusiva via plataformas digitais, tinha tido um pico de 1,054 milhão de conexões simultâneas, conservando até a data após a partida contra o Boavista como 4ª maior audiência no Brasil de eventos esportivos com transmissão via canais digitais, atrás desta nova partida que passou a ser a recordista, do já citado duelo entre Grêmio e Internacional, e do jogo entre Paris St-Germain e Borussia Dortmund, tendo todos estes três jogos sido disputados em 2020.

Destas 2,2 milhões de visualizações simultâneas, 2,075 milhões eram acessos diretos via YouTube, com os demais sendo originados pelas demais plataformas digitais que indiretamente davam acesso ao link do YouTube. A transmissão alcançou 14 milhões de visualizações totais.

Em termos de todas as transmissões, não bateu o recorde de 3,2 milhões de conexões do show na sala de casa realizado pela cantora brasileira Marília Mendonça em 8 de abril de 2020, que havia superado os 3,1 milhões alcançado pela dupla Jorge e Mateus alguns dias antes, ambos os shows tendo superando a marca histórica que era da cantora norte-americana Beyoncé.

Das sete maiores transmissões ao vivo com conexões simultâneas da história do YouTube, cinco são brasileiras, e todas realizadas durante a pandemia do coronavírus: 1º) Marília Mendonça em 08/04/20 com 3,2 milhões, 2º) Jorge e Mateus em 04/04/20 com 3,16 milhões, 3º) Andrea Bocelli (Itália) em 12/04/20 com 2,8 milhões, 4º) Gusttavo Lima em 11/04/20 com 2,76 milhões, 5º) Sandy & Júnior em 21/04/20 com 2,54 milhões, 6º) BTS (grupo pop da Coréia do Sul) em 18/04/20 com 2,3 milhões, e 7º) Flamengo-Boavista em 01/07/20 com 2,2 milhões. Os números acima são contabilizados pelo próprio YouTube, nos Estados Unidos, não é uma contabilização feita por brasileiros ou com qualquer outro viés tendencioso.

No apito inicial do árbitro, às 21:30h, já havia 1,1 milhão de torcedores online no YouTube. Os 2 milhões foram batidos aos 28 minutos do 1º tempo, e o pico aconteceu aos 45 minutos do 1º tempo. Aos 28 minutos do 2º tempo, o narrador Emerson Santos anunciou: "o YouTube acabou de confirmar. A maior transmissão esportiva do YouTube no mundo é da FlaTV", naquele momento, mais de 2.050 milhões de pessoas estavam online.

O pico de espectadores simultâneos na internet renderia 3 pontos de audiência máxima no Painel Nacional de Televisão da Kantar Ibope Media. Superaria a Band e a RedeTV na briga pelo 4º lugar, e ficaria bem atrás da Rede Record, que ocupa o 3º lugar no intervalo das 21:30h às 23:30h das 4ª feiras. A Rede Globo, com a transmissão de Botafogo x Portuguesa no horário, teve 17 pontos de audiência média na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, contra 9 pontos do SBT e 6 da Record.

Com a transmissão pela FlaTV no YouTube, o Flamengo saltou a 4,2 milhões de inscritos no seu canal (450 mil novos inscritos durante a transmissão), mantendo-se como 4º maior entre clubes de futebol no mundo, contra 4,8 milhões do canal oficial do Liverpool, e atrás de Real Madrid (5,7 milhões) e Barcelona (9,5 milhões).


05/07/2020 - Flamengo 2 x 0 Volta Redonda - Maracanã - Camp. Carioca

A segunda partida com transmissão própria seria válida pela semi-final da Taça Rio.

O Flamengo mudou a estratégia para a segunda partida, após se decepcionar com o lucro no primeiro jogo, e decidiu que a transmissão da segunda partida seria feita exclusivamente na plataforma MyCujoo a um custo de R$ 10 para quem quisesse assistir, com isenção para seus Sócios-Torcedores. O anúncio foi feito na noite de 3 de julho, sexta-feira, e causou uma enxurrada de críticas à diretoria.

No domingo, desde antes do horário de almoço, o processo de cadastro para quem quisesse assistir à partida já sinalizava problemas de sobrecarga, sem que muitas pessoas conseguissem concluir o cadastro e efetuar o pagamento. A plataforma colapsou, e durante a tarde, nas horas que antecediam à partida, que estava marcada para as 16h, o problemas só aumentou. A diretoria então tomou uma decisão rápida, definida quando faltavam mais ou menos meia hora para o jogo começar: foi liberada a transmissão gratuita através da FlaTV. A plataforma MyCujoo, onde o Flamengo transmitia suas partidas de futebol feminino, não aguentou a forte demanda do futebol masculino. O clube descobriu muito rápido que soluções de transmissão digital exigem planejamento prévio, especialmente a respeito da relação entre oferta e demanda de dados. Poderia ter sido pior, se não houvesse tomado uma decisão rápida e desistido da estratégia pensada.

Durante o jogo, pouco menos de 100 mil pessoas no Brasil assistiram ao duelo contra o Volta Redonda através da MyCujoo, além de cerca de 5 mil no exterior que pagaram US$ 8 para ver a partida.

Na FlaTV, através do YouTube, a audiência demorou um pouco a engrenar, a medida que a notícia de transmissão gratuita se espelhava. O pico máximo de transmissões simultâneas foi atingido no início do segundo tempo, com 1,8 milhão de pessoas conectadas na transmissão ao vivo. É impossível saber o quanto que a demanda diminuiu em função da estratégia dos R$ 10 e de pessoas que não tenham sabido da transmissão gratuita a tempo, e se é que houve diminuição por causa disto. Embora o fato inegável seja que o duelo contra o Volta Redonda tenha atraído 18% a menos de conectados, apesar da maior importância esportiva da partida para a disputa do campeonato, é fato também que a audiência televisiva do futebol na tarde de domingo foi inferior à de quarta-feira a noite.

A Rede Globo transmitiu a outra semi-final, entre Fluminense e Botafogo, disputada no mesmo horário. e teve, segundo o IBOPE, uma média de 14 pontos de audiência média na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, contra 5 pontos do SBT, com o programa dominical da apresentadora Eliana, e 4 pontos da Rede Record, com o programa dominical da apresentador Rodrigo Faro. A audiência total da televisão, também com uma partida de maior importância esportiva para a disputa do campeonato, além de ser um clássico entre as terceira e quarta maiores torcidas da cidade, também foi significativamente menor.


08/07 - Final da Taça Rio na FLUTV: o Fla-Flu que decidiu o 2º turno, após sorteio na FERJ, teve o mando de campo tricolor, impedindo que pudesse haver uma transmissão rubro-negra. O jogo atingiu o recorde de 2,3 milhões de conexões simultâneas aos 13 minutos do 1º tempo, no fim da primeira etapa havia 2,867 milhões conectados. Aos 36 minutos do 2º tempo, eram 3,315 mihões e o recorde do show de casa da cantora Marília Mendonça estava batido. O jogo terminou empatado, e na disputa por pênaltis, o pico foi de 3,597 milhões, passando a ser a maior transmissão até então ao vivo no mundo inteiro na história do YouTube. A transmissão nesta "nova realidade" também traz situações patéticas, como a do narrador da FluTV neste jogo que não mencionava o nome "Flamengo" nenhuma vez, só se referindo como "time adversário". Sem futebol na noite de quarta-feira na TV Aberta, a Rede Globo obteve 27,4 pontos de audiência na Região Metropolitana do Rio de Janeiro no horário de 21:30h às 23:30h (muito mais do que tinha obtido uma semana antes com a partida entre Botafogo e Portuguesa), contra 5,7 pontos do SBT e 5,0 da Record.


12/07 - 1º Jogo da Final do Carioca na FLUTV: o primeiro jogo da decisão foi com mando tricolor, e novamente a FluTV teve uma audiência altíssima, tendo pico de 3,2 milhões de acessos simultâneos. Interessante notar, no entanto, que mais uma vez, assim como aconteceu nos jogos contra Boavista e Volta Redonda transmitidos pela FlaTV, o público de domingo a tarde foi ligeiramente inferior ao de quarta-feira a noite, e com um delta muito parecido, na casa de 400 mil a menos. Ainda assim, com este pico, o jogo ocupou a expressiva 3ª colocação na história mundial de transmissões ao vivo no YouTube até então, atrás do Fla-Flu decisivo da Taça Rio, e do show da sala de casa da cantora Marília Mendonça. Sem futebol na TV Aberta, no horário do jogo, segundo o IBOPE, a Rede Globo liderou com uma média de 12,6 pontos de audiência na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, contra 6,4 pontos do SBT, com o programa dominical da apresentadora Eliana, e 3,8 pontos da Rede Record, com o programa dominical da apresentador Rodrigo Faro.



15/07/2020 - Flamengo  x  Fluminense - Maracanã - Camp. Carioca

O Flamengo vendeu a transmissão do 2º jogo da Final para a TV Aberta, mas sem exclusividade, mantendo o direito de transmiti-lo no YouTube pela FlaTV. A partida foi transmitida pelo SBT e foi antecipada para as 21h, para poder concorrer com a audiência do "Jornal Nacional" na Rede Globo. A emissora paulista conseguiu vender seis cotas de patrocínio específicas para este Fla-Flu. Já o Flamengo ainda conseguiu vender a transmissão da FlaTV para uma emissora de TV de Portugal e outra da China.

A audiência do Fla-Flu no SBT foi um sucesso. Na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, os dados do Ibope indicaram que por volta das 21:15h a audiência do jogo bateu 27 pontos e superou à do Jornal Nacional, naquele momento em 25 pontos, desde 2015 que o JN não deixava de ter a liderança de audiência no horário (à época perdida para a novela religiosa "Os Dez Mandamentos", da TV Record). Na média do 1º tempo, o SBT teve 24,1 pontos de audiência contra 23,8 pontos do Jornal Nacional. No 2º tempo, o jogo também superou à novela Fina Estampa: 26,1 pontos contra 24,2 da atração da Rede Globo. Na média de audiência entre 21h e 23h no Rio, o SBT ficou em 1º lugar com 27,3 pontos, seguido em 2º pela Globo com 26,3 pontos, ambos com larga vantagem para a TV Record, que teve 4,6 pontos na média. Além do Rio de Janeiro, o SBT superou à TV Globo também em Brasília e em Manaus. A FlaTV também transmitiu a partida pelo YouTube, e alcançou um número expressivo, ainda que naturalmente inferior aos jogos anteriores, dado que a partida estava sendo transmitida pela TV Aberta. O canal alcançou um pico de 1,5 milhão de conexões simultâneas.



Para efeito de comparação, no total do mês de Junho de 2018, a média de audiência no Brasil entre as 7h da manhã e meia noite (0:00h) teve em 1º lugar a Rede Globo, com 15,0 pontos (32,6%), em 2º lugar o Streaming (Netflix, Amazon Prime e YouTube), com 7,0 pontos (15,1%), em 3º lugar a TV por Assinatura, com 6,3 pontos (13,7%), em 4º lugar a Rede Record, com 5,5 pontos (12,0%), em 5º lugar o SBT, com 5,0 pontos (10,8%), em 6º lugar a Rede Bandeirantes (Band), com 1,5 ponto (3,2%) e em 7º lugar a Rede TV, com 0,6 ponto (1,4%). Cada ponto na medição equivale a 250 mil domicílios sintonizados nas 15 maiores regiões metropolitanas brasileiras.

Após o fim do Campeonato Carioca de 2020, no Campeonato Brasileiro todos os clubes têm contrato com a Rede Globo até 2024, logo não havendo outra transmissão fora da televisão convencional antes de 2021.

Apesar das mundanças já perceptíveis, os efeitos da "MP 984", no entanto, tem efeito em prazo muito maior do que meramente os causados nos jogos de reta final do Campeonato Carioca 2020.

A Medida Provisória colocou o streaming no centro da mesa, sobretudo para depois de 2024, quando não há nenhum contrato assinado de ninguém com nenhuma emissora.

Com os novos estádios pós Copa do Mundo de 2014 e com o Programa de Sócio-Torcedor, o Brasil entrou na briga com as ligas de França, Holanda e Portugal. Com a quebra de monopólio da TV e o streaming, e o consequente potencial de venda internacional das transmissões, o futebol no Brasil vai, a partir de 2025, aproximar-se das ligas de Itália, Alemanha, Espanha e Inglarerra!





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